Skip to content Skip to footer

Especial “Adolescência e vida cristã”: “Como despertar o adolescente para a espiritualidade?”

Em série de três artigos escritos para o Blogue MC, Susana Klassen, autora do livro Devocionais para meninas, compartilha ideias para que pais, docentes e líderes auxiliem a nova geração na caminhada cristã

Por Susana Klassen

Quem convive com adolescentes sabe o espaço que relacionamentos ocupam na vida deles. Em seu universo cada vez mais amplo, as amizades podem ter precedência até sobre os vínculos familiares. Quando não estão presencialmente com amigos e colegas, é provável que estejam trocando mensagens com eles ou revivendo e avaliando o que disseram e ouviram em suas interações.

O forte aspecto relacional dessa etapa de desenvolvimento é bastante oportuno para o cultivo da espiritualidade cristã. Afinal, o verdadeiro cristianismo se fundamenta em relacionamento pessoal com Deus.

Podemos transmitir para nossos adolescentes uma mensagem extraordinária: O Deus que criou tudo o que existe e que cuida de todas as coisas quer se relacionar com a gente! O amor dele por nós é tão grande que ele quer passar tempo com cada um de nós. Quer ter altos papos conosco por meio de sua Palavra, da oração e de nossa consciência de sua presença em todas as nossas atividades.

Ele está profundamente envolvido em tudo o que acontece conosco. Dramas e dilemas com amigos são oportunidades para buscarmos calma, direção e consolo do maior Amigo de todos. Diversão e alegria são motivos para expressarmos gratidão Àquele que nos dá bons presentes. E frustrações e tristezas são ocasiões para sentirmos seu acolhimento e consolo.

Existem várias maneiras de colocar em prática essa mensagem. Aqui vão apenas alguns exemplos:

  1. Falar sobre Deus de forma relacional. “Ontem, eu estava lendo na Bíblia uma das mensagens de amor que Deus escreveu pra mim. Aí eu disse pra ele…”. Ou: “Quando bater a tristeza ou a irritação, feche os olhos e peça um abraço de Jesus”. Ou ainda: “Já reparou como Deus conversa com a gente por meio da natureza (de músicas, de livros, de filmes)?”.
  • Fazer breves leituras da Bíblia, de devocionais e de textos edificantes junto com eles (se possível, em família). Associar essas leituras a uma das refeições. Como fica evidente nas muitas refeições que Jesus fez com seus discípulos e amigos, há algo de especial em compartilhar nutrição física e espiritual.
  • Trazer Deus repetidamente para as situações diárias. Durante momentos de conflito ou crise, podemos fazer uma “interrupção sagrada”, fechar os olhos e pedir: “Senhor Deus, ajude-nos a perceber sua presença e seu cuidado por nós agora. Acalme nossas emoções e dê clareza para nossa mente”.

Ao ter uma experiência agradável, podemos agradecer em voz alta. Ao ter contato com a natureza, podemos elogiar Deus pelas coisas maravilhosas que ele criou. Estimular nossos adolescentes a conversar com Deus sobre o que está acontecendo no momento os ajuda a lembrar da presença constante, ativa e interativa de Deus.

  • E, por último, o mais fundamental. Ensinamos por exemplo e vivência. Se queremos cultivar uma espiritualidade relacional em nossos adolescentes, precisamos buscar a intimidade diária com Deus em nossa própria vida. Ele sabe o quanto nossa missão é desafiadora. E ele é a única fonte inesgotável de amor, compaixão, sabedoria, paciência, energia, criatividade e equilíbrio – as coisas de que precisamos tanto para caminhar ao lado de nossos adolescentes na jornada com Cristo.

Se pudermos ajudá-los a entender, na prática, que são 100% amados, aceitos e acolhidos por esse Deus profundamente relacional, teremos lhes dado um presente eterno, de valor incalculável!

******

Na coluna Pergunte à Su do blogue FaithGirlz, estou disponível para conversar com adolescentes, seus pais e qualquer um que queira trocar ideias sobre essa faixa etária. É só escrever!

Fique por dentro:

No segundo artigo do Especial “Adolescência e vida cristã”, Susana Klassen compartilha insights para pastores e líderes de jovens acerca do que ela percebe como fundamental e efetivo quando o assunto é a comunicação empática com os adolescentes, em especial, no âmbito da igreja e da vida cristã.

Saiba mais!

Susana Klassen é escritora, tradutora, articulista do blogue FaithGirlz e autora do livro Devocionais para meninas. A obra alia ensino e aconselhamento com uma série de atividades que estimulam a reflexão e facilitam o entendimento e a aplicação de princípios da Palavra de Deus.

Deixe um comentário

Inscreva-se em nossa newsletter e receba informações sobre nossos lançamentos!