Skip to content Skip to footer

Frases e textos bíblicos sobre a amizade, para o devocional a sós ou com o pequeno grupo  

Selecionamos versículos bíblicos e trechos do livro “O poder da amizade”, escrito pelo Dr. John Perkins, para que você e seu pequeno grupo tenham um roteiro de reflexões sobre esse tema crucial da vida cristã

Talvez isto tenha acontecido com você: Num tempo livre, distraído enquanto se inteirava dos posts em rede social, um debate acalorado chamou sua atenção. Dois grandes amigos discutiam nervosamente. Entre palavras duras, frases ácidas e ofensas cortantes, ambos perderam o tom ao defenderem posições políticas distintas. O que era para ser uma saudável troca de opiniões tornou-se o estopim que destruiu a amizade.  Um deixou a igreja; o outro, a rede social. Amizade desfeita, ambos derrotados, igreja mais vazia, mundo que se escandaliza, amor que esfria.

Foi pensando nos leitores impactados por contexto semelhante — seja quem presenciou, quem brigou, quem se desiludiu ou quem se afastou — que selecionamos 10 trechos do livro O poder da amizade, para oferecer aos leitores e aos líderes de pequenos grupos subsídio para o estudo e a reflexão sobre o ter e fazer amigos, prática importante na vida cristã.  Em tempos em que a saudável troca de ideias perde terreno para a hostilidade e a intolerância, é fundamental revisitar verdades sólidas que elucidam o potencial pacificador e transformador de nossa fé.

Se você perdeu um amigo em decorrência de desentendimento e/ou se busca inspiração para fazer e/ou ser um bom amigo, este conteúdo foi pensado especialmente para lhe dar direção, inspiração e ânimo. Selecionamos 10 trechos do livro O poder da amizade, escrito pelo Dr. John Perkins + sugestões de versículos bíblicos que podem ser temas de estudo ou reflexão no devocional a sós com Deus ou em comunhão com seu pequeno grupo.

Como fazê-lo:

  1. Leia um ou mais trechos do livro O poder da amizade;
  2. Escolha um versículo bíblico complementar [eles estão logo após a sequência de trechos do livro];
  3. Medite nas verdades que eles trazem;
  4. Ore sobre o que tais textos falaram ao seu coração e passe tempo em silêncio diante de Deus;
  5. Compartilhe ou escreva as impressões que estão seu interior e as ações que pretende tomar a partir da reflexão;
  6. Finalize o momento com um cântico ou com uma oração de agradecimento.

Nosso desejo é que este conteúdo seja uma bênção para você!

Reflexões extraídas do livro O poder da amizade:

#1 A vida que importa

“Essa é, de fato, a essência da vida. A vida que importa. A boa vida. Não se trata de dinheiro, fama ou posses. É a vida cheia de amigos. Amizade com Deus e com os outros.”

#2 Disposição para ir mais fundo  

“Temos de nos arriscar a ir mais fundo do que apenas dizer oi e tchau. Devemos ter a disposição de aprender sobre os outros e abrir o coração para eles.”

#3 Sinceridade

“Concentre-se mais em ser um amigo do que em encontrar um amigo. Seja um bom ouvinte e abra-se com sinceridade.”

#4 Perdão

“Existe alguém a quem você precisa voltar e recuperar? Talvez um amigo que o machucou no passado possa se tornar um amigo melhor se você o perdoar e lhe der outra chance. Peça ao Senhor orientação sobre o que fazer… e obedeça.”

#5 Sem barreiras 

“Devemos ser honestos quanto às barreiras que construímos. De quem você não se aproxima? De pessoas pobres ou pessoas ricas? De pessoas negras ou brancas? De pessoas instruídas ou sem instrução formal? De pessoas de outros partidos políticos? De cristãos ou ateus? Se você é amigo de Deus e o caráter de Cristo está sendo desenvolvido em seu coração, essas barreiras constituem um pecado.”

Aqui no blogue MC: “Razões bíblicas para lutar contra o racismo”

#6 Superação 

“Deus sempre mantém o relacionamento maior que o problema. É isso o que a amizade faz. Podemos ter amigos que estão do outro lado da cerca da política, mas somos capazes de manter essa amizade porque manteremos o relacionamento maior que a política.”

