Skip to content Skip to footer

Lançamento da MC propõe reflexão sobre a saúde das igrejas evangélicas brasileiras

Igreja revitalizada, livro escrito por Leandro Silva, presidente da Missão ALEF, convida o leitor a refletir sobre o real crescimento da igreja e propõe o resgate da biblicidade, da apostolicidade e da missionalidade das comunidades de fé

Com frequência, consideramos a taxa de crescimento numérico o único indicador de “sucesso” para a igreja. Não é difícil se impressionar com o tamanho dos templos, o número de frequentadores e o volume das entradas financeiras de determinadas congregações. Mas, quando o assunto é o verdadeiro crescimento espiritual da igreja, fundamentar-se nessa avaliação pode ser perigoso. Por quê?

1º – Porque nem tudo o que cresce em tamanho significa saúde, a exemplo de um câncer ou erva daninha;

2º Porque o impacto que Deus espera de seu povo no mundo vai além do crescimento numérico.

Diante dessas verdades, qual deve ser nossa postura?

Com o objetivo de despertar a reflexão e trazer respostas no tocante ao assunto, Leandro Silva, presidente da Missão ALEF, organização missionária de mobilização, formação de redes e treinamento de igrejas, escreveu o livro Igreja revitalizada: Por uma missão verdadeiramente transformadora, novidade da MC. Na obra, o autor propõe o resgate da biblicidade, da apostolicidade e da missionalidade da igreja local, relembrando o leitor acerca do propósito da igreja de encarnar sua tarefa como agência do reino de Deus na terra.

Para Leandro, que também é graduado em liderança avançada pelo Haggai Institute e integrante da equipe executiva do Movimento de Lausanne no Brasil, a questão numérica deixa de ser relevante quando as dimensões orgânica, conceitual e diaconal da igreja não são igualmente levadas em conta. Conforme elucida, no que se refere ao real desenvolvimento de uma igreja, é preciso considerar aspectos mais profundos, como maturidade, missão e impacto no mundo.

Com isso em mente, em Igreja revitalizada, Leandro Silva convida o leitor a revisitar referenciais bíblicos e teológicos e a analisar estudos de caso, com o intuito de incentivar cristãos leigos, pastores e líderes a serem agentes de real impacto em suas comunidades e no serviço ao reino.

Conforme ressalta, o crescimento da igreja deve ser entendido como “um processo amplo e complexo, a partir de um critério de avaliação teológico fundamentado em três qualidades que fluem da natureza da igreja como comunidade do Espírito, corpo de Cristo e povo de Deus: espiritualidade, encarnação e fidelidade”. Tais insights — salienta Leandro — foram obtidos a partir da produção de Orlando Costas, missiólogo latino-americano, autoridade que mais o influenciou em seu entendimento do tema.

“Uma vez que, para Costas, a igreja local é ‘uma comunidade a caminho do Reino de Deus, atenta à Palavra de Deus, que vive na comunhão de seus membros e está a serviço da humanidade’, seu crescimento deve apontar também para quatro direções: ‘para a reprodução de seus membros, para o desenvolvimento de sua vida orgânica, para o aprofundamento na reflexão da fé e para o serviço eficaz no mundo’. Trata-se, portanto, de quatro dimensões: “numérica, orgânica, conceitual e diaconal”, e é apenas na integração dessas dimensões que se dá um crescimento saudável para a igreja e para a sua missão no mundo”, afirma Leandro.

Um livro conectado à necessidade da igreja evangélica brasileira

Embora a igreja evangélica brasileira tenha vivenciado um crescimento exponencial nas últimas décadas, a verdade é que muitas igrejas não estão experimentando um desenvolvimento saudável e transformador. Igreja revitalizada é lançado com o objetivo de contribuir para a reversão desse quadro, ajudando cristãos e líderes a se comprometerem com a integridade de seu chamado no esforço para que as igrejas vivenciem um processo de revitalização e alcancem equilíbrio saudável como comunidades locais de discípulos de Jesus profundamente engajadas na missão.

A obra faz parte da Coleção Sementes, livros que trazem textos breves e impactantes e que estimulam o leitor e a leitora a refletirem sobre temas necessários para a igreja de Cristo.

Conheça também:

Igrejas que transformam o Brasil

Deixe um comentário

Inscreva-se em nossa newsletter e receba informações sobre nossos lançamentos!