Skip to content Skip to footer

Desanimado com a igreja porque me sinto aquém dos irmãos

Uma série de reflexões para quem deseja recuperar a alegria de ir à casa do Senhor

Já faz tempo que um pensamento incomoda você. Algo mais ou menos assim: “A vida cristã não é para mim. Luto com tentações vergonhosas, falho constantemente e não me acho digno de estar em meio a pessoas tão ‘certinhas’. Estou sujo e aquém… sou um pecador”. 

Você estava bem e motivado, mas uma tentação aconteceu, a pressão aumentou e você caiu. Ao chegar na igreja e observar irmãos fervorosos e resolutos, viu-se “pequeno”, ficou envergonhado e sentiu-se uma farsa. Com pesar, encolheu-se e desanimou-se. Por causa do sentimento de culpa, perdeu a vontade de ir à igreja. 

Se isso está acontecendo com você, tenha esta verdade em mente: Deus jamais o despreza porque você enfrenta lutas para obedecer-lhe. Seu abatimento demonstra, inclusive, seu desejo de honrá-lo. Você está abatido porque queria ser “mais forte”, um cristão exemplar. Deus sabe disso e está disposto a ajudá-lo. Aproxime-se dele com confiança, renda-se à sua graça e confesse-lhe seus pecados: Jesus disse: “[…] aqueles que o Pai me dá virão a mim, e eu jamais os rejeitarei” (Jo 6.37). Pela Palavra sabemos que “se confessamos nossos pecados, ele é fiel e justo para perdoar nossos pecados e nos purificar de toda injustiça” (1Jo 1.9). 

Para encorajá-lo a vencer esse desânimo, siga cinco conselhos que lhe darão novo vigor, se aplicados. Você poderá lembrar-se deles facilmente pelo acróstico CREIA, a saber: 

C – Conte tudo para Deus

R – Reconheça que está em uma caminhada 

E – Estude a Palavra 

I – Inspire-se em bons exemplos

A – Ande em autenticidade

Como aplicá-los: 

Conte tudo para Deus: Deus quer ouvir você. Por isso, não tenha medo de contar-lhe tudo o que o entristece. Se você se sente aquém, indigno e falho, diga-lhe sem reservas: “Pai, eu me sinto aquém, indigno e falho”. Se pecou, confesse-lhe seu pecado. Ele o ouvirá e verá a sinceridade de seu coração. A Bíblia afirma que “o Senhor não vê as coisas como o ser humano as vê. As pessoas julgam pela aparência exterior, mas o Senhor olha para o coração” (1Sm 16.7). Convicto dessa verdade, apresente-se a ele com coração humilde, honesto e transparente., O Pai se alegrará com sua atitude. Medite nas palavras de Jesus registradas em Lucas 18.10-14:

“Dois homens foram ao templo orar. Um deles era fariseu, e o outro, cobrador de impostos.
O fariseu, em pé, fazia esta oração: ‘Eu te agradeço, Deus, porque não sou como as demais pessoas: desonestas, pecadoras, adúlteras. E, com certeza, não sou como aquele cobrador de impostos.
Jejuo duas vezes por semana e dou o dízimo de tudo que ganho’.
“Mas o cobrador de impostos ficou a distância e não tinha coragem nem de levantar os olhos para o céu enquanto orava. Em vez disso, batia no peito e dizia: ‘Deus, tem misericórdia de mim, pois sou pecador’.
Eu lhes digo que foi o cobrador de impostos, e não o fariseu, quem voltou para casa justificado diante de Deus. Pois aqueles que se exaltam serão humilhados, e aqueles que se humilham serão exaltados”. 

Lc 18.10-14, NVT

Reconheça que está em uma caminhada: A vida cristã é uma jornada percorrida lado a lado com Cristo e com outros irmãos na fé. O fato de você ter se convertido ou confessar que Jesus é seu Salvador não o torna infalível. Você continuará sendo um ser humano de carne e osso e sujeito a falhas e tentações. O que fazer? Fortaleça a comunhão com Jesus por meio da oração e da leitura da Bíblia e esteja com pessoas que o ajudem a lidar com as dificuldades da caminhada. Busque um grupo de discipulado. Não se isole. Acompanhamento será benéfico para você. 

