Skip to content Skip to footer

Dia 11 de fevereiro, Dia Mundial do Enfermo

O que você poderia fazer a favor de quem está doente?

Neste exato momento, enquanto lê este artigo, milhares de pessoas estão internadas em função de algum problema de saúde. Muitas estão passando por um intensivo tratamento em UTI; outras sendo submetidas a medicamentos fortíssimos.

Certamente, há quem esteja à beira de um procedimento cirúrgico complicado ou à espera de um parente atendido às pressas em um pronto-socorro. Nesse contexto, são muitos que se sentem angustiados após receber um diagnóstico preocupante ou as altas faturas médicas. É grande o número de pessoas desanimadas frente à batalha contra uma doença limitante e grave.

Pelos corredores dos hospitais e consultórios, pelos postos de saúde e clínicas de reabilitação há um sem fim de homens e mulheres, jovens, adolescentes e crianças que precisam de um toque de esperança e um novo fôlego para a caminhada; gente que precisa de conforto, alento e amor diante da difícil realidade que se instalou, seja em função da própria saúde ou da de um ente querido. Diante dessa situação, o que você poderia fazer para aliviar a dor de quem está sofrendo?

Que tal dedicar alguns minutos deste 11 de fevereiro, Dia Mundial do Enfermo, para orar a favor daqueles que estão enfrentando um momento difícil? Talvez esse seja o dia ideal para você fazer uma visita a alguém que conheça ou para participar de alguma ação especial de capelania hospitalar.

Este pode ser o momento adequado para deixar que palavras de esperança e conforto saiam de seus lábios e abençoem com ânimo e motivação alguém que já está cansado na jornada. Quando o apóstolo Paulo estava abatido pelas dificuldades do ministério, ele encontrou encorajamento na companhia de Tito: “sua presença foi uma alegria” (2Co 7.7), ele disse. Tito foi conforto para quem estava desanimado e levou, com sua presença, uma nova perspectiva para aqueles que estavam enfrentando batalhas externas e temores internos (v.5).

Você pode fazer assim também! Pense com carinho a respeito de como você poderia atuar em prol dos necessitados ao seu redor e engaje-se em favor do próximo. Seu abraço, suas palavras e seu gesto de amor cristão podem ser o diferencial na vida de alguém, especialmente em uma hora tão difícil.

Que este não seja apenas o Dia Mundial do Enfermo, mas, também, o dia da esperança, da alegria e da fé de que o melhor ainda está por vir… E jamais se esqueça: a oração de um justo tem grande poder e produz grandes resultados (Tg5.16).

Leia também:

Igreja e engajamento social: As dores e as alegrias da ação humanitária

Conheça:

O fim do sofrimento

O poder da igreja que ora

Deixe um comentário

Inscreva-se em nossa newsletter e receba informações sobre nossos lançamentos!