Skip to content Skip to footer

Como criar filhos mais felizes, emocionalmente saudáveis e seguros?

Clique aqui e confira algumas dicas preciosas de Kevin Leman!

Toda pessoa precisa de um líder de torcida na vida — alguém que acredite nela. Quando seu adolescente faz algo bem feito, comemore. Seja seu líder de torcida. Acredite, já existem pessoas suficientes implicando com ele por ter feito algo ou não.

Por isso, seu encorajamento realista é de grande importân­cia. Certifique-se de que ele saiba que você tem orgulho de quem ele é, não do que faz.

Palavras como:

“Matt, mal posso esperar para ver o que você vai fazer da vida. Uau, tenho tanto orgulho de você. Veja tudo o que você já realizou nos primei­ros 15 anos de sua vida.

Agora, a pessoa que você é — para mim e para seu pai — bem, estou impressionada. Acredito que você vai longe”. Essas são palavras de ouro para qualquer adolescente. Diga-as para seu filho e é bem provável que ele corresponderá a essas expectativas.

A maneira como você vê seu adolescente,

o jeito como conversa com ele ou sobre ele, e o modo como se comunica com ele vão definir o relacionamento de vocês por toda a vida. E o que você coloca na mala dele vai ajudar a prepará-lo para o futuro.

Ao longo do caminho, porém, não se esqueça da diversão. Viva de verdade com seu adolescente. Compre um sutiã tamanho PP para sua filha, mesmo que ela não precise. Separe um dia para uma excursão divertida a algum lugar bem distante, e inclua almoço, sorvete e muito tempo para conversar e rir.

Para celebrar a primeira aula de violão de seu filho de 15 anos, faça alguma coi­sa louca, como brincar no balanço do parque. Vá à sorveteria que costumava ir com seu pai (se você ainda conseguir encontrá-la) e tome milk-shake para comemorar o B que ela tirou na prova de ciências.

Vá viajar de mochila nas costas e acampar com a família.

Lembra daquela noite em que sua barraca quase foi varrida por uma pancada de chuva repenti­na? Ou da vez que seus dois adolescentes, tentando cozinhar um frango sobre a fogueira, jogaram a ave no lago, e depois recuperaram a carcaça para continuar cozinhando?

Essas experiências serão o combustível para muita risada quando vocês se reunirem e seu adolescente for um pai de 40 anos com dois filhos. Esses são os momentos de que seu filho se lembrará e manterá consigo a vida toda. Os momentos que estarão em seu “livro de recortes mental”, quer vocês tirem fotos ou não.

Transforme a tarde de domingo no momento do jogo de tabuleiro.

Use es­sas horas para desfrutar a companhia um do outro e conversar sobre o que é realmente importante na vida — até mesmo sobre coisas que você gostaria de ter feito de outra maneira.

Ou guarde dinheiro para uma viagem especial, e não deixe nada impedi-lo. Não há nada como uma longa viagem de carro para a conversa fluir (mas deixe os iPods em casa).

Portanto, vá a algum lugar,

qualquer lugar, junto com seu filho. E, oh, pense na diversão que vocês terão no caminho!

Pouco antes de minha quarta filha, Hannah, se casar, ela me deu o presente da minha vida no Dia dos Pais — a carta de uma filha preciosa para seu pai so­bre todas as maneiras como eu fiz diferença na vida dela. Não tenho vergonha de admitir que chorei. E desde esse dia, essa carta é um dos meus bens valiosos.

É uma carta que deixaria qualquer pai emocionado.

Claro, é um tapinha nas minhas costas como pai pelo que fiz certo. Mas não é isso o que deixa meus olhos marejados. Aquela carta me mostrou que minha filha Hannah, agora fora do ninho, voará alto porque está bem preparada para a vida.

Saiba mais sobre o livro Transforme seu adolescente até sextaclique aqui e leia a sinopse da obra!

Fique por dentro!

Quem é Kevin Leman?

Kevin Leman é um autor e psicólogo internacionalmente reconhecido. Fez pós-graduação e doutorado em Psicologia Clínica na Universidade do Arizona (EUA) e é fundador e presidente de CouplesofPromise, uma organização que tem por objetivo ajudar casais a permanecerem com um relacionamento sólido e feliz.

Suas afiliações profissionais incluem a Associação Americana de Psicologia, a Federação Americana de Artistas de Rádio e Televisão, o Registro Nacional de Provedores de Serviços de Saúde Psicológica e a Sociedade Norte-Americana de Psicologia Adleriana. Uma autoridade quando o assunto é comportamento e família.  

Conhecido por seu bom humor e praticidade, Kevin é autor best-seller do New York Times e já escreveu mais de 30 livros de sucesso sobre temas relacionados à vida conjugal e familiar, paternidade e desenvolvimento pessoal.

Entre eles, figuram as obras: Transforme seu filho até sextaO sexo começa na cozinha e Mais velho, do meio e caçula, publicados no Brasil pela Mundo Cristão. Casado há mais de 44 anos com Sande Leman e pai de 5 filhos, vive em Tucson, Arizona.

Outras obras do autor:

A diferença que a mãe faz

Acabe com o estresse antes que ele acabe com você

Entre lençóis

Direto ao ponto

Meu filho do coração

Transforme a si mesmo até sexta

Transforme seu filho até sexta

Novo casamento… novos filhos

Deixe um comentário

Inscreva-se em nossa newsletter e receba informações sobre nossos lançamentos!