Skip to content Skip to footer

Chegou: “O enredo da salvação: Presença divina, vocação humana e redenção cósmica”, novidade da MC!

Escrito por Bernardo Cho, pastor e professor de Novo Testamento e Teologia Bíblica, livro traz ampla análise da obra salvífica que alcança os seres humanos e se estende a toda criação

O que é que a Bíblia nos conta sobre o “plano maravilhoso” que Deus tem para nós e para todo o cosmo? Quais são as implicações disso para o todo de nossa vida? Será que ser cristão é meramente aceitar que Jesus morreu “por mim” para garantir um lugar “no céu”? Para responder a essas perguntas, Bernardo Cho, pastor e professor de Novo Testamento e Teologia Bíblica, lança O enredo da salvação: Presença divina, vocação humana e redenção cósmica.

Na obra, Bernardo convida o leitor e a leitora a refletirem sobre o todo das Escrituras, a fim de perceberem a unidade presente no enredo da salvação. À medida que a grande história é contada, uma visão mais completa e ainda mais magnífica do Criador é revelada, com implicações imediatas sobre nossa vocação e nosso envolvimento no mundo.

Foco em uma compreensão mais abrangente da fé cristã bíblica

A leitura individualista e fragmentada do texto bíblico tem impedido aos cristãos uma compreensão mais abrangente de sua fé e de seu papel como cidadãos do reino. Além disso, reduzir a experiência religiosa a um mero carimbo no passaporte para o céu desvia o foco do fato de que o interesse de Deus não se resume apenas ao indivíduo, mas abrange toda a criação.

Com o intuito de ajudar o leitor e a leitora a superar essa tendência, o livro O enredo da salvação analisa todo o desenrolar da narrativa bíblica, de Gênesis a Apocalipse, e relembra o grande arcabouço bíblico que dá sentido à realidade e que tem a ver com cada cristão, por meio de um modo de viver que extrapola a individualidade, se manifesta na sociedade e que impacta positivamente o mundo.

O “plano maravilhoso de Deus” não é meramente para “minha vida”, mas para o universo inteiro — o projeto divino é cósmico. Consequentemente, Deus deseja não apenas “se relacionar comigo”, como também concretizar um propósito para toda a criação.

Bernardo Cho

Dividido em quatro partes de cinco capítulos cada, o livro cobre os principais episódios da história da salvação nas Escrituras:

  • Na primeira parte, examina a criação, a queda, o chamado de Abraão, o êxodo e a formação de Israel.
  • Na segunda, faz um breve panorama da história de Israel do Sinai ao cativeiro babilônico, abordando o bezerro de ouro, o tempo dos juízes, os reinados de Davi e de Salomão, e o exílio.
  • Já na terceira, percorre o ministério de Jesus, examinando sua missão em continuidade com a narrativa de seu povo, a ênfase de sua mensagem no reino de Deus, sua identidade divina e messiânica, sua vitória sobre a morte e o significado de sua ressurreição.
  • Por fim, na quarta parte, trata da missão da Igreja pelo poder da presença divina, prestando atenção à Grande Comissão, ao dia de Pentecostes, à realidade da justificação pela fé e da adoção por meio do Espírito Santo, ao ministério da reconciliação e à redenção que se consumará na Nova Jerusalém.

Um enredo fascinante

O enredo da salvação: Presença divina, vocação humana e redenção cósmica se propõe ajustar as lentes através das quais enxergamos todas as coisas, de modo que nossa perspectiva acerca do escopo da salvação em Cristo — e, consequentemente, detoda nossa vida — seja ampliada.

Ideal para cristãos leigos, pastores e pastoras, líderes, teólogos e teólogas, a obra é um guia extraordinário a todos que desejam conhecer o plano de Deus a partir de uma perspectiva fascinante, a qual descortinará uma nova e transformadora maneira de prosseguir na caminhada com Cristo, no relacionamento com as pessoas e com a criação. 

Que o leitor e a leitora percebam, ao longo do enredo da salvação, que o senhorio de Cristo toca cada canto do cosmo criado por Deus.

Bernardo Cho

A opinião de líderes e teólogos de renome no Brasil e no exterior sobre o lançamento de O enredo da salvação:

Um excelente exemplo de como os pastores podem ajudar as pessoas a compreender o enredo da Bíblia. Estou empolgado com este livro, com seu conteúdo, com o conceito por trás dele, e com o modelo que ele providencia para seus leitores.

