Skip to content Skip to footer

A Bíblia não diz: “Bem-aventurados os que se autopromovem”

A soberba precede a ruína…

afaste-se, portanto, desse mal!

É interessante o método de trabalho de Deus. Ele trafega em uma dimensão muito superior à do homem e utiliza contrastes curiosos que nos revelam o seu caráter e sua sublime sabedoria. Veja um exemplo disso na seguinte declaração do Senhor Jesus:

“Quem quiser ser o primeiro, que se torne o último e seja servo de todos” (Mc 9.35 – NVT). 

Quem quiser ser o primeiro será o quê?…. o que fala mais alto? O que puxa o tapete dos outros? O ganancioso que busca holofotes? Nada disso! Quem quiser ser o primeiro, será o último, e o servo de todos! Que lição fascinante. 

Em mundo permeado pelo consumismo e por interesses egoístas não é difícil ver pessoas lutando e se ferindo para alcançar um patamar mais elevado. Muitos negociam seus princípios para conquistar um novo troféu ou o aplauso dos homens.

Na era da corrida desenfreada pelas primeiras posições, das redes sociais e da constante exposição da vida privada, é incontável o número dos que perseguem fama e reconhecimento a ponto de negligenciarem aquilo que realmente são e, infelizmente, o que estão se tornando – mesquinhos, materialistas… soberbos! Com isso, enganam-se, pois o orgulho, a Bíblia diz, precede a destruição, e a arrogância precede a queda (Pv 16.18 – NVT).  

A atitude dos presunçosos, obviamente, não está relacionada ao ímpeto natural e positivo de querer crescer, de fazer o melhor e ser reconhecido por meio de um trabalho diligente, mas à arrogância que é negativa e mundana. 

Para aqueles que buscam promoção de forma ilegítima, a orientação de Jesus em Lucas 14.8-11 (NVT) é bastante pertinente:

“Quando você for convidado para um banquete de casamento, não ocupe o lugar de honra. E se chegar algum convidado mais importante que você? O anfitrião virá e dirá: ‘Dê o seu lugar a esta pessoa’, e você, envergonhado, terá de sentar-se no último lugar da mesa. “Em vez disso, ocupe o lugar menos importante à mesa. Assim, quando o anfitrião o vir, dirá: ‘Amigo, temos um lugar melhor para você!’. Então você será honrado diante de todos os convidados. Pois os que se exaltam serão humilhados, e os que se humilham serão exaltados.” 

Observe que aqui há um princípio que deve permear a conduta do cristão, e ela é: humildade. Aliás, ela é característica marcante em grandes personalidades que influenciaram gerações. Jesus, nosso Senhor e Salvador, era humilde. Provérbios 29.23 (NVT) diz que o orgulho termina em humilhação, mas a humildade alcança a honra… Sim, o orgulho é a antessala para a derrota. 

Diante dessas verdades, reflita: como você age no dia a dia? Como busca promoção? Qual caminho percorre com esse objetivo… o da altivez ou o da humildade? O da autopromoção ou o do verdadeiro reconhecimento que vem de um trabalho digno? Siga os passos de Jesus, faça a sua parte, trabalhe com afinco, respeite quem estiver ao seu lado na jornada e aguarde, pois seu procedimento ético e coerente pavimentará o caminho do verdadeiro sucesso à sua frente.

Leia também:
Como honrar a Deus com meu trabalho?

Livros que indicamos para você!
As cinco linguagens da valorização pessoal no ambiente de trabalho
Formigas – lições da sociedade mais bem-sucedida da terra
As 25 leis bíblicas do sucesso
Sociedade com Deus

Deixe um comentário

Inscreva-se em nossa newsletter e receba informações sobre nossos lançamentos!