Skip to content Skip to footer

Seis atitudes para enfrentar o dia a dia de trabalho com mais disposição

É possível tirar lições preciosas até mesmo dos contextos mais desfavoráveis, clique aqui e saiba mais

Trabalhar é, sem dúvida, atividade vital para a vida. Exercer um ofício é importante não apenas como uma forma de garantir a subsistência, mas também como um meio de colocar os talentos em prática, sentir-se realizado e servir à sociedade. Longe de ser uma maldição, trabalhar é uma dádiva que pode e deve ser permeada por satisfação. Isso, no entanto, nem sempre é possível.

Diversos fatores podem fazer com que o trabalho se converta em um fardo pesado, marcado por estresse e esgotamento. Desde problemas de ordem comportamental e de relacionamento interpessoal até à questão das habilidades profissionais e afinidades, é preciso que estejamos atentos ao primeiro indício de descontentamento ao exercemos a labuta diária.

Nem sempre podemos trabalhar naquilo que gostaríamos ou com pessoas agradáveis, e não é a todo momento que, a despeito de nossas contas a pagar, nos sentimos preparados para pedir demissão e enfrentar a dura realidade de estar desempregado.

Para obter insights sobre o assunto, clique aqui e conheça o livro “Não aguento meu emprego – Como viver  bem num ambiente de trabalho que faz mal”.

Diante dessa realidade, o que fazer? Há algo que possa aliviar a situação e nos ajudar a enfrentar o dia a dia de trabalho, seja bom ou ruim, com mais esperança e otimismo?

Há sim! E isso pode começar pela nossa maneira de pensar e encarar os fatos.

E se, de repente, não nos entregássemos ao desânimo, mas passássemos a enxergar o momento presente como oportunidade de crescimento e um estágio anterior a uma nova fase de conquistas em nossa carreira? E se deixássemos que a apatia e a murmuração cedessem lugar à convicção de que o amanhã será melhor e de que temos o potencial para realizar mudanças?

As seis atitudes que listamos abaixo podem ajudá-lo a conquistar esse objetivo. Para isso, utilize o acróstico “ESCOLA”. Tome nota:

Enxergue seu trabalho como oportunidade: por meio dele você adquire experiência profissional, um capital valioso em seu currículo. Além disso, ele lhe proporciona recursos financeiros que podem ser aplicados, inclusive, em conhecimentos que o ajudarão a trocar de cenário no futuro.

Mesmo que seja difícil suportar, enfrentar o momento com resiliência, extraindo dele o que há de positivo, pode aliviar a tensão e dar a você força suficiente para lutar por seus sonhos.

Saiba que é possível mudar: às vezes, temos de renunciar e sair do ambiente desfavorável, a fim de mantermos a saúde emocional. É possível mudar de atitude também, pois muitas vezes nós somos os causadores de nossos problemas.

Toda mudança, no entanto, exige reflexão e não pode ser fundamentada em precipitação ou em uma atitude irresponsável. Talvez, optar por chegar ao local de trabalho com um sorriso no rosto seja a o diferencial que fará o clima do ambiente mudar para melhor. 

Cresça a todo instante: seja ao conviver com pessoas excelentes ou impertinentes; ao acertar e ao errar. Podemos crescer em sabedoria pela simples atitude de ponderar as experiências do dia a dia.

Olhe para o futuro com esperança: acredite em seu potencial para conquistar, vencer e avançar. Creia que seu trabalho diligente pode ser a chave para a concretização de seus objetivos profissionais e pessoais. O que você faz hoje reflete em seu amanhã, portanto “capriche e entregue sempre o melhor!”

Livre-se de atitudes negativas: pessoas que possuem a tendência de julgar tudo pelo lado ruim são péssimas companhias. Você não quer ser assim. Quer? Aprenda a cultivar um clima realista, mas leve, que não está focado apenas no problema, mas, também, na solução.

Ame o seu próximo: trate as pessoas com quem você trabalha da mesma forma como gostaria de ser tratado. Tenha sensibilidade para compreendê-las em suas debilidades e valorizá-las em suas fortalezas.

Confronte-as quando necessário, mas com gentileza, assertividade, maturidade e disposição para ajudá-las. Se não for reconhecido por sua atitude altruísta, descanse, pois você fez a sua parte.

Como dizem, a vida é uma escola! Nessa metáfora, o trabalho consiste em uma matéria que nem sempre é fácil. Diante disso, o que vamos fazer? Reclamar? Procurar um meio de faltar à aula? Ou vamos extrair dela tudo de bom que tem para nos oferecer? Sim, o trabalho, seja voluntário ou remunerado, é algo muito bom. E, assim como a escola, é indispensável na busca de um futuro melhor.

Leia também:

10 conselhos para quem está pensando em desistir

Livros que indicamos para você!

As cinco linguagens da valorização pessoal no ambiente de trabalho

Formigas – lições da sociedade mais bem-sucedida da terra

As 25 leis bíblicas do sucesso

Sociedade com Deus

Deixe um comentário

Inscreva-se em nossa newsletter e receba informações sobre nossos lançamentos!