Dica de livro:

O discipulado verdadeiro, escrito por William McDonald

Estude a Palavra: Quanto mais conhecimento da Bíblia você tem, mais conhece o caráter de Deus. Ao obedecer-lhe e ter experiências em sua vida de fé, mais maduro espiritualmente se torna. Por meio da Bíblia, você saberá que Deus usou muitos homens e mulheres que sofriam as mesmas dificuldades que você, mas foram alvos da graça imerecida do Senhor, assim como você o é. Tais relatos renovarão sua forma de pensar e darão substância à sua fé. 

Inspire-se em bons exemplos: Se uma pessoa em sua comunidade o inspira, é íntegra e um exemplo positivo, espelhe-se em seu bom testemunho. Ao invés de sentir-se intimidado, seja encorajado a também ser um referencial. Tais pessoas são sal da terra e luz do mundo (Mt 5.13-16). Por seu estilo de vida, elas fazem do mundo um lugar melhor e brilham a luz de Cristo por onde passam. Você também pode ser assim! 

“Vocês, porém, são povo escolhido, reino de sacerdotes, nação santa, propriedade exclusiva de Deus. Assim, vocês podem mostrar às pessoas como é admirável aquele que os chamou das trevas para sua maravilhosa luz.”
1Pe 2.9 

Ande em autenticidade: Esteja certo de que Deus valoriza sua singularidade. Espelhar-se em bons exemplos não quer dizer perder a identidade, a espontaneidade e a individualidade intrínseca e necessária a cada ser humano. Você foi criado por Deus, tem talentos especiais e características específicas para fazer o bem nesta terra. Seu chamado é ser uma bênção, sendo quem você é, autêntico e feliz como filho amado de Deus. 

Dica de livro:

Deus o ama do jeito que você é, escrito por Brennan Manning e John Blase

Deus vê seu desejo de servir-lhe com todo coração. Não se desanime, mas prossiga passo a passo. O Pai está feliz ao ver a motivação que está em seu peito. Ele não o abandonará até completar a boa obra em sua vida. CREIA

Livros que indicamos para você: 

Deus o ama do jeito que você é

Brennan Manning e John Blase 

Encontre amor nos braços do Pai!

Surpreenda-se com a história de vida de um dos maiores autores cristãos da atualidade!

Deus o ama do jeito que você é
Brennan Manning e John Blase 

Quantos de nós teríamos a coragem de contar nossa história sem retoques, eufemismos e floreios. Quantos autores você conhece que falaram abertamente de seus vícios, de suas quedas, de seus medos e de como voltaram a falhar miseravelmente após terem sido resgatados pela abundante graça de Deus?

Brennan Manning se retrata neste livro como “um preso que prometeu à comissão da condicional que se comportaria, mas não se comportou”. E ele faz uma promessa reconfortante aos seus leitores: “este livro foi escrito para aqueles que arrebentaram a coleira que os prendia e se entregaram apaixonadamente às coisas do amor”.

Ao revelar suas dores, a doença que lhe tirou a visão e os inúmeros tropeços que deu em sua caminhada, Brennan Manning nos faz uma pergunta: Afinal, o que é a graça de Deus? E se propõe a dar sua palavra final sobre o assunto nas páginas do mais surpreendente livro de sua trajetória.

Para muitos de seus leitores, as revelações que o autor faz sobre si serão chocantes. Mas o autor de O impostor que vive em mim, O evangelho maltrapilho, O obstinado amor de Deus e vários outros livros que nos revelaram o amor furioso de Deus por nós não poupou a si mesmo para revelar uma verdade para muitos inalcançável: Deus o ama do jeito que você é.

Discipulado verdadeiro
William MacDonald

Caminhos para trilhar a jornada do verdadeiro discipulado e do genuíno amor por Deus.

Em sua obra mais conhecida, cuja circulação supera a surpreendente marca de um milhão de exemplares, William MacDonald alerta para o risco de se perder o necessário zelo pelas coisas de Deus. 

