Skip to content Skip to footer

Bernardo Cho em entrevista ao Podcast MC

Confira o resumo da série de entrevistas concedidas à Mundo Cristão e conheça mais detalhes do livro “O enredo da salvação: Presença divina, vocação humana e redenção cósmica”

Bernardo Cho

Graduado em Comunicação Social pela Escola Superior de Propaganda e Marketing, mestre em Divindade pelo Seminário Teológico Servo de Cristo, mestre em Novo Testamento pelo Regent College e PhD em Linguagem, Literatura e Teologia do Novo Testamento pela Universidade de Edinburgo, na Escócia. É professor de Novo Testamento e Teologia Bíblica no Servo de Cristo, e pastor da Igreja Presbiteriana do Caminho. Organizou, com Estevan Kirschner, a obra Missão urbana, publicada pela Mundo Cristão.

O livro

O enredo da salvação: Presença divina, vocação humana e redenção cósmica

Em O enredo da salvação: Presença divina, vocação humana e redenção cósmica, Bernardo Cho convida o leitor e a leitora a refletirem sobre o todo das Escrituras, a fim de perceberem a unidade presente no enredo da salvação. À medida que a grande história é contada, uma visão mais completa e ainda mais magnífica do Criador é revelada, com implicações imediatas sobre nossa vocação e nosso envolvimento no mundo.

O livro analisa todo o desenrolar da narrativa bíblica, de Gênesis a Apocalipse, e relembra o grande arcabouço bíblico que dá sentido à realidade e que tem a ver com cada cristão, por meio de um modo de viver que extrapola a individualidade, se manifesta na sociedade e que impacta positivamente o mundo.

O enredo da salvação se propõe a ajustar as lentes através das quais enxergamos todas as coisas, de modo que nossa perspectiva acerca do escopo da salvação em Cristo — e, consequentemente, de toda nossa vida — seja ampliada. Para ler a resenha completa da obra, clique aqui.

Confira, a seguir, o resumo das três entrevistas concedidas ao Podcast Mundo Cristão. Para acessar os áudios, clique nos hiperlinks correspondentes.

O enredo da salvação # 1 – Salvação

Bernardo Cho e Daniel Faria, editor da MC, iniciam o bate-papo a partir dos endossos de O enredo da salvação, que contaram com recomendações de autoridades como Estevan F. Kirschner, Christopher J. H. Wright e N. T. Wright. A influência da literatura produzida por esses teólogos foi relevante na formação acadêmica e maturidade cristã de Bernardo, que aponta três características que podem ser imitadas de um bom teólogo: o rigor intelectual: o amor a Deus com entendimento; a piedade: o amor a Deus com o coração e o serviço à igreja; e a dedicação: servir à igreja. Na sequência, Bernardo compartilha curiosidades de sua trajetória pessoal e acadêmica.

Entender a salvação de modo mais abrangente

Um assunto delicado: Alguns métodos de evangelização, por simplificarem a apresentação do evangelho, podem ficar aquém de toda a grandeza do que a Bíblia diz acerca da salvação. Tais métodos, por seu viés resumido, excluem, entre outros tópicos, a longa história de Israel e o amplo alcance do ato salvífico de Cristo.

Uma reflexão: Quando pensamos acerca da salvação, é importante questionarmos: “Salvos de quê?”; “Salvos para quê?”.

Bernardo defende que a reflexão acerca de “como ir para o céu” não foi feita por Pedro, mas, sim, por Lutero e seus contemporâneos. A compreensão limitada acerca do alcance da salvação acontece por entendê-la a partir de dilemas medievais ao invés de partir do período bíblico.

O grande desafio está em entender a salvação não como um termo léxico, mas como um conceito teológico, o contexto mais amplo do enredo bíblico de Gênesis a Apocalipse. Assim posicionada hermeneuticamente, a salvação pode ser entendida como uma realidade à luz do propósito de Deus para o cosmo. 