Christopher J. H. Wrigh
Embaixador e diretor da Langham Partnership International

Bernardo presenteia-nos não somente com ideias, mas com o fruto de seu penoso labor exegético, seu percurso de amor às Escrituras e sua capacidade de transmitir conceitos complexos de forma compreensível.

Davi Lin
Pastor da Comunidade Evangélica do Castelo, em Belo Horizonte, e professor na área de Aconselhamento e Espiritualidade no Seminário Teológico Servo de Cristo

Bernardo Cho nos oferece a compreensão da “grande história”, do enredo bíblico da salvação e de suas implicações para o povo de Deus, e o faz de forma brilhante, combinando sólido conhecimento bíblico-teológico com uma perspectiva marcantemente pastoral.

Estevan F. Kirschner
Professor de Bíblia, Línguas Originais e Exegese no Seminário Teológico Servo de Cristo e coordenador de tradução da Nova Versão Transformadora

Aqui temos uma excepcional síntese de teologia bíblica, fluxo narrativo, habilidade comunicativa e coração pastoral. Uma excelente e deliciosa introdução à grande história da Bíblia.

Guilherme de Carvalho
Diretor do L’Abri Fellowship Brasil e pastor da Igreja Esperança, em Belo Horizonte

Seguindo o bom influxo de teologias bíblicas em língua portuguesa, Bernardo Cho nos conduz a olhar para as Escrituras como uma grande narrativa, a história que dá sentido a cada história. Deleite-se na maneira pela qual o Bernardo conecta cada porção das Escrituras e nos desvenda a Bíblia, não como uma biblioteca de 66 livros, mas como uma Grande História, a história de Deus, a nossa própria história!

Heber Carlos de Campos Jr.
Professor de Teologia Histórica no Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper e de Teologia Sistemática no Seminário Teológico Presbiteriano Rev. José Manoel da Conceição, e pastor da Igreja Presbiteriana do Brasil

Recomendo que você tente não apenas desfrutar destes sermões sobre “presença divina, vocação humana e redenção cósmica” (o que não será difícil), mas que também os receba, como a um convite. Rejeitar essa História “leva ou à tristeza ou à ira”. O melhor a fazer é aceitar o convite e, assim, encontrar o seu lugar de direito no mundo.

Iain Provan
Professor Marshall Sheppard de Estudos Bíblicos no Regent College, Canadá

Os cristãos, em sua maioria, presumem que o objetivo da vida é “ir para o céu”, e imaginam que essa é a história que a Bíblia nos conta. A realidade é muito mais empolgante: Deus, o criador, virá e viverá conosco, transformando a criação por meio da obra de Jesus e do poder do Espírito. O presente livro delineia essa mensagem bíblica central de modo cativante e acessível, com potencial para revolucionar nossas esperanças, nossas orações e nossa atuação no mundo de Deus.

N. T. Wright
Professor emérito de Novo Testamento na Universidade de St. Andrews, na Escócia

De forma cuidadosa, ele nos ajuda a unir as partes soltas de nossa compreensão do evangelho, corrigindo-a, quando necessário, e relacionando, cada uma delas, com a história da salvação. Uma obra fundamental para todo aquele que deseja integrar a vocação humana e a presença divina neste eterno enredo da salvação.

Ziel Machado
Vice-reitor do Seminário Teológico Servo de Cristo e pastor da Igreja Metodista Livre da Saúde, em São Paulo

Quem é Bernardo Cho?

Bernardo Cho é graduado em Comunicação Social pela Escola Superior de Propaganda e Marketing, mestre em Divindade pelo Seminário Teológico Servo de Cristo, mestre em Novo Testamento pelo Regent College e PhD em Linguagem, Literatura e Teologia do Novo Testamento pela Universidade de Edinburgo, na Escócia. É professor de Novo Testamento e Teologia Bíblica no Servo de Cristo, e pastor da Igreja Presbiteriana do Caminho. Organizou, com Estevan Kirschner, a obra Missão urbana, publicada pela Mundo Cristão.

Quer adquirir o seu exemplar de O enredo da salvação: Presença divina, vocação humana e redenção cósmica?

Clique aqui e receba-o no conforto de casa!

Conheça também:

Examinando as Escrituras

Missão urbana

O fim para o qual Deus criou o mundo

Deixe um comentário

Inscreva-se em nossa newsletter e receba informações sobre nossos lançamentos!