Skip to content Skip to footer

Como lidar com situações negativas?

Aprenda a enfrentar os reveses com sabedoria. Leia um trecho de “Escolhas inteligentes para melhorar sua vida”, escrito por Devi Titus, e saiba mais sobre essa importante habilidade 

Escolha transformar o negativo em positivo

Trecho de Escolhas inteligentes para melhorar sua vida, livro escrito por Devi Titus

Todas enfrentamos situações negativas ao longo da vida. Isso é líquido e certo. Diante dessa realidade, temos duas opções: ficarmos abatidas e paralisadas ou transformarmos o negativo em positivo. Meu intuito […] é ajudá-la a agir proativamente nas adversidades, invertendo as dificuldades a seu favor, em vez de empacar diante delas.

Devemos escolher propositadamente que resposta daremos a cada revés da vida. Se reagimos de forma negativa, nossa reação se multiplicará por meio de cada atitude, o que só disseminará mais e mais negatividade. Isso não tem nada a ver com pensamento positivo ou palestras motivacionais de autoajuda, mas com princípios bíblicos.

Aliás, a Bíblia nos mostra que você nunca eliminará o que é negativo em sua vida por meio de um suposto “poder do pensamento positivo”. Esse tipo de filosofia quer levá-la a acreditar que é necessário apenas pensar no que deseja e as coisas vão mudar. A verdade, porém, é que há um tempo e um propósito para cada coisa e que o negativo e o positivo sempre vão conviver. Temos de aprender a lidar com essa realidade.

Até mesmo nas igrejas, muitas vezes o dom da fé, que é bíblico, é equivocadamente confundido com pensamento positivo. Muitos pregadores dizem que, se tão somente você declarar algo, se apenas decretar isto ou aquilo, se simplesmente acreditar, você conseguirá o que deseja. Todavia, é preciso que você saiba que muitas vezes você não conseguirá o que quer.

Eclesiastes esclarece que a vida inclui o positivo e o negativo. E nós devemos aprender a lidar com isso, debaixo do entendimento da soberania de Deus.

Há um momento certo para tudo, um tempo para cada atividade debaixo do céu. Há tempo de nascer, e tempo de morrer; tempo de plantar, e tempo de colher. Tempo de matar, e tempo de curar; tempo de derrubar, e tempo de construir. Tempo de chorar, e tempo de rir; tempo de se entristecer, e tempo de dançar. Tempo de espalhar pedras, e tempo de ajuntá-las; tempo de abraçar, e tempo de se afastar. Tempo de procurar, e tempo de deixar de buscar; tempo de guardar, e tempo de jogar fora. Tempo de rasgar, e tempo de remendar; tempo de calar, e tempo de falar. Tempo de amar, e tempo de odiar; tempo de guerra, e tempo de paz.

Eclesiastes 3.1-8

Sim, há momento certo para tudo, um tempo para cada atividade debaixo do céu! O tempo de Deus é perfeito! O nosso não, pois não conhecemos o cronômetro divino. Talvez você esteja passando por alguma situação difícil e acredite que não é o tempo certo para que aquilo aconteça. Se é o caso, compreenda uma verdade espiritual fundamental: Deus usa constantemente situações negativas para criar algo positivo.

“Compreenda uma verdade espiritual fundamental: Deus usa constantemente situações negativas para criar algo positivo.”

Devi Titus

Talvez haja algo na sua rotina a que você esteja apegada e do qual tenha de abrir mão. Algo que foi plantado no passado, mas, agora, chegou o tempo de arrancar o que plantou. Tudo tem seu momento certo. Há tempo até para estar em silêncio! Em sua primeira carta, Pedro instrui as mulheres a serem sujeitas aos maridos descrentes, para que eles sejam ganhos sem palavra. Sem palavra! Sim, há tempo para manter-se em silêncio.

É evidente que nem tudo o que acontece na jornada da vida é bom, mas, mesmo nas situações mais negativas, podemos enxergar algo positivo, que nos fará crescer e amadurecer. É como um homem que tinha um cachorro a quem amava muitíssimo. Certo dia, o cão foi atropelado e seu corpo ficou caído no acostamento da estrada. As pessoas que passavam conseguiam ver o processo de decomposição e toda a podridão que tomara conta do cadáver. Depois de muito tempo, seu dono descobriu onde o corpo estava e foi até o local. Ao vê-lo naquela situação, ele disse: “Ele tinha belíssimos dentes brancos, como pérolas”.

Essa história mostra que sempre podemos ver algo bom, mesmo nas piores circunstâncias. Lembre-se de que, quando Deus olha para nós, ele vê nossos muitos pecados, as debilidades e as escolhas erradas que fizemos, e tudo isso é como podridão para ele. Ainda assim, o Senhor enxerga valor em nós.

Eclesiastes é claro: “E sei que tudo que Deus faz é definitivo; não se pode acrescentar ou tirar nada. O propósito de Deus é que as pessoas o temam” (Ec 3.14). Há um poder maravilhoso que controla as situações da vida, inclusive as negativas, para um propósito que vai além da situação em que estamos. Temos de ajustar nosso pensamento a esse entendimento se desejamos transformar o negativo em positivo.

Todas enfrentaremos circunstâncias más e conviveremos com pessoas ruins. Naturalmente, nossa reação imediata não é enxergar algo correto, puro ou amável nelas, mas a Bíblia diz que devemos pensar no que é excelente e digno de louvor (Fp 4.8). Portanto, o caminho é encontrar valor naquilo que aparentemente não tem e concentrar as atenções nesses aspectos positivos. Se você aprender esse princípio e o puser em prática, estou convicta de que ele mudará a sua vida.

Os pensamentos negativos se retroalimentam, o que não acontece muito com os pensamentos positivos. Você pensa em quão maravilhosa, edificante, virtuosa e especial uma pessoa é, a respeita e a honra, mas não fica pensando nisso a noite toda. Já um pensamento negativo tem a capacidade de vir à mente vez após vez. É impressionante! Muitas vezes, ele martela tanto em sua cabeça que você chega a perder o sono e passa a noite em claro. Portanto, foque no que é positivo, pois essa postura fará você perceber a realidade e a tornará capaz de extrair algo bom de toda e qualquer situação.

Titus, Devis. Escolhas inteligentes para melhorar sua vida – 1. ed. – São Paulo: Mundo Cristão, 2019. Págs. 67 a 70.

Gostou da leitura?

Devi Titus

Você acabou de ler um trecho de Escolhas inteligentes para melhorar sua vida, escrito por Devi Titus, prestigiada autora e conferencista internacional, Na obra, Devi compartilha sua experiência adquirida em mais de 50 anos de casamento e em sua longa e bem-sucedida jornada ministerial, apresentando princípios transformadores que ajudarão a leitora a desfrutar de uma vida verdadeiramente abundante e a alcançar um novo patamar de bem-estar e êxito pessoal.

Tópicos como: perdão, manutenção de relacionamentos fortes, superação dos medos, fortalecimento do amor-próprio e desenvolvimento da fé são abordados de forma prática e objetiva, levando cada mulher a despertar todo o seu potencial como vencedora.

Deseja comprar um exemplar de Escolhas inteligentes para você ou para presentear a alguém?

Clique aqui e compre o exemplar impresso

Clique aqui e compre o livro digital

Conheça os outros livros de Devi Titus lançados pela Mundo Cristão:

A experiência da mesa

A mulher sábia edifica o lar

Ele diz, ela diz

Obediência e intimidade

Deixe um comentário

Inscreva-se em nossa newsletter e receba informações sobre nossos lançamentos!