Skip to content Skip to footer

Desanimado com a igreja e cansado do “mundo gospel”

Uma série de reflexões para quem deseja recuperar a alegria de ir à casa do Senhor

Você se sente cansado. A sensação é a de que tudo virou um grande comércio, um show de vaidades, uma corrida por likes, por vendas, luzes, aplausos, seguidores e fama… Você terminou de buscar um vídeo no YouTube e de dar scrolls no Instagram, ficou perdido, percebeu-se frustrado. É tanto conteúdo, tanta opinião, tantos títulos, tantas estratégias, tantas entrevistas, tantas, tantas… tantas… Ufa! Será que Deus ainda está nesta história?  

Se você se identifica com o quadro apresentado, é possível que esteja com certa nostalgia de um tempo em que “tudo era diferente”, ande bastante crítico e tema que tudo perca a graça, inclusive o costume de ir à igreja, atividade que você amava. Você está desanimado.

Neste artigo, apresentamos a você uma via para acalmar seu coração e ajudá-lo a ajustar o foco, para ver com mais claridade e avivar sua espiritualidade:

Olhe para Jesus.

Em tempos de cansaço, você será prejudicado se gastar sua energia com o que é supérfluo. Ao invés de minar seu vigor examinando falhas alheias, avive seu fervor ao passar mais tempo com Jesus, na leitura da Palavra, no louvor e na oração. Tenha mais períodos de silêncio, reflexão, autoexame e intercessão. Peça discernimento ao Espírito Santo, ele vai conduzi-lo ao que é bom, essencial e verdadeiro. Seja seletivo, não desperdice tempo com o que não o edifica.

Em seus momentos de comunhão com o Senhor, fale sobre o que o frustra, comente acerca do que o abate, peça-lhe para usá-lo poderosamente nesta geração, a ser uma voz autêntica. Avalie sua vida. Seja bênção.

Se você passar mais tempo olhando para Jesus e menos para os homens, ele lhe dará sabedoria para trafegar por este tempo e seus desafios, para denunciar o pecado e ser bom exemplo. Ao passar mais tempo com Jesus, você gastará menos tempo com quem não merece sua atenção. Pense nisso.    

Livros que sugerimos para você:

Espiritualidade no chão da vida

Organizado por Valdir Steuernagel

Organizada por Valdir Steuernagel, uma das mais respeitadas lideranças evangélicas do país, e sob a direção dos mentores do Projeto Grão de Mostarda (PGM), iniciativa que tem como objetivo dar suporte a jovens líderes na busca por uma espiritualidade simples, transparente, que abrace a vida por inteiro em sua dimensão individual e comunitária, o livro Espiritualidade no chão da vida convida o leitor a uma mesa de conversa sobre coração e ação, amor e serviço, oração e vocação.

Juntos, especialistas como Karen Bomilcar, Osmar Ludovico, Marcos Almeida, Ricardo Barbosa, Rosana Basile, Ziel Machado e mais de 30 personalidades compartilham questões que abarcam diferentes contextos da experiência humana, aprofundam reflexões sobre pessoalidade, comunidade, vocação e cidadania e descortinam uma nova perspectiva diante da realidade.

Formação espiritual

Organizado por Valdir Steuernagel

Formação espiritual vem como um despertar para quem deseja ter um novo estilo de vida, rever as prioridades e encontrar inspiração para o dia a dia. No livro, os autores Valdir e Silêda Steuernagel, Osmar e Isabelle Ludovico, Ricardo Barbosa e Ziel Machado dão uma pitada mais que saborosa do seu legado espiritual construído através do discipulado, com o propósito de oferecer aos leitores um roteiro que, por meio de temas cotidianos, descrevem uma caminhada de comunhão e relacionamento com Deus e com os irmãos.

Inspiratio

Osmar Ludovico

Em Inspiratio, Osmar Ludovico propõe uma caminhada de fé que vai na contramão dos modismos, dos grandes espetáculos, da religiosidade superficial, do que é exuberante mas vazio. Ele propõe um retorno ao simples, ao silencioso, ao pequeno e ao profundo como o caminho para um encontro sem igual com Deus. No livro, o autor traz uma visão holística da Igreja e sua missão, com orientações indispensáveis para uma espiritualidade verdadeira, e instiga seus leitores a buscar na espiritualidade clássica meios atuais de encontrar a Trindade Santa em meio aos ruídos da contemporaneidade.

Paixão radical

Sara Barratt

Paixão radical mostra que fervor e compromisso com Deus independem da idade e que poucas situações são mais transformadoras para um jovem ou uma jovem que estar radicalmente apaixonado e compromissado com Jesus.

Conforme esclarece Sara Barratt, importante voz cristã jovem na atualidade, Deus não está à procura de pessoas perfeitas, mas, sim, das apaixonadas. Tal compreensão muda tudo, nos torna aceitos, nos estimula à santidade e nos faz buscar algo mais, a plenitude no relacionamento com o Senhor.

Por meio da obra, Sara encoraja cada jovem a priorizar o que é realmente importante, a sair do raso e a descobrir que ao perder o controle o cristão está na completa dependência do Deus Criador. Como Sara bem lembra, não é necessário esperar envelhecer para construir profunda comunhão com Deus. O tempo é hoje, e a hora é agora.

Outros artigos desta série:

Desaminado com a igreja e desiludido com os “irmãos”

Desanimado com a igreja por causa das polarizações políticas

Leia também:

Há muito mais do que parecer legal ou gospel. Está na hora de sair do raso e se deixar abraçar pelo amor que vai revolucionar sua vida!

Deixe um comentário

Inscreva-se em nossa newsletter e receba informações sobre nossos lançamentos!