Skip to content Skip to footer

“Viva a ressurreição”, escrito por Eugene H. Peterson, está de volta às livrarias e com nova edição

Na obra, Eugene convida o leitor à “formação-via-ressurreição”, ao entremear a fé e a experiência humana num ser e fazer, em que a comunhão com Deus se torna mais profunda e o testemunho cristão, mais impactante

Deus criou você para viver a ressurreição, mas não apenas no futuro. Ele o concebeu para vivenciá-la em meio aos afazeres diários, ao caminhar de forma adequada e sensível num mundo onde Cristo ressuscitou e está vivo.

Nutrir tal perspectiva despertará seus sentidos para olhar e ver, ouvir e entender, saborear, contemplar, refletir e louvar o Criador que cuida de você, intervém em sua história e lhe dá razões para prosseguir em deslumbramento, reverência, intimidade, alegria e santidade, enquanto aprofunda a comunhão com o Pai e perfaz as obrigações cotidianas.

De fato, viver sob a ótica da ressurreição revigorará sua fé, transformará seu trabalho diário, dará mais sabor a suas refeições e mais intencionalidade a seus relacionamentos.

Você tem vivido sob a perspectiva da ressurreição?

“Viva a ressurreição: Nova edição”

Em 2023 a MC lança nova edição do livro Viva a ressurreição, escrito por Eugene H. Peterson (1932–2018), pastor, teólogo e escritor de best-sellers cristãos, incluindo a celebrada paráfrase bíblica A Mensagem. Em Viva a ressurreição, Peterson relembra que esta verdade sublime da vida cristã — a ressurreição — vai além da dimensão eterna, é um acontecimento que impacta o cotidiano e nossa resposta às circunstâncias, inspirando-nos a andar em reverência e intimidade.

Com estilo acolhedor e uma mensagem clara, Peterson convida o leitor à “formação-via-ressurreição”, entremeando a fé e a experiência humana num ser e fazer, em que a comunhão com Deus se torna mais profunda e o testemunho, mais impactante. Com esse objetivo, reexamina as narrativas da ressurreição presentes nos evangelhos e sugere disciplinas espirituais capazes de revigorar a fé, independentemente das situações em que o leitor esteja inserido.

Reverência, temor, intimidade e deslumbramento

Conforme elucida Eugene Peterson, a formação espiritual é algo que acontece na atmosfera da ressurreição, no ambiente desse “algo mais”, em que precisamos cultivar reações de reverência e temor, para não correr o risco de perder a própria essência do que está acontecendo.

Ele pontua que em nossos dias há muita superficialidade e muitas expressões que já se banalizaram na linguagem que usamos para nos referir à formação espiritual na vida cristã. Assim, nos alerta para o fato de que a cultura do “faça você mesmo” e da autoajuda tem dominado o nosso pensamento de forma tão cabal, que em condições normais não damos atenção à coisa mais importante de todas: a ressurreição.

Ao longo do livro, Eugene Peterson revisita trechos bíblicos fundamentais e relembra que as histórias da ressurreição estão mergulhadas em deslumbramento — deslumbramento motivado pela ressurreição.  

E por que a atenção a esse deslumbramento é importante?

Sem esse deslumbramento — que é motivado pela ressurreição —, conforme esclarece o autor, lidamos com a formação espiritual como se fosse um projeto que desenvolvemos por conta própria: empregamos técnicas, fazemos análises de dons e de potenciais, fixamos metas e medimos o progresso alcançado, de modo que a formação espiritual fica reduzida a elementos puramente cosméticos.

Sem esse deslumbramento, as energias que nos motivam na formação espiritual acabam vítimas da ansiedade e da culpa, isolando-nos e fazendo que nos sintamos incapazes e indignos, reduzindo-nos ao que existe de pior em nós. A formação espiritual se transforma em hiperatividade moral ou em competição religiosa.

Tocar a vida com equilíbrio, beleza e santidade

Viva a ressurreição convida o leitor a um estilo de vida atento ao que verdadeiramente importa, em que se rompe com o frenesi que desumaniza as relações humanas e artificializa a fé. Trata-se de um livro que valoriza o descanso, a comunhão com Deus e os irmãos, a contemplação, a leitura, a meditação, o ensino e a pregação da palavra da vida revelada nas Escrituras como práticas imprescindíveis de uma vida cristã pujante.

Viva a ressurreição resgata a identidade cristã firmada no ato salvífico de Jesus, no viver, partilhar e influenciar o mundo a partir das boas-novas do evangelho, a mensagem única e transformadora que nos dá esperança e sentido.   

Nas palavras do autor:

“A formação espiritual recebe muito mais atenção no mundo secular da espiritualidade da Nova Era ou do desenvolvimento psicológico do que na igreja. E por mais louvável que seja a atenção dada pelos mestres e guias deste mundo, eles estão tentando fazer tudo isso sem Jesus Cristo ou colocando Jesus apenas como elemento periférico. Portanto, estão deixando de fora o que é mais importante, a saber, a ressurreição.

“Tenho certeza de que a igreja é a comunidade que Deus colocou no centro do mundo para manter o mundo centrado. Um dos aspectos essenciais dessa tarefa de manter o mundo centrado chama-se formação espiritual — a formação da vida de Cristo em nós, processo que dura a vida inteira.

“Ela consiste no que acontece entre o momento em que tomamos consciência de nossa identidade como cristãos e aceitamos essa identidade e o momento em que nos sentaremos para a “ceia das bodas do Cordeiro” (Ap 19.9). […]

“Levanto esse assunto com considerável sentimento de urgência, não apenas porque a cultura que nos cerca tem secularizado amplamente a formação espiritual, mas também porque a igreja em que vivo, e para a qual fui chamado a falar e escrever, está, nesse assunto, cada vez mais se tornando como a cultura, em vez de se contrapor a ela.

“O enorme interesse de hoje na ‘espiritualidade’ não tem sido muito acompanhado, se é que o tem, por um interesse na questão da formação em Cristo, um processo longo, complexo e diário — ou seja, a prática de disposições e hábitos do coração que fazem a palavra espiritualidade deixar de ser um desejo, um anseio, uma fantasia ou uma digressão e se transformar em vida real vivida para a glória de Deus.

“Uma expressão de um poema de Wendell Berry, romancista, ensaísta e filósofo americano, traduz bem o que estamos falando — “praticar a ressurreição”. Este livro está fundamentado na ressurreição de Jesus.

Eugene Peterson

Já à venda:

Viva a ressurreição já está disponível nas livrarias e principais plataformas virtuais. 

Para adquirir o exemplar impresso, clique aqui.

Prefere e-book? Clique aqui.

Conheça também a biografia de Eugene H. Peterson recentemente lançada pela Mundo Cristão:

“Fogo em meus ossos”: a biografia de Eugene H. Peterson

Deixe um comentário

Inscreva-se em nossa newsletter e receba informações sobre nossos lançamentos!