Skip to content Skip to footer

Desanimado com a igreja porque parece que Deus não escuta minhas orações

Uma série de reflexões para quem deseja recuperar a alegria de ir à casa do Senhor

Quando você analisa lá no fundo de seu coração, percebe dois sentimentos incômodos: a decepção e a dúvida. Isso porque nada do que pediu a Deus aconteceu. Nada.

O pior é que você olha ao redor e tem a impressão de que todo mundo está muito bem, menos você. Até aquela pessoa que não está nem aí para a Bíblia, a igreja e a fé aparenta ser muito mais “abençoada” que você. Sua sensação é a de patinar sem sair do lugar, estancado (a) em dias apáticos, sem nunca ver seu sonho se tornar realidade.

“Por que Deus não realizou meu desejo, se tenho me esforçado tanto para ser um cristão fiel?”, você se pergunta. Infelizmente, percebe que sua fé está abalada. Por causa da decepção, já não tem ânimo de ir aos cultos ou de fazer parte de uma igreja. Você quer “dar um tempo”.

Se você se identifica com a descrição acima, leve em consideração as palavras do Salmo 73. Pare por um instante a leitura e reflita sobre esse texto precioso das Escrituras. Você pode acessar o Salmo 73 clicando aqui.  

Confie na soberania de Deus

Assim como você, o salmista estava desanimado, frustrado e abalado. De modo aparentemente contraditório, ele — um servo do Senhor — sofria, e os perversos, prosperavam. Ele indaga e desabafa: “Foi à toa que mantive o coração puro? Foi em vão que agi de modo íntegro? O dia todo só enfrento problemas; cada manhã sou castigado” (Sl 73.13-14).

Foi então que ele entrou no santuário de Deus — na ocasião, o templo de Jerusalém— e teve uma nova percepção da realidade. Assim a Bíblia de Estudo NVT descreve sua experiência: “Tomado de dúvidas, o salmista encontra o Senhor no santuário, amplia sua visão de modo a enxergar além desta vida e renova sua confiança em Deus (73.17-26). Suas dúvidas incômodas o levam a ter apreço maior pela verdade. Sabe que pode confiar em Deus, e que Deus o livrará (73.27-28)”.

“Então, entrei em teu santuário, ó Deus […].”

Sl 73.17

Apesar das circunstâncias, o salmista constatou que Deus segurava sua mão direita, o guiava com seu conselho e o conduzia a um destino glorioso (v.23-24). A despeito de toda luta, ele reconheceu que o Senhor Soberano era seu refúgio, a força de seu coração, sua possessão para sempre (v. 26-28). “Quanto a mim, como é bom estar perto de Deus! Fiz do Senhor Soberano meu refúgio e anunciarei a todos tuas maravilhas (Sl 73.28).

Aquiete-se

“Aquietem-se e saibam que eu sou Deus […].”

Sl 46.10

Nós, seres humanos, vemos o que é aparente e imediato.

Deus conhece a eternidade.

Como Pai e Senhor Soberano ele sabe o que é melhor para cada um de seus filhos. Ele sabe o que é melhor para você e seus entes queridos. Como Senhor Soberano ele pode dizer “não” sem lhe dever explicações. Ainda assim, pela fé, você pode ter certeza de que nada escapa aos olhos atentos do Pai, inclusive isso que o decepciona e lhe causa desânimo.

Por mais difícil que seja não conhecer todos os porquês, a confiança na soberania de Deus é suficiente para ajudá-lo a descansar em meio a este vale, a aquietar a mente na segurança que o Pai lhe oferece em suas promessas eternas. Você não está sozinho. Assim como o salmista, confie que Deus segura sua mão direita, o guia com seu conselho e o conduz a um destino glorioso” — um destino glorioso! Creia nisso!

Deus conhece seu desânimo. Ele vai ajudá-lo a lidar com essa situação. Aproxime-se dele. Não vá para longe. Peça-lhe forças, sabedoria e discernimento. Revigore-se com o que ele diz na Palavra. Avive a esperança. Alimente sua fé. Vá ao templo. Descanse em Deus.

Livros que indicamos para você:

A sala de espera de Deus

O caminho do desespero para a esperança

Lisânias Moura

Em A sala de espera de Deus, Lisânias Moura convida o leitor a entender que, apesar das dores e dos desapontamentos inevitáveis da jornada da vida, existe um Deus que sempre abre caminhos de saída quando nos sentimos abandonados ou encurralados pelas dores e lutas. À medida que explora lições contidas no livro do profeta Habacuque, o autor entrelaça com grande maestria histórias reais ouvidas ao longo de seu ministério pastoral com a sua própria, mostrando é possível ter esperança mesmo em meio às circunstâncias mais difíceis.  

Confiança inabalável

Um livro para quem quer vencer o medo e a ansiedade

Maurício Zágari

Em Confiança inabalável, Maurício Zágari compartilha princípios eficazes para quem quer enfrentar a vida com mais esperança, ânimo e disposição e mostra como a fé em Deus e naquilo que ele promete por meio da Palavra é a solução para lidar com as circunstâncias contrárias que acontecem ao longo da caminhada. Para isso, ele traz à tona trinta tipos frequentes de medos e ansiedades que afetam a maioria das pessoas e revela como cada um pode superá-los.

O Deus da esperança

Motivação e alegria em meio às dificuldades da vida

Flavio Valvassoura

Em O Deus da esperança, Flavio Valvassoura proporciona um verdadeiro banquete de inspiração a quem precisa de ânimo para vencer as lutas do dia a dia. Por meio de uma abordagem edificante, ele expõe verdades bíblicas que trazem ao coração do leitor a certeza de que Deus pode ajudá-lo a resolver as situações mais adversas do caminho e a vivenciar o melhor que o Pai tem para cada um de seus filhos.

Maior que a tempestade

O que você precisa saber para superar os momentos difíceis da vida

Rinaldo Seixas

Em Maior que a tempestade, Ap. Rina traz à tona exemplos poderosos da ação de Deus a favor de seu povo e expõe verdades edificantes que ajudarão os leitores a enxergar até mesmo os maiores infortúnios como oportunidades de crescimento e fortalecimento da fé. Para isso, ele mergulha nos exemplos inspiradores de servos de Deus, como José, Daniel, Elias e Paulo, e analisa mais de perto algumas das lições transmitidas pelo Senhor Jesus Cristo. Tudo isso em um texto cativante e gostoso de ler.

O que aprendi com as videiras

O caminho para uma vida frutífera

Beth Moore

Tendo como pano de fundo uma fascinante viagem pela Toscana, Itália, Beth Moore, conceituada autora e palestrante internacional, coloca em relevo alguns dos questionamentos que mais inquietam o ser humano: como propósito de vida, alegria genuína e futuro.

A cada capítulo, ela compartilha insights inspirados no cultivo das uvas, prática que traz analogias relacionadas à vida cristã. Ideal para quem deseja superar, se reinventar e partilhar o melhor que Deus tem para cada filho e filha, O que aprendi com as videiras tem ingredientes que certamente o tornarão uma leitura inesquecível e transformadora.

Leia também:

Desanimado com a igreja e desiludido com os irmãos

Desanimado com a igreja por causa das polarizações políticas

Deixe um comentário

Inscreva-se em nossa newsletter e receba informações sobre nossos lançamentos!