Skip to content Skip to footer

“Comentário Bíblico Latino-Americano” e sua importância para o diálogo interdenominacional

Rosalee Velloso Ewell, editora do comentário do NT, fala sobre o assunto em entrevista ao podcast BiboTalk.

Para acessar o áudio da entrevista, clique no link a seguir:  

Comentário Bíblico Latino-Americano – Bibotalk

A entrevistada

Rosalee Velloso Ewell, editora do comentário do NT.  

O Comentário Bíblico Latino-Americano (CBLA)

Exposição exegética e contextual da mensagem bíblica a partir da realidade da América Latina. É uma obra inédita, cuja elaboração envolveu teólogos que representam diferentes nacionalidades, culturas e ministérios. 

O Comentário Bíblico Latino-americano (CBLA) revela a força e o vigor de uma teologia que alia ampla dimensão missionária e evangelizadora, honestidade intelectual, fidelidade ao texto da Palavra revelada e a mais rigorosa pertinência contextual.

“Entender a Bíblia no contexto latino-americano”. O que é?  

É ter a compreensão de como os textos das Escrituras falam conosco hoje, ou seja, lê-los e relê-los frente às realidades que enfrentamos. Por exemplo: ao indagarmos: “O que a Bíblia tem a dizer sobre corrupção?”, constataremos que a ideia de corrupção no contexto latino-americano no século 21 é diferente daquela compreendida no primeiro século. Nesse sentido, o Comentário Bíblico Latino-Americano traz paralelos que ajudam o leitor a aplicar a Palavra no dia a dia, para que tenha vida íntegra e um testemunho cristão verdadeiro.   

Um comentário que anima e enriquece a igreja

O Comentário Bíblico Latino-Americano traz várias perspectivas teológicas dentro de um comentário só, para que pastores, líderes, teólogos e cristãos leigos possam ter acesso a pontos de vista diferentes sobre temas variados. 

Na Bíblia, o apóstolo Paulo fala de Abraão de diversas formas, dependendo do ângulo que ele queria afirmar ou reafirmar para as igrejas. O Comentário Bíblico Latino-Americano traz esse tipo de exercício, ele analisa os textos das Escrituras de diferentes ângulos, para animar e enriquecer a igreja.

Plataforma para o diálogo construtivo

A produção do Comentário Bíblico Latino-Americano criou uma plataforma para o diálogo construtivo entre teólogos de diferentes países e denominações. Quanto mais plataformas para esse encontro e diálogo, melhor, pois, quando nos encontramos, até as coisas que nos causam divisão saem da área teórica e entram numa área de vida — a vida real, a vida na rua, em comunidade.

Bíblia e justiça social

É muito difícil ler a Bíblia e não ver o que chamamos de “justiça social”. Como ler o ministério de Jesus sem perceber o cuidado que ele tem com os pobres e excluídos? Os primeiros capítulos de Lucas não excluem ninguém do chamado ao reino. Todos, sem exceção, não somente têm acesso mas também a atenção de Jesus.  

A título de exemplo, uma das belezas da produção teológica latino-americana está na reflexão acerca de como combater os diferentes tipos de racismo no continente e de como podemos ajudar uns aos outros a combatê-los. 

Diversidade geográfica, denominacional e linguística  

O projeto contou com o comprometimento de muitos autores, alguns deles, inclusive, sob condições difíceis. Superou-se a barreira denominacional e estabeleceu-se o diálogo entre teólogos de diferentes idades, num aprendizado mútuo. 

Os autores escreverem em sua língua materna, exatamente para mostrar que, apesar da diferença entre as línguas, poderíamos trabalhar juntos para uma leitura da Bíblia a partir de nossa realidade, para o benefício de todas as igrejas na América Latina e no mundo. Tanto os autores como os tradutores estão de parabéns. 

Quer saber mais sobre o Comentário Bíblico Latino-Americano?

Clique aqui, leia a sinopse completa, acesse um trecho da obra e confira os links de compra. 

Leia também: 

“Comentário Bíblico Latino-Americano” é lançado no Brasil

Deixe um comentário

Inscreva-se em nossa newsletter e receba informações sobre nossos lançamentos!