Skip to content Skip to footer

Como não confundir palavras de afirmação com palavras de bajulação

O bajulador afasta as pessoas, pois parece falso. Ele compromete sua imagem e se coloca numa posição inferior e desinteressante.” Saiba mais!

Você gosta de falar palavras elogiosas às pessoas a quem ama, mas quer aprender a calibrá-las, para que não resvalem na adulação e na falsidade? Gosta de ouvir palavras de apreciação?

Sim?

Pode ser que você, leitor ou leitora, tenha “palavras de afirmação” como sua linguagem de amor principal.

O assunto é detalhado no livro As 5 linguagens do amor, sucesso escrito por Gary Chapman, doutor em Antropologia e autoridade em relacionamento interpessoal, casamento, criação de filhos e família. Para saber mais sobre o livro e obter insights de como descobrir sua linguagem do amor, acesse as leituras adicionais por meio dos links que estão ao final deste artigo.

Bajulação: uma armadilha

O Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa (Michaelis) define o termo bajular desta forma: “Adular com a intenção de obter algum tipo de vantagem”. Você já se viu rasgando elogios a alguém com o intuito de receber algo em troca? O que queria como retribuição? O que tal comportamento diz acerca de sua carências? Obter orientação de profissionais capacitados pode ser um passo importante para o seu desenvolvimento pessoal, especialmente se percebe que a postura bajuladora está afetando substancialmente sua vida.

Mas pode ser que você precise de alguns lembretes, apenas. As ponderações, a seguir, certamente ajudarão.

Palavras de bajulação versus Palavras de afirmação

Palavras de bajulação desagradam a Deus, pois prejudicam o próximo. A Bíblia diz: “Quem bajula os amigos prepara uma armadilha para os pés deles” (Pv 29.5). Preparar uma armadilha para os pés dos amigos é atitude totalmente contrária ao amor cristão, não é mesmo?  

Palavras de afirmação agradam a Deus, pois beneficiam o ser humano e são respaldadas pelo amor. Reflita sobre a orientação de Hebreus 10.24: “Pensemos em como motivar uns aos outros na prática do amor e das boas obras”.

Palavras de bajulação escondem a intenção de manipular. O bajulador elogia com o intuito de ganhar algo em troca. Ele não está comprometido com o impacto de suas palavras, mas com os benefícios que pode obter.

Palavras de afirmação evidenciam o desejo de edificar. Quem ama não se apressa a falar palavras elogiosas sem antes refletir sobre os frutos que gerará. Sua atitude é fundamentada na sinceridade e na lealdade.

Palavras de bajulação são artificiais. Elas são facilmente perceptíveis porque não se fundamentam na verdade. O próprio interlocutor percebe a inclinação para a lisonja exagerada. De alguma forma, elas desagradam e afastam, pois geram desconfiança. 

Palavras de afirmação são verdadeiras. Elas são respaldadas por fatos. Assim, transmitem credibilidade. O interlocutor sabe que são dignas de confiança, pois ecoam em seu ser e em seu modo de viver.

Palavras de bajulação atrapalham o crescimento. É como se fossem um adubo de péssima qualidade (e venenoso!). Elas até podem inflar o ego e gerar algum movimento num primeiro instante, mas logo perdem eficácia.  

Palavras de afirmação potencializam o desenvolvimento: Por terem a realidade e a integridade como seus selos de qualidade, as palavras de afirmação despertam, inspiram e motivam. O interlocutor se sente instigado a gerar sinergia com o que ouviu.

Palavras de bajulação afastam. Como quem dá um tiro no próprio pé, o bajulador afasta as pessoas, pois parece falso. Ele compromete sua imagem e se coloca numa posição inferior e desinteressante.

Palavras de afirmação aproximam. Pois todo ser humano precisa de feedback e busca conexão com pessoas de confiança. Todos querem um amigo sincero que tenha uma palavra apropriada e temperada com assertividade e bom senso.

Sugestões de leituras adicionais para você:

As 5 linguagens do amor”: você sabe qual é a sua?

Como as 5 linguagens do amor podem ser benéficas em sua vida profissional?

Conheça: Clique aqui para conhecer e adquirir livros da série As 5 linguagens do amor®.

Deixe um comentário

Inscreva-se em nossa newsletter e receba informações sobre nossos lançamentos!