Skip to content Skip to footer

A importância dos bons conselhos

Essa atitude é fundamental para o alcance do sucesso

Por William Douglas e Davi Lago emFormigas –Lições da sociedade mais bem-sucedida da terra

A Bíblia é muito clara com relação à importância dos conselhos. Em Provérbios, há muitas referências ao valor desse importante recurso para o sucesso:

• “Os conselhos são importantes para quem quiser fazer planos, e quem sai à guerraprecisa de orientação.” (20.18) 

• “Os planos fracassam por falta de conselho, mas são bem-sucedidos quando há muitos conselheiros.” (15.22)

• “Sem diretrizes, a nação cai; o que a salva é ter muitos conselheiros.” (11.14) 

• “O caminho do insensato parece-lhe justo, mas o sábio ouve os conselhos.” (12.15). 

Infelizmente, muitas pessoas desprezam os conselhos. Certo mendigo, que vivia pedindo dinheiro em um semáforo, ouviu de uma motorista: “Não peça; arrume um trabalho que possa fazer”. Ele respondeu: “Minha senhora, estou pedindo esmolas, e não conselhos.” Outras pessoas, por sua vez, são tão bem-sucedidas em alguma área da vida que pensam que já não precisam ouvir ninguém.

Mas, se você quer ter sucesso na vida como um todo, precisa estar atento aos bons conselhos. 

Quanto mais você aprender, ouvindo orientações das pessoas mais experientes, menos erros cometerá em sua jornada.

Portanto, encontre bons conselheiros. As Escrituras afirmam: “Perfume e incenso trazem alegria ao coração; do conselho sincero do homem nasce uma bela amizade” (Pv27.9).

Portanto, ao longo da vida, procure estabelecer amizades saudáveis, sinceras.

O bom amigo e conselheiro não é o bajulador, mas aquele que fala a verdade com amor.

Melhores são os tapas da verdade do que os beijos da traição. Sempre tenha por perto alguém com quem você possa abrir seu coração, para quem possa contar suas dificuldades e a quem tenha liberdade de pedir orientação.

A Bíblia registra diversas histórias de mestres e aprendizes: Josué seguiu os passos de Moisés; Eliseu foi discípulo de Elias; os apóstolos aprenderam com Jesus.

Observe como Paulo descreveu Timóteo, seu jovem discípulo: “Meu verdadeiro filho na fé” (1Tm 1.2).  

Você sabia?

O artigo que você acaba de ler é um trecho do livro Formigas – Lições da sociedade mais bem-sucedida da terra, escrito por William Douglas e Davi Lago. Interessante e repleto de exemplos práticos, o livro traz diversos tópicos concisos que ajudam o leitor a diagnosticar rapidamente possíveis falhas em sua vida diária e a aperfeiçoar-se em temas como finanças, comportamento, trabalho em equipe, liderança, administração do tempo, disciplina, motivação, fé, entre outros assuntos. Tudo em um texto fácil de entender, envolvente e biblicamente fundamentado. Conheça já a obra! Clique aqui e confira entrevista exclusiva com os autores.Conheça também:Não aguento meu empregoAs cinco linguagens da valorização pessoal no ambiente de trabalhoAs 25 leis bíblicas do sucessoSociedade com Deus

Deixe um comentário