Skip to content Skip to footer

Duas alternativas para lidar com o estresse

Quem dá a dica é Stormie Omartian em seu livro O segredo da saúde total

Trecho do livro O segredo da saúde total – Corpo, mente e almaStormie Omartian

Da maneira como vejo, há duas alternativas para lidar com o estresse: fazer alguma coisa para mudar a situação ou aprender a se a adaptar “a toda e qualquer circunstância” (Fp 4:11) e se fortalecer física, mental e espiritualmente para sobreviver a ele.

Há muitas situações estressantes sobre as quais podemos fazer alguma coisa. Por exemplo, se você vive perto de uma rua muito mo­vimentada ou de um aeroporto e o barulho excessivo a está enfraque­cendo ou esgotando, pense na hipótese de se mudar para um bairro mais calmo.

Conheci pessoas que se mudaram para perto do mar porque adoravam a ideia, mas depois de alguns anos o barulho das ondas se tornou tão irritante que elas tiveram de se mudar para outro lugar um pouco mais longe da praia, onde podiam aproveitar a vista e manter o silêncio.

Se a sua rotina é estressante, pense em assistir a algumas aulas sobre administração de tempo ou ler um livro sobre o tema para se organizar melhor.

Se você é uma pessoa perfeccionista, tudo o que não é perfeito será motivo de estresse em sua vida.

Caso esteja enfrentando um relacionamento estressante (e, seja­mos sinceros, gente é o principal fator causador de estresse) e não perceba nenhum movimento na outra pessoa para melhorar sua atitude, leve a questão a Deus e diga: “Tudo bem, Deus, o que o senhor poderia mudar em mim para tornar esse relacionamento melhor?”. Se esse processo é doloroso? Com certeza! Morrer para nós mesmos é sempre doloroso.

Especialmente quando você está convencido de que a outra pessoa precisa de mais mudanças. Mas esse tipo de dor conduz à vida. A outra alternativa é igualmente sofrida, e acaba desembocando em doença e morte lenta.

Por isso, analise as fontes de seu estresse. Faça uma lista. Veja se há alguma coisa que pode ser mudada para aliviar o problema e, em seguida, tome a iniciativa quanto antes para fazer isso.

Se não con­seguir mudar a situação, reflita um pouco ou leia alguma coisa sobre como se fortalecer mental e emocionalmente para sobreviver ao es­tresse em sua vida. 

Saiba mais!
Clique aqui e leia a sinopse de O segredo da saúde total – Corpo, mente e alma, escrito por Stormie Omartian

Leia também:
Stormie Omartian: um testemunho de fé e transformação

Alegria na vida real

O caminho eficaz para um casamento feliz

Conheça:
Acabe com o estresse antes que ele acabe com você

Aprenda a dizer não

Seja feliz hoje

Deixe um comentário

Inscreva-se em nossa newsletter e receba informações sobre nossos lançamentos!