Skip to content Skip to footer

Dicas para quem deseja ser narrador ou narradora de audiolivros!

Mercado desponta com expressivo crescimento no Brasil e traz oportunidades para profissionais da voz

Eles já eram conhecidos aqui no Brasil, talvez um pouco tímidos num primeiro momento, mas agora têm mostrado para o vieram e já movimentam um mercado pujante em franco crescimento em diversos países, e o Brasil não é exceção! Somente aqui, a produção e a oferta de audiolivros têm atraído investimentos milionários e conta com uma variedade de plataformas para compra e acesso às publicações, tudo facilitado pelos mais de 230 milhões de smartphones* em circulação no país (*FVG).

Com essa boa notícia, surgem oportunidades para profissionais da voz que desejam entrar no universo da narração de livros e fazer parte dessa tendência que só tem a crescer. Para saber mais sobre as expectativas do setor, clique no link abaixo e veja nossa entrevista com Clayton Heringer, produtor artístico da Tocalivros.

O universo dos audiolivros

Quer ser narrador? Temos dicas para você!

Como você já conhece, aqui na seção “Bastidores MC” trazemos notícias, entrevistas, artigos e curiosidades para quem ama livros, sejam impressos, digitais ou em áudio. A seguir, você confere algumas dicas importantes caso deseje ser narrador ou narradora de audiolivros.  Vamos lá?   

Antes de tudo: esqueça os estereótipos!

Pode ser que você pense que a voz “perfeita” para gravar um livro tem de ser aquela com um tom quase “divino”, grave, aveludado, imponente. Pode ser que acredite ainda que é necessário falar com um sotaque tido como “neutro” ou “padrão”. Nada disso! Toda voz tem potencial para gravar, pois cada obra, estilo, história, conteúdo e personagem exige um perfil de voz, um “temperamento interpretativo”.

Pratique a leitura e diferentes formas de interpretação

Para ser um bom narrador de audiolivros não há atalho: o profissional tem que gostar de ler e fazê-lo com fluência, dando ritmo, sonoridade e personalidade ao texto. Uma voz monótona ou uma narração “quebradiça” podem gerar o abandono do leitor-ouvinte ou a má compreensão do texto em si.

Para evitá-lo, além da prática enfocada, aulas de intepretação ajudam muito, especialmente no que se refere à narração de obras de ficção. Já para narrar não-ficção, aconselha-se pesquisar estilos de narração jornalística, como a de documentários e reportagens, pois viabiliza insights sobre velocidade, entonação, dicção e respiração.

Nada de “firula”

Quando estiver narrando, seja natural e não force nuances interpretativas, como se estivesse fazendo “locução de rádio” ou em uma “loja de rua”, como tido pelo imaginário popular. Aliás, nem os locutores profissionais de rádio ou de comércio aprovam locuções forçadas. Pense que a narração deve construir uma ponte com o leitor, algo gostoso de ouvir, pelo qual ele sinta empatia, possa se entreter, inclusive descansar, sem se distrair com possíveis vícios do narrador. Nesse sentido, há vídeos instrutivos no YouTube que podem proporcionar um interessante aprendizado para quem está começando na arte de narrar.

Beba água e aprenda a controlar a respiração

Um dos cuidados que são tomados durante a gravação de um audiolivro é justamente evitar que o registro fique com sons incômodos provocados pela boca seca ou saliva espessa ou pelos movimentos da língua. Por isso, sempre que for gravar ou participar de um teste, hidrate-se bem e leve uma garrafa com água em temperatura confortável para sua garganta. Evite consumir produtos excessivamente gelados nesses dias e adote práticas saudáveis de cuidado com a voz.

A respiração também é outro ponto importante: deve-se evitar lançar golpes de ar contra o microfone ou fazer fortes aspirações entre uma frase e outra. Toda a narração deve ser marcada por um cuidadoso controle no ato de respirar e projetar a voz, como se a respiração fosse algo silencioso, quase imperceptível aos aparelhos de captação e ao ouvido do leitor.

Aperfeiçoe a dicção

Faça exercícios de dicção com o objetivo de tornar cada palavra clara e bem pronunciada. Espera-se, de modo geral, mas com abertura a exceções, que os narradores pronunciem bem as sílabas, as tonicidades e as variações fonéticas. Importante: dicção não deve ser confundida com sotaque. E mais: Caso você tenha alguma dificuldade considerável no que se refere à pronúncia de algumas palavras, não se desanime. Existem profissionais que podem ajudá-lo (a).

Construa um portfólio e não tenha medo de começar devagar

Toda carreira começa com um primeiro passo. E muitas personalidades de sucesso tiveram um início aparentemente inexpressivo. Apenas aparentemente! Pode ser que você não comece narrando o principal best-seller do momento ou o autor mais lido dos últimos tempos (e pode ser que sim!). Caso comece com uma obra não tão conhecida, mantenha-se motivado (a) e proativo (a). Aproveite as pequenas oportunidades para criar e ampliar seu portfólio e faça contato com as produtoras. Isso dará a você um recurso valiosíssimo para mostrar aos editores o seu trabalho e perfil interpretativo.  

Para terminar, fazemos um esclarecimento importante: até o momento, a Mundo Cristão não é produtora de audiolivros. Por isso, não recebemos portfólios de narradores, ok?!  

Agora que já conferiu nossas dicas, acesse também outros conteúdos relacionados que você certamente vai gostar!

5 razões para você também investir em audiolivros

A Mundo Cristão agora em audiolivro

Deixe um comentário

Inscreva-se em nossa newsletter e receba informações sobre nossos lançamentos!