Skip to content Skip to footer

O que é um discípulo?

Entenda o que significa ser um discípulo de Jesus Cristo e como isso pode transformar sua vida por inteiro

Por Francis Chan e Mark Beuving

A palavra discípulo se refere a um estudante ou aprendiz. Nos dias de Jesus, os discípulos seguiam seu rabi (que significa “mes­tre”) para onde ele fosse, aprendendo com seu ensino e sendo instruídos a fazer o que ele fizesse.

Basicamente, o discípulo é um seguidor, mas é preciso entender esse termo, seguidor, de forma literal.

Tornar-se um discípulo de Jesus consiste simplesmente em obedecer ao seu chamado para segui-lo.

Quando Jesus chamou seus primeiros discípulos, eles talvez não compreendessem para onde Cristo os levaria, nem o impacto que isso teria em sua vida, mas sabiam o que significava seguir.

Eles entenderam o chamado de forma literal e começaram a ir para todo lugar onde Jesus ia e a fazer tudo o que ele fazia.

É impossível ser discípulo ou seguidor de alguém e não acabar ficando parecido com aquela pessoa. Jesus disse: “O discípulo não está acima do seu mestre, mas todo aquele que for bem preparado será como o seu mestre” (Lc 6.40).

Este é o ponto central quando o assunto é ser discípulo de Jesus: nós o imitamos, damos continuidade ao seu ministério e, nesse processo, nos tornamos iguais ao mestre.

Por alguma razão, contudo, muitos passaram a acreditar que alguém pode ser “cristão” sem ser como Cristo. Um “seguidor” que não segue.

Isso faz algum sentido? Muitas pessoas na igreja decidiram carregar o nome de Cristo e nada mais.

Seria como se Jesus fosse até aqueles primeiros discípulos e dissesse: “Ei, caras, será que vocês se importariam de se identificar comigo de algum modo?

Tipo, não se preocupem, eu realmente não me importo se vocês farão ou não as coisas que eu faço, se vão ou não vão mu­dar seu estilo de vida. Estou apenas à procura de pessoas que es­tejam dispostas a dizer que creem em mim e a se autodenominar cristãos”. Fala sério!

Ninguém pode realmente acreditar que ser cristão se resume a isso. Por que, então, tantas pessoas vivem assim?

Parece que nós perdemos de vista o que significa ser seguidor de Jesus. O conceito de discípulo não é difícil de entender, porém afeta tudo.

Saiba mais!

Aprenda mais sobre o assunto em Multiplique: Discípulos que fazem discípulos, escrito por Francis Chan e Mark Beuving. O livro traz uma série de conteúdos inspiradores para todo aquele que deseja aprofundar seu conhecimento acerca das Escrituras e, assim, testemunhar poderosamente a mensagem de Salvação em Jesus Cristo. Para ler matéria sobre a obra, clique aqui.

Deixe um comentário

Inscreva-se em nossa newsletter e receba informações sobre nossos lançamentos!