Skip to content Skip to footer

Desanimado com a igreja porque parece que ela não é relevante na sociedade atual

Uma série de reflexões para quem deseja recuperar a alegria de ir à casa do Senhor

Você reparou o verbo “parecer” logo no título deste artigo? Ele é crucial para entender a reflexão que as linhas a seguir lhe propõem. Você talvez olhe ao redor e não veja nada além de decadência, inversão de valores e desordem em todos os âmbitos da sociedade. Nesse cenário, tem a forte impressão de que a igreja perdeu relevância, tornando-se obsoleta e sem voz. Mas será que é assim? Como nos outros artigos da série Desanimado com a igreja, propomos aqui um caminho básico e profundamente espiritual para ajudá-lo a lidar com situações que causam desânimo. Sinalizamos respostas assertivas com potencial transformador, para desobscurecer sua forma de pensar. A verdade é que a igreja continua sendo sal da terra e luz do mundo, a noiva de Cristo, a multidão de homens e mulheres, crianças, jovens e idosos fiéis que seguem fazendo o bem, falando a verdade, agindo com integridade, honrando a Deus em pensamentos e atitudes. Eles e elas não estão necessariamente em evidência em plataformas midiáticas. Muitos são guerreiros silenciosos, que fecham a porta e oram em secreto, a seu Deus e Pai, em um quarto de oração. Ainda que não estejam sob holofotes humanos, atraem constantemente os olhos de Deus, quando clamam por si, por seus entes queridos e pela humanidade perplexa pelo que está acontecendo sob o sol. São pessoas corajosas que estão nas cidades, nos campos e nos confins da terra, nos morros, nos becos e nas nações em guerra, cujo amor pelas almas as leva onde há pobreza, hostilidade e extremismo, para demonstrar solidariedade e partilhar calor, para falar de perdão, restauração e boas-novas. Eles e elas são pedras vivas, com as quais um templo espiritual é edificado; são sacerdotes santos; povo escolhido, reino de sacerdotes, nação santa, propriedade exclusiva de Deus. São servos e servas que mostram às pessoas como é admirável aquele que os chamou das trevas para sua maravilhosa luz (1Pedro 2.5,9). Por causa deles e delas, a igreja continua pujante. Ela é formada por pessoas proativas e obedientes a Deus, íntegras no proceder, humildes de coração, atentas à realidade porque desejam influenciá-la para o bem. Ela está em todo lugar por meio da ação daqueles que são amigos de Deus, que não apenas dizem “Senhor, Senhor”, mas fazem a sua vontade. De fato, eles e elas conhecem a Palavra que diz: “Vocês serão meus amigos se fizerem o que eu ordeno” (Jo 15.14). Por isso, não se desanime porque parece que a igreja não é relevante na sociedade atual. Parece, apenas parece, porque sua atenção está no lugar indevido. Ajuste o foco e veja-se como parte deste povo. Você é igreja. Você é chamado a fazer a diferença, a ser sal da terra e luz do mundo, a dar bom testemunho onde está e por onde for, porque onde você estiver, ali estará a igreja. Sim, você já percebeu qual é a mensagem: “A igreja será relevante se você for um cristão relevante”. Faça a sua parte, seja fiel a Deus e uma bênção ao mundo.  

Livros que indicamos para você: 

Eu sou n

A voz dos mártires


Eu sou n reúne episódios reais que aconteceram com cristãos — da Nigéria à Malásia e ao Paquistão — entre os anos 2001 e 2015. Emocionantes e inspiradores, tais registros são verdadeiros exemplos de fidelidade diante da perseguição e uma fonte de encorajamento para a vida de fé. Um ponto importante é que o livro não tem a intenção de incentivar qualquer tipo de ódio em relação a determinados grupos religiosos. Pelo contrário, traz uma mensagem de esperança, no anseio de que haja paz e que todo ser humano tenha a oportunidade de conhecer e se entregar a Jesus Cristo.




Fé cidadã

Carlos Bezerra Júnior

Um convite à reflexão sobre fé, política e direitos humanos.

Em Fé cidadã, Carlos Bezerra Jr., médico, pastor, ativista social com ampla carreira política, atualmente Secretário Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social de São Paulo, faz uma relevante e contemporânea análise do cristianismo e da vida nas cidades, convidando os leitores para a prática da democracia e da cidadania, sob a bandeira de uma agenda bíblica e equilibrada.

Por meio de sua abordagem objetiva e esclarecedora, Bezerra Jr. traz à tona algumas das mazelas que afligem a sociedade brasileira e oferece ao público uma contribuição qualificada, apontando o caminho para que cada cidadão possa colaborar na construção de uma sociedade mais justa, livre e igualitária. Uma obra inspiradora, repleta de insights sobre a dimensão estruturalmente transformadora que a fé cidadã pode ter em meio à desigualdade social e aos sistemas que oprimem e excluem parcelas da população.

Teologia da trincheira

Antônio Carlos Costa

Verdades edificantes para uma vida cristã madura, fervorosa e integralmente missionária. Teologia da trincheira traz uma edificante compilação de textos escritos por Antônio Carlos Costa, pastor e fundador da ONG Rio de Paz. Profundamente inspirador, o livro aborda temas importantes da doutrina cristã e apresenta o caminho bíblico e cristalino para uma vida de fé fervorosa, comprometida com o Reino de Deus e com o próximo.

Uma fé pública
Miroslav Volf


Rico debate sobre as implicações da tolerância e da liberdade religiosa no ambiente polarizado de nossos dias.

Qual o papel da religião no cenário atual? Como os seguidores de Jesus podem manifestar sua fé num contexto de múltiplas religiões e de antipatia à fé cristã? De que maneira os cristãos podem exercer influência positiva sobre a sociedade contemporânea?

O renomado teólogo croata Miroslav Volf sistematiza as questões que afetam a presença cristã num mundo cada vez mais secularizado. Tendo como alvo a participação dos cristãos para o bem comum, Volf contribui decisivamente para o debate sobre as implicações da tolerância e da liberdade religiosa no ambiente polarizado de nossos dias.

Outros artigos da série Desanimado com a igreja:

Desanimado com a igreja e decepcionado com Deus

Desanimado com a igreja por causa das polarizações políticas

Desanimado com a igreja e desiludido com os “irmãos”


Deixe um comentário

Inscreva-se em nossa newsletter e receba informações sobre nossos lançamentos!