Skip to content Skip to footer

Quem foi Francisco de Assis?

Conheça a história de uma das personalidades mais admiradas do cristianismo

Trecho de Heróis da Igreja: A Era medieval

Nenhum santo pós-Novo Testamento é mais admirado pelos cristãos que Francisco de Assis (1182–1226). Mas o início de sua vida predizia que ele seria lembrado como o filho privilegiado, mimado e negligente de pais ricos, e não como alguém que levou uma vida de pobreza servindo aos pobres e fundou a ordem dos franciscanos.

Francisco era filho de um abastado comerciante de tecidos de Assis. Na pia batismal recebeu o nome de Giovanni, que depois seu pai trocou pelo de Francesco. O menino recebeu pouquíssima e inútil instrução dos sacerdotes de Assis. Pelo que se sabe, na juventude Francisco foi permissivo e não tinha nenhum interesse por levar adiante os negócios do pai.

Belo e encantador, ele oferecia suntuosas celebrações. Seus amigos o rotularam “rei das festas”. O interesse por coisas eternas ao que parece inexistia. Seus interesses mais entusiásticos eram a bravura e a fama militar. Aos 20 anos, lutou numa guerra entre Assis e Perúgia; foi ferido e feito prisioneiro. Seu pai o resgatou, mas só depois de Francisco passar um ano na prisão, onde contraiu malária.

Essa experiência despertou em Francisco a primeira vibração por realidades eternas. Mas, ao se recuperar, o sentimento religioso se esvaiu e a sede de fama cavalheiresca voltou. Ele partiu para juntar-se em batalha ao conde Walter de Brienne. Em Spoleto, porém, Francisco soube da morte do seu herói. Desesperado, sofreu uma recaída de malária. Certa noite, uma voz misteriosa lhe disse que ele estava servindo ao “patrão” errado. Francisco soube que Deus havia falado e não o deixaria se desgarrar. Durante os dois anos seguintes, Deus preparou Francisco para a conversão.

Um dia, durante uma cavalgada, Francisco ultrapassou um leproso. Em vez de lhe atirar uma moeda e continuar cavalgando, ele apeou do cavalo, abraçou o leproso e lhe deu todo o dinheiro que tinha. Esse foi o momento que coroou sua conversão. Em seu leito de morte, numa linguagem que lembra a de Paulo e Agostinho, Francisco atestou que o que aparentemente era amargo havia se tornado doçura. A graça havia vencido.

Depois do encontro com o leproso, enquanto Francisco estava orando numa igreja abandonada, Deus lhe disse: “Vá reformar minha casa arruinada”. Pouco a pouco, Francisco percebeu que Deus o havia orientado para reconstruir o corpo de Cristo. A esse chamado Francisco prontamente se submeteu.

Heróis da Igreja: Grandes nomes da História do Cristianismo: a era medieval, volume 2. Editado por Al Truesdale. 1. ed. – São Paulo: Mundo Cristão, 2020. Pgs 169 e 170.

Fique por dentro!

Deseja saber mais sobre Francisco de Assis? Adquira já o Box Heróis da Igreja. No livro A Era Medieval, parte integrante da coleção, você poderá ler textos célebres do autor, além de sugestões de passagens bíblicas adicionais para reflexão.

Sobre o Box Heróis da Igreja

Heróis da Igreja percorre dois milênios de uma história vibrante e comovente, protagonizada por homens e mulheres que deixaram sua marca como testemunhas de Cristo em momentos dramáticos e cruciais para o povo de Deus.

A coleção apresenta, de maneira didática e motivadora, a vida daqueles que a tradição cristã decidiu nomear como heróis. Mais do que apenas um relato sobre as principais personagens da história da Igreja, você encontrará textos escritos por eles e por elas, cujo conteúdo é de alto valor devocional.

O box está dividido em cinco volumes, representando cinco eras: A Era Primitiva, A Era Medieval, A Era da Reforma, A Era Moderna e A Era Contemporânea.

Conheça também:

Formação Espiritual

Inspiratio

Clássicos da literatura cristã

Deixe um comentário

Inscreva-se em nossa newsletter e receba informações sobre nossos lançamentos!