#7 Tempo  

“Amizade é tempo que se passa junto. É encontrar-se em uma cafeteria uma vez por semana e depois levar a amizade a um nível mais profundo dividindo um jantar na casa um do outro. É ir a eventos esportivos juntos e encontrar espaço comum para edificar a amizade.”

#8 Mão estendida

“À medida que passamos pelas pessoas em nosso cotidiano, podemos orar e pedir ao Senhor que nos mostre como alcançá-las para ele. Ele pode nos mostrar uma necessidade que podemos atender ou uma pergunta que podemos fazer, ou uma ajuda que podemos prestar. Esses podem ser os passos iniciais em direção à amizade.”

#9 Cura

“A amizade preenche a dor em nossa alma e desfaz as barreiras que nos separam uns dos outros.”

“A amizade preenche a dor em nossa alma e desfaz as barreiras que nos separam uns dos outros.”

Dr. John Perkins

#10 Transformação

“Quando começamos a cooperar com o Espírito Santo e seguir sua liderança, somos transformados para sermos como Jesus. E ficamos entusiasmados por nos tornarmos amigos dos outros, sem nos importamos com a cor ou classe social deles, exatamente como fez Jesus.”

Fonte: O poder da amizade: a resposta para um mundo de solidão e discórdia / John M. Perkins, Karen Waddles; 1. ed. – São Paulo: Mundo Cristão, 2022, Pág. 145,148, 149, 150, 151, 152, 154, 159, 116.

Versículos bíblicos complementares:

  • Sl. 25.14
  • PV 11.9
  • PV 11.12-13
  • PV 17.14
  • PV 17.17
  • Ec 4.8-12
  • Jo 15.12-17
Saiba mais!

O poder da amizade: a resposta para um mundo de solidão e discórdia

Dr. John Perkins

Em O poder da amizade, o Dr. John Perkins, importante voz do movimento pelos direitos civis nos EUA, compartilha experiências de vida, explora histórias bíblicas e apresenta personalidades inspiradoras, convidando leitores e leitoras a imaginarem a possibilidade de uma realidade diferente da atual, cuja fragmentação, isolamento e desconfiança mútua nos afastam de Deus e do próximo.

Por meio de sua emocionante trajetória, você verá que a reflexão acerca do poder da amizade adquire importância não apenas maior como também surpreendente: pobreza, racismo, perdas e toda a sorte de infelicidades não têm o poder de mascarar a verdade essencial de que Deus nos ama, está próximo e conectado conosco. Ele é um amigo especial que nos ensina a fazer outros amigos.

Para comprar um exemplar impresso, clique aqui.

Prefere e-book, clique aqui.

Gostou do tema? Então, confira também esta dica: 

Amizade: Cultivando o companheirismo em nossa peregrinação

Tiago Abdalla

Curadoria Sementes

Em Amizade: Cultivando o companheirismo em nossa peregrinação, Tiago Abdalla nos relembra que fomos projetados para a vida em comunidade, não para o isolamento. Por meio de uma série de reflexões, o autor nos ajuda a entender melhor o que significa amizade na perspectiva bíblica, encorajando-nos a repercutir o mesmo amor que recebemos de Cristo quando ele se entregou por seus amigos.

Com esse objetivo, Tiago revisita referenciais bíblicos, filosóficos, literários e históricos que nos levam a enxergar a importância da intencionalidade ao construir e manter amizades leais e frutíferas.

Ao longo da obra, o autor elucida as marcas da amizade verdadeira, demarca obstáculos que a atrapalham, expõe seus falsos substitutos e nos mostra como trafegar pelos diferentes tipos de relacionamentos: no lar, na família de Deus e com pessoas que não compartilham a mesma fé.  

Amizade: Cultivando o companheirismo em nossa peregrinação faz parte da Curadoria Sementes, livros que trazem textos breves e impactantes e que estimulam o leitor e a leitora a refletirem sobre temas necessários para a igreja de Cristo.

Deixe um comentário