Skip to content Skip to footer

Sua família é um tesouro

Cuide dela como algo raro e colha bênçãos que durarão por toda a vida

Por Max Lucado em

Deus está no controle – Esperança e encorajamento para o seu dia a dia

“Como está o seu casamento?”

Considere-o como seu violoncelo Testore. Esse instrumento de fina construção e raramente visto alcançou a categoriade raro e está rapidamente conquistando o status de um bem de preço inestimável. Poucos músicos têm o privilégio de tocarum Testore; um número ainda menor consegue possuir um.

Por acaso,

conheci um homem que possui. Ele me emprestou o instrumento para um sermão. Disposto a ilustrar a frágil inviolabilidade do casamento, pedi que ele colocasse o instrumento de quase 300 anos no palco e expliquei seu valor para a igreja.

Como você acha que tratei a relíquia? Por acaso o girei, rodei e puxei suas cordas? De jeito nenhum. O violoncelo era valioso demais para meus dedos desajeitados. Além disso, o dono dele havia me emprestado. Não ousaria desonrar aquele tesouro.

No dia de seu casamento,

Deus emprestou a você sua obrade arte: uma obra-prima fabricada de maneira intrincada e formada com precisão. Ele confiou a você uma criação única. Valorize-a. Honre-a. Depois de ter recebido um Testore, porque sair perdendo tempo com qualquer outra pessoa?

Davi não entendeu isso. Ele colecionava esposas como troféus. Ele via as esposas como um meio de obter prazer, não como parte do plano de Deus. Não cometa esse erro.

Seja ferozmente leal a seu cônjuge. 

Ferozmente leal. Nem sequer olhe duas vezes para outra pessoa. Não flerte. Não provoque. Não desperdice tempo na mesa dela nem demore na sala dele. E daí se você for visto como grosseiro ou puritano? Você fez uma promessa. Cumpra-a.

E, ao fazê-lo, nutra os filhos que Deus dá.


Deus emprestou a você sua obra de arte. […] Ele confiou a você uma criação única. Valorize-a. Honre-a.


[…]Leia livros para seus filhos. Jogue bola enquanto você puder e enquanto eles quiserem. Estabeleça o objetivo de assistir a todos os jogos de que eles participarem, de ler toda história que eles escreverem, de ouvir todo recital que eles realizarem.

As crianças soletram amor com cinco letras: t-e-m-p-o. Não apenas tempo de qualidade, mas tempo de se pendurar, tempo de rolar, todo tempo, qualquer tempo. Seus filhos não são o seu hobby; eles são o seu chamado.

Seu cônjuge não é o seu troféu, mas o seu tesouro.

Não pague o preço que Davi pagou. Podemos pular alguns capítulos e ir direto para suas últimas horas? Para ver o custo final de uma família negligenciada, veja o modo como nosso herói morre.

Davi está a horas da sepultura. Um frio tal se instaurou ali, que nenhum cobertor pode remover. Os empregados decidem que ele precisa de uma pessoa para aquecê-lo, alguém para segurá-lo firme enquanto dá seus últimos suspiros.

Eles procuram uma de suas esposas?

Não. Chamam algum de seus filhos? Não. “Procuraram em todo o território de Israel uma jovem que fosse bonita. A jovem, muito bonita, cuidava do rei e o servia, mas o rei não teve relações com ela”(1Rs 1.3-4).

Desconfio que Davi teria trocado todas as suas coroas conquistadas pelos ternos braços de uma esposa. Mas era tarde demais. Ele morreu sob os cuidados de uma estranha porque transformara em estranhos os de sua própria família.

Mas não é tarde demais para você.

Faça de sua esposa o objeto de sua maior devoção. Faça de seu marido o receptor de sua paixão mais profunda. Ame a pessoa que usa a sua aliança.

E trate com carinho os filhos que compartilham o seu nome.

Seja bem-sucedido primeiramente em casa.

Saiba mais!

Essa e outras belas mensagens escritas por Max Lucado estão no livro Deus está no controle – Esperança e encorajamento para o seu dia a dia. Para ler sinopse da obra, clique aqui.

Leia também:

10 conselhos para quem está pensando em desistir

Você já se sentiu derrotado na fé?

Assuma o controle de seu estilo de vida

Livros que recomendamos para você!

No olho do furacão

Deus está aqui

Sinais da graça

Surpreendida pela glória

Deixe um comentário

Inscreva-se em nossa newsletter e receba informações sobre nossos lançamentos!