Skip to content Skip to footer

Desanimado com a igreja e envergonhado pelo mau testemunho de irmãos na fé

Uma série de reflexões para quem deseja recuperar a alegria de ir à casa do Senhor

Um comportamento indevido o chocou: um irmão que comprou e não pagou; mentiu e traiu; negligenciou, abandonou e violentou; portou-se de modo vexatório e contradisse flagrantemente a fé. Por causa do impacto da realidade avessa, você se desanimou. Não que sua crença estivesse apoiada em seres humanos falhos, pois não estava. O fato é que, em decorrência de tal decepção, sua alegria definhou, a vontade de ir à igreja acabou, a empolgação morreu. 

Hoje, você se pergunta se voltará a ter alegria de alegria de ir à casa do Senhor. Como frequentá-la quando se está perplexo com o mau testemunho de irmãos — ou supostos irmãos — que estão lá? Se você está lidando com tal dificuldade, este conselho certamente o ajudará: converse, ouça ou leia relatos de pessoas que vivenciaram circunstâncias parecidas e que percorreram uma rota de cura, denúncia e mudança.

  • Como o relato de Fabiola Melo, vítima de abuso sexual, autora de A culpa não é sua, que fez de seu livro uma mensagem de restauração para quem sofreu (ou sofre) abuso, conclamando leitores e leitoras a denunciarem o crime.
  • Os diversos casos de decepção no âmbito da igreja e que estão compilados em Feridos em nome de Deus, obra da jornalista Marília de Camargo César — não por acaso, um êxito incontestável em publicações sobre a temática.
  • Assim como Uma igreja chamada tov, obra de Scot McKnight e Laura Barringer, autores que expõem as marcas de comunidades tóxicas e descortinam um caminho para que as instituições eclesiásticas cumpram seu papel de cura e transformação.

Obtenha encorajamento

2Coríntios 1.3-4 diz assim:

“Louvado seja Deus, Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, Pai misericordioso e Deus de todo encorajamento. Ele nos encoraja em todas as nossas aflições, para que, com o encorajamento que recebemos de Deus, possamos encorajar outros quando eles passarem por aflições.”

De fato, há algo poderoso ao escutar alguém que sofreu feridas como a sua, sabe qual é? Tal pessoa, porque tem experiência, pode encorajá-lo a tomar medidas adequadas, a manter a fé e a prosseguir na jornada com Cristo.

Livros que recomendamos:

A culpa não é sua

Supere o passado e descubra seu valor

Fabiola Melo

Em A culpa não é sua: Supere o passado e descubra seu valor, Fabiola Melo usa sua expertise de comunicadora e influenciadora para pôr a boca no trombone e conclamar toda pessoa que sofreu (ou sofre) abuso a denunciar o crime. Como alguém que conversa com a leitora de igual para igual, ela compartilha sua própria história de dor e angústia e revela os passos que trilhou para a cura de sua alma. Com sensibilidade e firmeza, Fabiola conduz as leitoras em um lindo processo de renovação da autoestima por meio do conhecimento do amor de Deus, trazendo à tona verdades que saram e restauram. 

Feridos em nome de Deus

Marília de Camargo César

Feridos em nome de Deus é leitura obrigatória para quem anseia por um cristianismo saudável e libertador, para quem deseja ser curado. Trata-se de uma denúncia do falso evangelho pregado por falsos cristãos que usam Deus como “desculpa” para cometer abusos.

Na obra, a jornalista Marília de Camargo César, apoiada em sua própria experiência, narra histórias de cristãos machucados emocionalmente que tiveram a fé lançada por terra em razão do convívio desvirtuado com pastores, líderes e outros membros da própria igreja. São histórias reais, com as quais o leitor poderá se identificar.

Fruto de um cuidadoso trabalho jornalístico, o livro oferece conteúdo instrutivo e esclarecedor para quem deseja obter discernimento e orientação no que se refere ao relacionamento interpessoal no âmbito da igreja ou precisa superar feridas sofridas na comunidade de fé. 

Uma igreja chamada tov

A formação de uma cultura de bondade que resiste a abusos de poder e promove cura

Scot Mcknight e Laura Barringer

Partindo do termo hebraico tov, que significa “bom”, o livro promove uma cultura baseada na bondade. Nela se destacam sete características de uma igreja saudável: a empatia, a graça, a priorização das pessoas, a veracidade, a justiça, o serviço e a semelhança com Cristo.

Diferentemente de abordagens fundamentadas na polêmica e no denuncismo, Uma igreja chamada tov trata-se de um autoexame, num convite à essência, à obediência e à defesa do que é correto e verdadeiro.

Indicado para pastores, líderes eclesiásticos e para todo cristão, o livro não apenas analisa casos de comunidades que sucumbiram à toxicidade, mas aponta para a tomada de atitudes assertivas que resistem aos efeitos nocivos de culturas institucionais decadentes e anticristãs.Clique aqui e leia os outros artigos da série Desanimado com a igreja.

Deixe um comentário

Inscreva-se em nossa newsletter e receba informações sobre nossos lançamentos!