Skip to content Skip to footer

Desanimado com a igreja e confuso com a falta de unidade entre os evangélicos

Uma série de reflexões para quem deseja recuperar a alegria de ir à casa do Senhor

Seu sentimento é de consternação. Bastou navegar pelas redes sociais ou caminhar pelos corredores da igreja para que seu desânimo aumentasse. Por que isso está acontecendo? Sua resposta é imediata: “Porque os que deveriam dar exemplo de união são hostis entre si. Eles dão mau exemplo, afastam pessoas e promovem uma imagem negativa do cristianismo e da igreja evangélica. Quem se sentiria atraído a fazer parte de uma comunidade que está em pé de guerra contra si mesma?”.  

Por causa da falta de unidade entre os irmãos, você está confuso. Há tempos que você se vê lutando contra um desânimo que se faz cada dia maior. O que fazer?

A sua parte

Como nos outros artigos da série Desanimado com a igreja, propomos um caminho básico e profundamente espiritual, a partir de atitudes simples que produzem resultados, uma jornada que você pode empreender hoje, para revigorar sua alegria de ir à casa do Senhor.  

O que fazer para lidar com o desânimo e a confusão gerados pela falta de unidade entre os irmãos?

Faça a sua parte, sendo o diferencial.

Como?

  • Sendo um ser humano exemplar na conduta e no diálogo, que desperta empatia por causa de sua gentileza que cativa. Alguém de compartilha o evangelho de modo poderoso e eficaz porque é revestido de autoridade — a que vem da comunhão com Deus por meio da obediência às Escrituras e, portanto, cheia de discernimento.
  • Sendo um cristão que não se deixa levar por palavrórios, que sabe a diferença entre a boa e a má apologética, entre a pregação e a imposição, entre o bom e o ruim. Um servo de Deus que não gasta tempo com tolices e bate-boca, que é proativo na promoção da unidade e que sabe que há momentos em que não há resposta melhor do que o silêncio.

Uma reflexão

Digo mais uma vez: não se envolva em discussões tolas e ignorantes que só servem para gerar brigas.

O servo do Senhor não deve viver brigando, mas ser amável com todos, apto a ensinar e paciente.

Instrua com mansidão aqueles que se opõem, na esperança de que Deus os leve ao arrependimento e, assim, conheçam a verdade.

Que Deus lhe dê fortaleza e ânimo para voltar com alegria à casa do Senhor.

2Timóteo 2.23-25, NVT

Indicamos este livro para você:

A gentileza que cativa

Defendendo a fé como Jesus faria

Dallas Willard

Em A gentileza que cativa – Defendendo a fé como Jesus faria, Dallas Willard, autor best-seller e professor de filosofia da Universidade do Sul da Califórnia, convida o leitor para uma reflexão transformadora acerca dos princípios da apologética ao estilo de Jesus Cristo. Conforme aponta, a apologética cristã é um serviço amoroso, um ministério de ajuda, e só “de modo amável e respeitoso” as pessoas poderão ver, confirmar e sentir-se persuadidas a responder àquilo que o cristão tem a dizer.

No livro, Willard também elucida questões como a importância do conhecimento e da razão, o envolvimento de Deus na ciência e na tecnologia e o problema do sofrimento e do mal. Um livro que não pode faltar na biblioteca do cristão zeloso que deseja fazer a diferença no meio em que está inserido.

Outros artigos da série Desanimado com a igreja:

Desanimado com a igreja e decepcionado com Deus

Desanimado com a igreja por causa das polarizações políticas

Desanimado com a igreja e desiludido com os “irmãos”

Deixe um comentário

Inscreva-se em nossa newsletter e receba informações sobre nossos lançamentos!