No clássico, William aponta os caminhos para trilhar a jornada do verdadeiro discipulado, a fim de que a paixão da conversão seja solidificada diariamente e se transforme em genuíno amor por Deus.

No clássico, William aponta os caminhos para trilhar a jornada do verdadeiro discipulado, a fim de que a paixão da conversão seja solidificada diariamente e se transforme em genuíno amor por Deus.

Espiritualidade no chão da vida
Organizado por Valdir Steuernagel

Espiritualidade simples e transparente, que abraça a vida por inteiro. 

Obra organizada por Valdir Steuernagel, Espiritualidade no chão da vida revela as marcas da caminhada de alguns dos nomes mais promissores da igreja brasileira, sob a direção dos mentores do Projeto Grão de Mostarda (PGM). Juntos, mentores e mentoreados apresentam reflexões sobre como integrar o coração à ação, a individualidade à comunidade, o amor ao serviço, a oração à vocação.

Graças a seu caráter colaborativo, a obra espelha a riqueza da comunhão do corpo de Cristo e nos convida a um estilo de vida que reflete uma cultura voltada para a boa-nova do reino de Deus. Isto é, uma espiritualidade com a marca de Jesus.

Louco amor
Francis Chan com Danae Yankoski

Fique maravilhado com o Deus que nunca muda! 

Faz parte de muitos relacionamentos. A intensidade e a vibração dos primeiros momentos aos poucos são tomadas pela rotina, e o que antes era uma feliz dependência torna-se um fardo, quando não, a cínica indiferença para com o outro. Infelizmente, o mesmo pode acontecer em nosso relacionamento com Deus, ao nos acostumarmos a viver longe dele… Nossa suposta autossuficiência torna difícil encaixar Deus num mundo cujas principais respostas já foram dadas. Se essa é a conclusão a que chegamos, vale a pena ler e ouvir alguém que não se conforma com desculpas fatalistas. 

Francis Chan dedica sua vida a ser um tipo diferente de cupido. Tendo experimentado com grande intensidade o amor de Deus, empenha-se em contagiar outras pessoas a (re)viverem a mesma paixão. Segundo Chan, apenas experimentando e nutrindo um honesto relacionamento com Deus podemos dar a necessária chacoalhada em nossa vida e espantar a terrível mornidão que caracteriza nossa atitude diante do Pai.

O impostor que vive em mim
Brennan Manning
Surpreenda-se com a graça do seu Salvador!

Você consegue lembrar-se de algum momento da vida dissociado de sensações como culpa, desgosto, ansiedade ou tédio? Talvez tenha algumas recordações da infância ou da juventude. Mas onde foram parar a paixão, a esperança, o vigor e a alegria daqueles tempos? Por que parecem tão inatingíveis hoje em dia? 

Se essas questões o incomodam, saiba que há muita gente no mundo tentando encontrar as mesmas respostas – gente que perdeu a doçura, a noção da riqueza dos gestos simples, a medida da amizade, a sensação de conforto proporcionada pela presença de Deus que participa de nosso dia a dia.

O “Papai” Aba, ao qual Jesus rogou no Calvário, está pronto para nos ajudar a deixar a vaidade de nossos zelos que, por maiores que sejam, jamais serão suficientes. Essa é a mensagem de O impostor que vivem em mim. Na obra, Brennan Manning reflete simultaneamente sobre a dupla condição da vida humana: frágil e dependente do Criador, mas ao mesmo tempo valorizada e querida por aquele que a gerou. A graça, referência única e suficiente, é o eixo sobre o qual Manning estabelece esta reflexão apaixonante, que conduz a um estado de êxtase e prostração jubilosa. 

Por meio da leitura, você será convidado a confiar no amor de Deus que nos ama como somos e quer estabelecer uma relação íntima com aqueles que se despojam do ego impostor e clamam: “Aba, Pai!”

Outros artigos da série Desanimado com a igreja:

Desanimado com a igreja e decepcionado com Deus

Desanimado com a igreja por causa das polarizações políticas

Desanimado com a igreja e desiludido com os “irmãos”

***

Deixe um comentário

Inscreva-se em nossa newsletter e receba informações sobre nossos lançamentos!