Skip to content Skip to footer

“Sermão expositivo: A pregação como Palavra de Deus”, novidade da Curadoria Sementes

Escrito por Jubal Gonçalves, pastor, professor e pesquisador, livro mostra como tornar a mensagem cristã compreensível a todos os ouvintes, através do modo expositivo de apresentar Jesus Cristo, o cerne das Escrituras

Para abrir o ano de 2023 em grande estilo, a Mundo Cristão lança mais um título da Curadoria Sementes: Sermão expositivo: A pregação como Palavra de Deus , escrito por Jubal Gonçalves, pastor presbiteriano, professor e pesquisador com vasta experiência no âmbito da pregação. Na obra, o autor mostra como tornar a mensagem cristã simples e prática para todos os ouvintes, através do modo expositivo de apresentar Jesus Cristo, o cerne das Escrituras.

A fim de tratar desse assunto vital para a igreja e para o mundo, o autor destaca a primazia da pregação expositiva — que está firmada sobre o tripé: leitura do texto, explicação do texto e aplicação do texto — e parte da premissa de que, se corretamente exercida, a pregação é Palavra de Deus.

Um livro de referência

Com o objetivo de oferecer aos leitores uma referência singular em publicações evangélicas sobre o assunto, e a partir da acessibilidade e praticidade dos livros da Curadoria Sementes, o autor revisita obras de grande envergadura, fazendo uma espécie de revisão de literatura, brindando a igreja brasileira com a mais atualizada reflexão e síntese acerca da pregação expositiva.

Conforme elucida Jubal Gonçalves, é inegável a necessidade de resgatarmos o princípio de que a pregação fiel das Escrituras é a Palavra de Deus, diante do fato de que, infelizmente, o que tem sido considerado como pregação bíblica por igrejas contemporâneas, muitas vezes, está longe de ser uma exposição fiel das Escrituras.

“Todo pregador precisa compreender que Deus fala mediante a pregação fiel da Bíblia, a fim de exercer com fidelidade seu ofício, conduzindo seus ouvintes à obediência a Cristo. Embora os pregadores não sejam inspirados, é necessário que tenham consciência da natureza de seu trabalho, interpretando, pregando e vivendo os princípios bíblicos, para cumprirem com excelência o ministério que o Senhor os confiou. Todo pregador deve partir da premissa de que, se corretamente exercida, a pregação é Palavra de Deus”, afirma.

“Embora os pregadores não sejam inspirados, é necessário que tenham consciência da natureza de seu trabalho, interpretando, pregando e vivendo os princípios bíblicos, para cumprirem com excelência o ministério que o Senhor os confiou.”

Jubal Gonçalves, autor de Sermão expositivo

O livro

Sermão expositivo: A pregação como Palavra de Deus está dividido em dois capítulos:

No primeiro capítulo, Jubal aborda o conceito bíblico de Palavra de Deus, a partir do resgate que a Reforma Protestante fez desse ensino, destacando a autoridade da pregação no Antigo e no Novo Testamento. Conforme esclarece, essa autoridade decorre da autoridade das Escrituras e é evidenciada, também, na prática eclesiástica, contrapondo-se ao fato de que um bom número dos púlpitos da igreja contemporânea está repleto de sermões de autoajuda ou meramente de apelos morais.

Já no segundo capítulo, o autor trata de aspectos práticos da pregação, que ajudam a definir a importância da pregação expositiva, a partir de implicações do conceito de pregação como Palavra de Deus. Nele, o autor toma por base temas imperativos concernentes à vida cristã e ao ministério pastoral: a comissão de pregadores; a correta interpretação do texto bíblico; a oração e o trabalho exegético; a iluminação e a capacitação do Espírito Santo; a vida espiritual do pregador; e a necessidade de uma interpretação cristocêntrica.

Exposição do texto sagrado como palavra oficial da igreja

Um esclarecimento interessante é que Sermão expositivo refere-se ao termo “pregação” no sentido de exposição do texto sagrado como palavra oficial da igreja, não como a obra de evangelização em geral. A ênfase da obra recai sobre a pregação bíblica oficial, como ministério da igreja, exercida por pessoas autorizadas e devidamente preparadas intelectual e espiritualmente. Trata-se de um livro objetivo, que sintetiza com maestria um conhecimento indispensável para pastores e líderes eclesiásticos. A obra conta com prefácio de Hernandes Dias Lopes e ampla referência bibliográfica.

“Minha convicção é que este livro enriquece a literatura evangélica brasileira e será uma ferramenta útil para todos aqueles que amam a Palavra de Deus e estão empenhados em pregá-la expositivamente, com conhecimento e fervor. Boa leitura!”

Hernandes Dias Lopes ao prefaciar Sermão expositivo

Sermão expositivo: A pregação como Palavra de Deus faz parte da Curadoria Sementes, coleção da Editora Mundo Cristão que reúne obras breves e relevantes que refletem e inspiram a vida cristã.

Já à venda!

Para comprar o exemplar impresso, clique aqui.

Prefere e-book? Então, clique aqui.

Sobre o autor:

Jubal Gonçalves é pastor presbiteriano e professor na área de Pregação. É bacharel em Teologia pelo Seminário Presbiteriano Conservador e pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, pós-graduado em Língua Portuguesa e Literatura também pelo Mackenzie, mestre em Teologia Pastoral com ênfase em Pregação pelo Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper, e aluno no programa de Estudos Doutorais em Ministério (D.Min) pelo Seminário Teológico Servo de Cristo.

Conheça outros títulos da Curadoria Sementes:

Doidos por discernimento  

Igreja revitalizada

Neocalvinismo

O protagonismo da Bíblia

Leia também:

Você sabe o que é homilética?


 [CO1]Inserir hiperlink em todas as menções à obra quando ambos estiverem disponíveis.

 [CO2]Inserir hiperlinks quando estiverem disponíveis.

Deixe um comentário

Inscreva-se em nossa newsletter e receba informações sobre nossos lançamentos!