Skip to content Skip to footer

Desanimado com a igreja e decepcionado com Deus

Uma série de reflexões para quem deseja recuperar a alegria de ir à casa do Senhor

O que aconteceu que o deixou desanimado com a igreja e decepcionado com Deus?

Você orou e sua oração supostamente não foi atendida? Teve uma desilusão e se pergunta por que Deus não a impediu? Foi injustiçado e guarda ressentimento porque se sentiu desamparado por Deus e pelos irmãos em um momento crucial?… Perdeu um ente querido e está revoltado porque Deus permitiu esse sofrimento?

Sofrimento…

Não raras vezes, os filhos e filhas de Deus vivenciam sofrimento. Apesar de terem um Pai Todo-poderoso ao seu lado, o fato é que nem sempre Deus os livra de experiências difíceis. Ele não lhes promete evitar toda e qualquer aflição, mas se apresenta como Deus que é refúgio e força, sempre pronto a socorrê-los.

“Deus é nosso refúgio e nossa força, sempre pronto a nos socorrer em tempos de aflição.”

Salmos 46.1, NVT

Convicção do amor de Deus e do papel singular da igreja

Se a dor bateu à sua porta e a desilusão está ofuscando a sua fé, tenha plena convicção de que Deus ama você, conhece a sua dor e quer ajudá-lo. Não se afaste dele.

Pelas atuais circunstâncias, você pode achar que Deus não o ama ou está indiferente à sua situação, mas a verdade é outra: Deus ama você com amor paterno e se importa com o impacto dos fatos em sua mente e coração.

Como filho amado, descanse na certeza de que, a seu tempo — o tempo perfeito —, Deus ministrará a cura, não necessariamente a que você quer, mas a que você precisa.

Não se afaste da igreja.

É justamente neste tempo que você precisa se fortalecer na oração, na adoração e na Palavra e estar perto de irmãos idôneos comprometidos com Deus. Não permita que o erro ou a distração de alguns gere amargura em seu coração. Não generalize nem acredite na ideia de que não existem cristãos fiéis para serem seus companheiros na jornada. Concentre-se em quem é bom exemplo e inspiração para você.

Descanse na soberania do Pai

Nem sempre a resposta de um pai é sim. Por ter mais discernimento e ver a realidade mais amplamente, um pai pode dizer “sim”, “não” ou “espere”.

O que Deus disse a você?

Seja qual tenha sido a resposta, descanse na soberania do Pai. 

Não busque explicações dos porquês Deus deixou algo ruim acontecer. Apenas contemple-o em sua grandeza. Silencie-se. Vivencie a sua dor, mas não pare nela, não creia que ela é o fim. Esteja convicto de que Deus entende seu pranto e tem restauração para você. Peça-lhe ajuda, estenda-lhe os braços e o deixe lhe dar consolo enquanto você chora. Ele limpará suas lágrimas.

Alguns livros que sugerimos para você:

A pergunta que não quer calar

Philip Yancey

Em A pergunta que não quer calar, Philip Yancey, um dos mais importantes autores cristãos da atualidade, aborda a difícil questão: “Onde está Deus no sofrimento” e mostra aos leitores um caminho pavimentado pela esperança e pela fé. A partir de sua experiência como jornalista e escritor, Yancey compartilha experiências obtidas por meio do contato com gente que passou pelas mais difíceis situações e oferece encorajamento num relato permeado de verdades e conselhos fundamentados na Palavra de Deus. Na obra, ele ainda dá orientação para aqueles que querem ajudar quem está passando pela dor. Um livro que estimula à reflexão e à ação.

Como Deus transforma a tristeza em alegria

Luciano Subirá

Em Como Deus transforma a tristeza em alegria, Luciano Subirá, pastor, escritor e conferencista, revela as respostas divinas para as questões que nos confrontam quando deparamos com a dor e o sofrimento. Por meio de uma curiosa análise de textos-chave do Antigo e do Novo Testamento, Subirá conduz o leitor a jornada de descobrimentos, cujo objetivo é informar, fortalecer, dar esperança e trazer um novo vigor para a vida.

Companhia na crise

Philip Yancey


Escrito por Philip Yancey no contexto da pandemia da Covid-19 e para pessoas aflitas em meio a emergências pessoais e comunitárias, Companhia na crise revisita os escritos de John Donne (1573–1631), um dos maiores nomes da literatura universal, quem passou por três ondas da Grande Peste, urgência sanitária que devastou a cidade de Londres em sua época. Na obra, Philip Yancey parafraseia os escritos do autor, numa jornada de 30 reflexões que mostram a relevância da fé em contextos traumatizantes e nos inspiram a enfrentar a vida como ela é, sem perder a esperança no amanhã. 

O fim do sofrimento

Maurício Zágari

Estruturado em torno de trinta afirmações que pessoas em sofrimento costumam expressar, o livro O fim do sofrimento, escrito por Maurício Zágari, aborda o fim do sofrimento não apenas no sentido de extinção do tempo de dor, mas, também, na sua finalidade e propósito, como circunstância que pode ser usada por Deus para nos moldar e aperfeiçoar. Um bálsamo para o fortalecimento e orientação de todos os que estão atravessando momentos difíceis.

Leia os outros artigos desta série:

Desaminado com a igreja e desiludido com os “irmãos”

Desanimado com a igreja por causa das polarizações políticas

Deixe um comentário

Inscreva-se em nossa newsletter e receba informações sobre nossos lançamentos!