Skip to content Skip to footer

Como manter a leitura em dia em meio ao turbilhão da rotina agitada?

Se você gostaria de ler mais, porém sofre com a agenda lotada, nossas dicas podem te ajudar

Sim. A sensação é de dor na consciência quando você olha para a prateleira e vê que a quantidade de pó em seus livros aumentou.

Essa “dor” também acontece quando você percebe que, após meses, ainda não finalizou a leitura do capítulo 1. Pode ser que você ame comprar livros e mesmo sabendo que não terá aquele tempo extra para a maravilhosa prática da leitura, se sinta culpado por adicionar “novos amigos” à sua lista de aquisições.

Se você se identifica com alguma dessas situações, não se desespere! Afinal, essa é uma realidade comum para muitas pessoas.

De fato, na sociedade pós-moderna, na qual o tempo é artigo raro e a correria é grande, encontrar um espaço na agenda para a leitura é algo difícil.

Mas a boa notícia é que não é impossível. Se o seu cronograma é apertado e você realmente gostaria de poder desfrutar de bons momentos de leitura, as dicas a seguir podem ser aquele “empurrãozinho” que estava precisando. Confira!

Uma página de cada vez


Imagine a famosa frase: “Tempo é dinheiro”. Pensou?

Pois bem, existem muitas pessoas que desejam poupar, mas que não tem dinheiro suficiente para já começar guardando uma “bolada”. Por isso, nunca começam a sonhada poupança, esperando o dia no qual a sobra será mais robusta.

Para elas, o ideal seria começar com um pouco a cada mês. É melhor ter R$10 reais na conta do que nada!

Com a leitura acontece a mesma coisa. Se não tiver tempo para ler um capítulo, comece com uma página. Cinco minutos diários são suficientes.

Aproveite as oportunidades


No dia a dia existem vários momentos que podem propiciar leituras rápidas, por exemplo: a fila do supermercado, a espera pela consulta, a viagem de metrô ou os minutos antes de dormir.

Por isso, tenha o livro sempre à mão. As novas tecnologias de comunicação como os tablets, smartphones e leitores de e-books podem ser de grande ajuda para essa finalidade, pois permitem o armazenamento de grande quantidade de obras em formato digital.

Programe-se e estabeleça objetivos


Faça um planejamento, estipulando quantidade de páginas x tempo de leitura e esforce-se para cumprir a meta.

Você tem direito a saltar páginas


Talvez aquele capítulo mais “complicado” possa ficar para um dia mais calmo. Analise sua disposição e necessidade para o momento e mantenha a motivação. O importante é não desistir de ler.

Não tenha pressa (a menos que seja necessário)
A sua relação com o livro deve ser de amizade. Desfrute a leitura sem sofrer para terminá-la logo. 

Você vai ver que, assim como num bate-papo, sua vontade de continuar a ler será ainda maior. Quem sabe surja até uma readequação de agenda!

Não se esqueça!


Ler é uma das principais atividades intelectuais e é indispensável para o desenvolvimento pessoal e profissional. Priorize essa prática em seu dia a dia. Você certamente será beneficiado.

Leia também: 


Oremos pela melhoria na qualidade da educação no Brasil

2 Comments

  • [email protected]
    Posted 21/08/2019 at 11:25

    Obrigada gostei muito de saber como usar o meu tempo de leitura melhor .

  • Waldymir
    Posted 21/08/2019 at 17:03

    Muito obrigado pela técnica , vai me ajudar muito na minha caminhada com Jesus

Deixe um comentário

Inscreva-se em nossa newsletter e receba informações sobre nossos lançamentos!