Skip to content Skip to footer

Princípios bíblicos para o sucesso profissional

Inspire-se com algumas dicas preciosas para o dia a dia de trabalho

A Bíblia é um manual para a vida. Por meio dela, Deus nos revela princípios eficazes para uma jornada próspera e produtiva. Folheá-la, a fim de conhecer atitudes positivas para o dia a dia, deve ser uma prática constante do cristão que deseja testemunhar eficazmente a fé no ambiente de trabalho. Afinal, um bom exemplo de vida e trabalho é uma forma eloquente de expressar os valores cristalinos das Escrituras. Se você deseja construir uma carreira inspiradora, de sucesso e significado, confira algumas dicas que a Palavra lhe dá. Coloque-as em prática já e construa passo a passo um futuro promissor.  

Não dê lugar à preguiça

“O preguiçoso muito quer e nada alcança, mas os que trabalham com dedicação prosperam” (Pv 13.4).

O preguiçoso causa prejuízos por onde passa e gera aborrecimentos. Além de ser um peso para sua equipe, é um péssimo exemplo de trabalhador. Evite macular sua imagem com esse tipo de comportamento. 

Faça o seu melhor 

“Você já viu alguém muito competente no que faz? Ele servirá reis em vez de trabalhar para gente comum” (Pv 22.29).

Se você deseja alcançar patamares mais elevados em sua vida profissional, alie excelência ao que faz. Tenha em mente que ela é construída passo a passo, por meio do aprimoramento e da prática constante.  

Respeite as outras pessoas

“Ame o seu próximo como a si mesmo” (Mt 22.39).

Um bom funcionário sabe trabalhar em equipe e honrar seus superiores. Jamais tentará puxar o tapete dos outros ou agir de má fé. O amor altruísta é a base de tal postura. 

Seja prudente 

“Quem começa a construir uma torre sem antes calcular o custo e ver se possui dinheiro suficiente para terminá-la?

Pois, se completar apenas os alicerces e ficar sem dinheiro, todos rirão dele, dizendo: ‘Esse aí começou a construir, mas não conseguiu terminar!’” (Lc 14.28-30).

Antes de aceitar um trabalho, avalie se você terá condições de entregá-lo. Comprometa-se apenas com prazos factíveis e com aquilo que você realmente pode realizar. Assim, você terá mais credibilidade.

Fale a verdade

“Não mintam uns aos outros, pois vocês se despiram de sua antiga natureza e de todas as suas práticas perversas” (Cl 3.9).

Seja íntegro e fiel ao que é correto. Jamais comprometa sua reputação. Zele para que a verdade prevaleça e defenda a transparência, a honestidade e a ética. 

Trabalhe como se estivesse trabalhando para Deus 

“Em tudo que fizerem, trabalhem de bom ânimo, como se fosse para o Senhor, e não para os homens” (Cl 3.23).

Tenha Deus como perspectiva enquanto estiver trabalhando. Não se contente em entregar-lhe um trabalho meia-boca, sujo ou maculado. Ele espera o melhor em todos os sentidos. Dessa forma, seus superiores e amigos verão qualidade naquilo que você faz e verdade em seu testemunho. 

Naturalmente, na Bíblia há outros princípios preciosos para a vida profissional. Que tal aproveitar este momento e consultá-la agora mesmo? Deus tem muito para ensinar a você e deseja que sua carreira seja brilhante, plena e vitoriosa. •

*Trechos bíblicos da Nova Versão Transformadora – NVT

Leia também:

Trabalho, missão e fé

Conheça:

Formigas – Lições da sociedade mais bem-sucedida da terra

Sociedade com Deus

As 25 leis bíblicas do sucesso

Deixe um comentário

Inscreva-se em nossa newsletter e receba informações sobre nossos lançamentos!