Skip to content Skip to footer

“Comentário Bíblico Latino-americano” é lançado no Brasil

Obra traz exposição exegética e contextual da mensagem bíblica a partir da realidade da América Latina

O Comentário Bíblico Latino-americano (CBLA) foi concebido para trazer respostas contextualizadas à realidade de uma sociedade em plena transformação e que vive um panorama histórico-social diferente em relação aos países anglo-saxônicos, de onde procede grande parte da produção teológica e da literatura evangélica.

Obra com viés contemporâneo, cuja elaboração envolveu teólogos que representam diferentes nacionalidades, culturas e ministérios, o Comentário Bíblico Latino-americano revela a força e o vigor de uma teologia que alia ampla dimensão missionária e evangelizadora, honestidade intelectual, fidelidade ao texto da Palavra revelada e a mais rigorosa pertinência contextual.

Tendo como editor geral o teólogo equatoriano C. René Padilla (1932–2021), a obra reúne dezenas de artigos temáticos, aplicações para a vida diária, centenas de questões para reflexão e incentiva o leitor e a leitora a se aprofundarem no conhecimento da Palavra de Deus.

Convicções teológicas

O Comentário Bíblico Latino-americano (CBLA) foi concebido a partir de três convicções teológicas básicas:

  • Que Deus se revelou por meio de Jesus Cristo, a Palavra viva, e essa revelação foi registrada nas Sagradas Escrituras para servir como a autoridade normativa em tudo relacionado à fé e à conduta cristãs.
  • Que o Espírito Santo usa a Bíblia em âmbito pessoal e comunitário com o propósito de dar a conhecer a vontade de Deus para a vida humana em todos os seus aspectos e para a totalidade da criação.
  • Que para que a Bíblia cumpra seu propósito é necessário lê-la, estudá-la e interpretá-la em espírito de oração, fazendo uso dos princípios de exegese e hermenêutica, incluindo não apenas a pesquisa do contexto histórico dos escritos bíblicos, mas também o contexto histórico em que se realiza hoje sua interpretação.

Assim, logo na reunião inicial do projeto, que aconteceu em março de 2007, no Centro Kairós de Buenos Aires, na Argentina, os gestores do CBLA reconheceram a necessidade de um comentário bíblico em um só volume. Um comentário que, além de expressar as convicções teológicas mencionadas, fosse escrito por autores latino-americanos em linguagem acessível e estilo direto e compreensível.

Exegético e contextual

O CBLA é um comentário exegético e contextual, voltado para o leitor não especializado interessado em compreender a relevância da mensagem bíblica no mundo de hoje. A obra também tem o intuito de incentivar pastores e professores a expor a mensagem bíblica com profundidade e fidelidade, com vistas à renovação do coração e da mente do público latino-americano em geral e do povo de Deus em particular.

Com esse objetivo espiritual e prático, ao longo de todo o CBLA foram inseridas perguntas para reflexão que podem ser altamente úteis não apenas em âmbito individual, mas também coletivo.

“Ter conseguido que estudiosos e estudiosas de toda a América, de denominações muito diferentes e de várias gerações, colaborassem neste projeto é uma verdadeira façanha, não apenas do ponto de vista editorial, mas também do pastoral, docente e administrativo. […] A Deus e àqueles que trabalharam neste projeto, cujo resultado contemplamos com alegria, nossa profunda gratidão”, afirma Samuel Escobar, escritor, educador e teólogo que integra o time de colaboradores do CBLA.

Excelente ferramenta para o estudo

O CBLA pode ser utilizado não apenas por pastores e acadêmicos, mas por todo leitor que deseja ampliar seu conhecimento das Escrituras. Sua abordagem oferece profundidade, fluência e aplicabilidade sem esbarrar em termos complicados que exigem formação especializada. 

A edição brasileira foi elaborada tendo como referência a tradução bíblica da Nova Versão Transformadora (NVT), fácil de entender e fiel aos originais. O resultado é uma experiência única de aprendizado a partir de uma publicação histórica e de elevada importância social.

O lançamento já está à venda nas livrarias e nas principais plataformas virtuais.

Leia também:

A Bíblia traduzida para os povos indígenas do Brasil

Etnocentrismo, relativismo cultural e missões


Deixe um comentário

Inscreva-se em nossa newsletter e receba informações sobre nossos lançamentos!