Skip to content Skip to footer

Defenda a fé como Jesus faria!

“A gentileza que cativa”, lições para quem deseja praticar a apologética de forma realmente impactante

De que forma o cristão pode praticar a apologética, a defesa da fé, sem que isso abra espaço para discussões improdutivas, que mais afastam as pessoas do que as aproximam de Cristo?

Como tornar a conversa com aqueles que não creem mais rica e interessante, de modo que não haja hostilidade e intolerância no diálogo, mas, sim, uma troca respeitosa e inteligente em que não há vencedores e perdedores?

É possível aliar amor e razão, energia e sensibilidade em meio aos desafios do debate apologético?

Em A gentileza que cativa – Defendendo a fé como Jesus faria, Dallas Willard, autor best-seller e professor de filosofia da Universidade do Sul da Califórnia, esclarece essas e outras questões e convida o leitor para uma reflexão transformadora acerca dos princípios da apologética ao estilo de Jesus Cristo.

No livro, Willard dá insights para quem deseja ter uma postura confiante, humilde e bondosa diante daqueles que apresentam dúvidas, e traz à tona verdades contundentes sobre a fé e a vida cristã.

Para o Willard, não apenas o uso isolado da razão, da lógica e da verdade da doutrina tornarão o discurso do cristão eficaz. A abordagem daquele que defende a fé deve vir entremeado com um exemplo de vida cristalino e com a disposição de ajudar o próximo.

Conforme aponta, apologética não é bullying intelectual, não é menosprezo, e não é uma forma de levar as pessoas à salvação sem a graça de Deus. A apologética cristã é um serviço amoroso, um ministério de ajuda, e só ‘de modo amável e respeitoso’ as pessoas poderão ver, confirmar e sentir-se persuadidas a responder àquilo que o cristão tem a dizer.

“Nós trabalhamos com o Espírito Santo, mediante gentileza e respeito. Cedemos nossa capacidade de raciocínio ao Espírito Santo. Esperamos que Deus amplie essa capacidade e use nossas palavras, seguindo o ensinamento do Espírito Santo, para aliviar o fardo da dúvida de um coração atribulado”, diz.

No livro, Willard também elucida questões como a importância do conhecimento e da razão, o envolvimento de Deus na ciência e na tecnologia e o problema do sofrimento e do mal. Um livro curioso e altamente provocante que não pode faltar na biblioteca do cristão zeloso que deseja fazer a diferença no meio em que está inserido.

Que tal ter um testemunho verdadeiramente eloquente e impactar a vida das pessoas ao seu redor? O que acha de fazer do debate apologético uma oportunidade única para gerar empatia com aqueles que possuem aversão e dúvidas em relação à Palavra de Deus? Que tal defender a fé seguindo o próprio modelo de Cristo? Leia A gentileza que cativa, e inspire-se!

Conheça também:

Plano mestre de evangelismo

Teologia da trincheira

Deixe um comentário

Inscreva-se em nossa newsletter e receba informações sobre nossos lançamentos!