Skip to content Skip to footer

Produção gráfica e editorial

Entenda o dia a dia do departamento e confira algumas dicas e curiosidades sobre o ramo

Antes de chegar às mãos dos leitores, o livro passa por um longo processo de produção.

Cada etapa é fundamental para garantir que o material final esteja livre de erros e imperfeições.

Editores, tradutores, diagramadores, revisores, entre outros, formam uma grande equipe multidisciplinar que tem como principais valores o cuidado, a organização e o comprometimento com toda a logística que esse trabalho envolve.

Nesse time, a atuação de um profissional exige especial atenção: a do produtor gráfico.

Ele, entre outras funções, é responsável pelo visual do livro — projeto gráfico, formato, cores, papel e acabamento —, pela avaliação da qualidade de impressão, além da interlocução entre a gráfica e a editora.

Para que você saiba mais sobre esse perfil profissional, conversamos com Heda Lopes, assistente de Produção Gráfica e Editorial da Mundo Cristão. Na entrevista, Heda fala em detalhes sobre o dia a dia do departamento e compartilha algumas dicas para quem quer ingressar na área. Confira!

Mundo Cristão: De quais etapas do processo de publicação de um livro o Departamento de Produção Editorial é responsável?

Heda Lopes: Em cada editora, dependendo do seu tamanho e número de funcionários, o departamento fica encarregado de diferentes funções.

Na Mundo Cristão, a Produção é um “braço” do Editorial, e participa do processo de publicação em vários momentos: na criação do projeto gráfico, na contratação do diagramador, na conferência e no ajuste da diagramação, na liberação para o Editorial fazer as revisões e correções.

Terminadas as leituras, a Produção confere o arquivo final e o encaminha para a gráfica.

A gráfica envia uma prova — plotter — e, estando tudo certo, libera a impressão.

Depois de impresso, confere as amostras enviadas pela gráfica para liberar (ou não) a entrega da tiragem à logística.

Como é o seu dia a dia na área?

É bem agitado, rs.

Basicamente, como assistente de Produção Gráfica e Editorial, atuo em três frentes:

1) Lançamentos: projeto gráfico, contratação e acompanhamento da diagramação, checagem de arquivos, envio de arquivos para a gráfica, conferência de plotter, aprovação de amostras;

2) Reimpressão: checagem e atualização de arquivos, envio dos arquivos para a gráfica, conferência de plotter, aprovação de amostras;

3) Livro-digital: conversão e conferência do livro impresso para epub. Junto à gráfica, ainda negocio os prazos e discutimos formas de melhorar o acabamento dos livros.

As provas enviadas por eles são ferramentas importantes para um bom resultado, já que é a última chance de pegarmos um possível erro, pois é o mais próximo que teremos do produto final.

Atualmente, chamamos a prova de plotter. Esse nome foi dado por causa da impressora usada para imprimir a prova.

Com ela é possível imprimir grandes formatos e, dessa forma, imprimir o caderno na folha aberta, já com a imposição das páginas. A imposição das páginas permite que os cadernos de 8, 16, 32 ou 64 páginas sejam dobrados e refilados, deixando a sequência das páginas correta no livro.

plotter permitiu que o tempo para gerar a prova fosse menor, já que antigamente a imposição era manual, e feita em papel heliográfico revelado com amônia.

Quantas pessoas atuam no departamento?

Atualmente, sou a responsável pela Produção. Mas a Produção é parte do Editorial.

Juntos, somos uma equipe de seis pessoas. Contamos também com um grupo de colaboradores externos que são responsáveis pela diagramação dos livros impressos e das conversões dos livros em epub.

Quais são os principais desafios que enfrenta no dia a dia?

O maior desafio é administrar o tempo. A Produção recebe demandas de diferentes pessoas e departamentos. Preciso atender a todos praticamente ao mesmo tempo, sem perder a qualidade.

De que forma é possível manter a logística de produção, garantindo, assim, o cumprimento dos prazos estabelecidos pelo calendário de lançamentos?

Bom, é necessário ser bem organizado. Programar prazos realmente possíveis. Na MC, usamos planilhas para todos os processos. Dessa forma, conseguimos seguir as datas e ter as informações sempre à mão.

Quais critérios de excelência e qualidade a Mundo Cristão adota ao lidar com toda a logística de produção?

A MC é bastante exigente com a qualidade. A produção e o editorial conversam bastante sobre qual caminho seguir para cada projeto:

Qual o melhor papel?

Qual o melhor acabamento?

Quantas cores vamos usar?

Qual o melhor projeto gráfico?

Acredito que saber ver o que é melhor para cada livro ou Bíblia e respeitar a característica de cada texto são fatores determinantes para o sucesso, e isso fazemos sempre.

Quais conhecimentos e habilidades são importantes para o profissional que trabalha com produção editorial?

Formação na área editorial e gráfica e curiosidade para acompanhar o mercado e as tendências; ser observador, detalhista e organizado.

3 dicas para quem quer se aperfeiçoar ou ingressar na área.

Gostar de ler, mas não só ler o texto, mas, sim, “ler o livro”, apreciando a diagramação, o papel, observando a capa, onde entraram as imagem e ilustrações; buscar entender tudo o que envolveu a concepção da obra. Curtir o livro como um todo. É importante também manter-se atualizado com os softwares de diagramação e edição de texto e imagem, além de conhecer sistemas de impressão e de acabamento. 

Heda Maria Lopes
Assistente de Produção Gráfica e Editorial

Você também vai gostar de ler!

O papel do auxiliar editorial
Obras nacionais e o fomento do pensamento cristão brasileiro
Como é o processo de criação de capas de livros?
Dicas para freelancers e profissionais que trabalham em home-office

Deixe um comentário

Inscreva-se em nossa newsletter e receba informações sobre nossos lançamentos!