Skip to content Skip to footer

Como manter alta empregabilidade no ambiente corporativo do século 21

Saiba mais sobre essa chocante realidade do nosso século!

A realidade é chocante. Conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgados no mês de agosto, no segundo trimestre de 2018 o contingente de desempregados no Brasil ultrapassou o marco de 13 milhões de pessoas. A esse número somam-se 4,8 milhões de brasileiros desalentados, pessoas que desistiram de procurar emprego após um grande período sem recolocação profissional ou que por algum motivo deixaram de buscar alguma ocupação por acreditarem que não encontrariam oportunidade.

Nesse preocupante cenário, a pessoa que deseja conquistar um posto de trabalho ou manter-se competitiva no mercado precisa investir em capacitação profissional e em desenvolvimento pessoal, para que se destaque nos processos seletivos ou no departamento em que atua, caso esteja trabalhando. Assim, a palavra de ordem é empregabilidade, ou seja, o aprimoramento de habilidades, competências e qualidades que não apenas garantirão um posto de trabalho ao profissional, mas, também, a capacidade de manter-se nele, sendo um talento desejado pelas empresas.   

Como o profissional do século 21 precisa ser?

Hoje, o mercado está ainda mais exigente e busca profissionais antenados, que possuem conhecimentos em diversos assuntos, que saibam articular conceitos de diferentes áreas do saber para chegar a um determinado objetivo. O profissional do século 21 precisa ser informado e capaz de dialogar com um mundo cada vez mais conectado e plural. Naturalmente, conjugado com esse perfil generalista, exige-se certo grau de especialização, o domínio de determinada técnica ou ciência.

Por isso, a acomodação deve ser deixada de lado! Investir em cursos, livros, revistas, participar de palestras e conferências é primordial. Tudo isso deve ser acompanhado de uma dose de curiosidade e criatividade, para descobrir novas formas para lidar com métodos antigos e fomentar a tão estimada inovação, a menina dos olhos das empresas modernas.

Num mundo globalizado, conhecimento em idiomas é praticamente um imperativo, sobretudo para quem atua em multinacionais ou em empresas que prestam serviços a clientes em setores como turismo e exportação. Dominar os softwares básicos de computação e saber navegar bem na Internet tornou-se quase que uma obrigação. Além de capacitação, outras habilidades que extrapolam o curriculum vitae são exigidas do profissional dos dias atuais, como inteligência emocional, resiliência, versatilidade, visão holística, ética e empreendedorismo. 

Se você deseja sair na frente e ter o seu lugar ao sol quando a questão é conquistar um emprego ou manter-se empregado, comprometa-se com sua carreira, administrando-a estrategicamente. Mobilize tempo, recursos e energia para aprimorar-se cada vez mais. Avalie seu desempenho e estabeleça metas de curto, médio e longo prazo. Refaça rotas que estejam equivocadas, deixe comportamentos negativos e empenhe-se para superar os obstáculos, sempre com lisura. Faça de seu testemunho pessoal e profissional seu maior portfólio. Dessa forma, você se tornará uma força de trabalho valiosa, alguém que certamente se destacará no competitivo mercado de trabalho.•

Leia também:

Iniciativa para o sucesso profissional

Estratégias para vencer o desânimo

Conheça:

Lições da Bíblia para o sucesso no trabalho

Não aguento meu emprego

Deixe um comentário

Inscreva-se em nossa newsletter e receba informações sobre nossos lançamentos!