Skip to content Skip to footer

“Livro acessível”. O que é? Como adquiri-lo?

Conversamos com a equipe do Portal do Livro Acessível, iniciativa que viabiliza a compra ou a encomenda de livros adaptados às necessidades de pessoas com deficiência visual

Você sabia que pessoas com deficiência visual contam com uma prestação de serviço que viabiliza a compra ou a encomenda de livros em formato acessível?

Conheça o Portal do Livro Acessível, uma ação do Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL) e do Ministério Público Federal (MPF), que busca garantir aos deficientes visuais igualdade de oportunidades no que diz respeito ao acesso à produção literária disponível em língua portuguesa. A Editora Mundo Cristão apoia essa iniciativa!

Importante medida de inclusão social e de cidadania, o Portal do Livro Acessível facilita a interlocução entre editoras e leitores, por meio da plataforma on-line livroacessivel.org.br, tornando mais prática a aquisição de livros adaptados em formatos acessíveis. O valor do livro acessível não superará o do livro impresso padrão.

O serviço não determina um formato específico. A editora responsável pela obra deve providenciar o título no formato que estiver disponível em sua produção, contanto que atenda à definição da Lei Brasileira de Inclusão (LBI) para livros em formatos acessíveis. Para mais detalhes, clique aqui ou no logotipo “Livro acessível”, no rodapé da página.

Toda obra lançada no Brasil pode ser adquirida por meio do Livro acessível?

Conforme elucida Meri Gleice Rodrigues, bibliotecária do SNEL que atende ao portal, de acordo com a Lei nº 13.146 de 6 de julho de 2015, em seu art. 42, § 1º, é vedada a recusa de obra intelectual em formato acessível sob qualquer argumento. Sendo assim, todas as editoras são obrigadas a disponibilizar para compra todo seu catálogo em formato acessível, exceto as obras que não são mais comercializadas (fora do catálogo) e obras traduzidas antes da implantação efetiva das ações do Portal do Livro Acessível.

Confira a lista de editoras aderentes

O atendimento é feito apenas para pessoa física, e não inclui solicitações de obras didáticas, que são fornecidas pelo Ministério da Educação (MEC). O portal só indica obras paradidáticas.

Como um interessado em adquirir um livro acessível deve proceder?

Para solicitar um livro acessível, o usuário deve entrar no Portal do Livro Acessível (livroacessivel.org.br), realizar o cadastro e solicitar a(s) obra(s) que deseja comprar. A partir de então, a equipe de atendimento verificará se a(s) obra(s) estão disponíveis nas lojas virtuais e encaminhará ao usuário uma lista de lojas que dispõem da publicação.

Quando a equipe não encontra a(s) obra(s) nas lojas virtuais, a solicitação é encaminhada para a editora responsável, para que a própria editora atenda à solicitação do usuário. A partir daí, a equipe de atendimento do portal monitora a interlocução entre a editora e o usuário, de acordo com as informações do pedido.

Segundo Meri Gleice, os prazos para atendimento dependem de situações específicas, já que obras com muitas informações, tais como ilustrações, mapas e gráficos, demandam tempo maior de produção. Os prazos geralmente variam entre cinco e sessenta dias, e o atendimento abrange todo o território nacional.

Serviço:

Portal do Livro Acessível

livroacessivel.org.br

Leia também:

O universo dos audiolivros

Deixe um comentário

Inscreva-se em nossa newsletter e receba informações sobre nossos lançamentos!