“Salvação é o cumprimento do plano de Deus de redimir o universo como seu lugar de habitação, a partir da restauração da humanidade, que por sua vez foi originalmente criada à sua imagem e semelhança, para cumprir o papel de regente do Criador do cosmo. Essa salvação só pôde acontecer de forma definitiva por meio de Jesus Cristo, pois, em sua vida, morte e ressureição, venceu o caos decorrente do pecado, nos resgatou da condenação e possibilitou que a presença divina voltasse a habitar entre seu povo.”

O “plano maravilhoso de Deus” não é meramente para “minha vida”, mas para o universo inteiro — o projeto divino é cósmico. Consequentemente, Deus deseja não apenas “se relacionar comigo”, como também concretizar um propósito para toda a criação.

Trecho de “O enredo da salvação, Bernardo Cho

Para Bernardo, o enredo da salvação traz coesão para a vida, senso de identidade e vocação renovados.

Clique aqui e ouça o episódio O enredo da salvação # 1 – Salvação

O enredo da salvação # 2 – Redenção

“Enredo é o encadeamento de fatos e episódios que constituem uma história”, essa é, mais ou menos, a definição dos dicionários.

Para Bernardo, a história que as Sagradas Escrituras narram é basicamente esta: o plano de redenção do cosmo como espaço permanente da habitação de Deus.

Mas, afinal, o plano de redenção deu certo?

— “O sepulcro está vazio!”, exclama Bernardo. 

De acordo com o autor, a vitória de Jesus sobre a morte tem implicações cósmicas e universais e não pode ser reduzida a ideias sentimentalistas.

A Páscoa tem a ver com expectativas proféticas de restauração definitiva do povo da aliança que, por sua vez, tem a ver com a reversão do caos originado pelo pecado. Ela se insere na realidade do plano divino de habitar na terra por meio de uma humanidade redimida.

A ressureição é o ponto de virada de toda a história de redenção iniciada em Gênesis e que encontra resolução na ressurreição. A descida do Espírito Santo indica que o destino da criação foi assegurado: a libertação das implicações cósmicas advindas da desobediência.

Dentre vários assuntos, Bernardo e Daniel contextualizam argumentos de críticos das Escrituras, citam questões relacionadas à variedade teológica na exposição de temas bíblicos e finalizam com a elucidação de erros comuns da igreja brasileira na compreensão da obra salvífica de Cristo. Para finalizar, o autor compartilha o objetivo de que O enredo da salvação ajude a corrigir tais erros e conclui com uma síntese sobre o significado e a importância da exegese e da teologia bíblica.

Clique aqui e ouça o episódio O enredo da salvação # 2 – Redenção

O enredo da salvação # 3 – Vocação

“O ponto é que, se não concebermos o cerne da mensagem cristã a partir  do contexto todo-abrangente do enredo bíblico, cometeremos o sério erro de reduzir o evangelho a algo menor do que ele realmente é. E, quando isso acontece, toda nossa vida fica comprometida: nossa visão de Deus se torna limitada, nossa percepção sobre nós mesmos se distorce, nossos relacionamentos perdem o norte, nossa maneira de entender a vocação cristã se empobrece, e nosso envolvimento no mundo — seja na esfera profissional, social, política, cultural, ambiental ou econômica — perde completamente o sentido.” [Trecho de O enredo da salvação. Bernardo Cho].

Vocação humana, no contexto bíblico, é aquilo para o que fomos criados e que tem coerência quando refletimos o propósito de Deus.

Com esse pano de fundo, Bernardo e Daniel tocam em temas atuais e refletem sobre a postura cristã diante de questões como mudanças climáticas, racismo e polarização política.

Bernardo destaca que no reino de Deus impera a lógica do serviço, não a lógica da imposição: o senhorio de Cristo não é imposto, mas proclamado, na forma de testemunho.  

Clique aqui e ouça o episódio O enredo da salvação # 3 – Vocação

Ficou curioso? Nos podcasts há muito mais! Para comparar seu exemplar de O enredo da salvação, clique aqui.

Leia também:

10 termos que todo estudante de teologia deve saber

Deixe um comentário

Inscreva-se em nossa newsletter e receba informações sobre nossos lançamentos!