Skip to content Skip to footer

Internet e qualidade da informação

Não acredite em tudo o que dizem por aí, mas seja cuidadoso e cheque a veracidade do que está sendo comunicado

Sim, a Internet é uma verdadeira maravilha do mundo moderno! Hoje, com apenas um clique, temos acesso a conteúdo produzido nos cinco continentes, de forma rápida e prática.

Com a rede mundial de computadores, a disseminação de informação noticiosa se reinventou, dividindo o espaço que antes pertenciam apenas aos veículos tradicionais, como os jornais, revistas, rádio e TV, com as redes sociais e com os blogs, que permitem ao próprio usuário divulgar fatos e ideias.

Infelizmente,

nessa nova e rica realidade, nem tudo são flores. A extrema facilidade que a Internet possibilitou para a disseminação de informação descortina uma problemática: a qualidade daquilo que está sendo comunicado. Será que dá para acreditar em tudo?

A resposta é “não!” De fato, a Internet também serve de terreno a pessoas de má fé que utilizam das benesses das plataformas digitais para promover mentiras e crimes de todo tipo. É preciso navegar com cuidado, examinando com rigor tudo aquilo que é transmitido como entretenimento e informação. Saber filtrar o que é realmente digno de crédito é um imperativo para quem não quer ser ludibriado por sofismas e falácias.

Nessa ambiência,

o usuário precisa avaliar com perspicácia as fontes, os interlocutores e as intenções de um conteúdo divulgado. Ir além da manchete, contextualizar narrativas, checar a veracidade dos acontecimentos e a credibilidade dos veículos são posturas básicas e fundamentais.

Uma atitude simples e que pode ser bastante curiosa é justamente comparar a informação publicada entre diversos veículos que tenham noticiado um mesmo fato. As discrepâncias podem ser assustadoras!

Quando o assunto envolve a divulgação de conteúdo referente à fé, o leitor precisa ser ainda mais cuidadoso para não cair em engodos. Por isso, dedicar-se para construir um repertório rico e diversificado é importante. Isso é possível mediante o estudo, a leitura e a apuração de fatos relacionados a um tema em questão.

Para o cristão,

por exemplo,é fundamental consultar a Bíblia, pois nela estão contidas as verdades concernentes à fé que professa. O ato de checar na Palavra se uma ideia é fidedigna foi elogiado pelo escritor do Livro de Atos, ao falar acerca dos judeus que moravam em Bereia: “Todos os dias, examinavam as Escrituras para ver se Paulo e Silas ensinavam a verdade” (Atos 17.11, NVT). Assim como os bereanos, devemos ter a atitude de analisar o conteúdo que nos é transmitido, antes de aceitá-lo como verdade. 

Diante disso, não seja inocente. Seja exigente e zele para consumir material produzido com ética e equidade. Há algum mal em navegar pela Internet? É claro que não! Aproveite essa ferramenta poderosa usufruindo do que ela tem de melhor.

Tendo esses critérios em mente, trafegue seguro por páginas, canais e perfis que sejam realmente edificantes para o seu coração, úteis para o seu crescimento e indispensáveis para a sociedade. 

Leia também:

Crianças e Internet4 apps para aumentar sua produtividade

Conheça:

Atenção! tem gente influenciando os seus filhosFundamentos da teologia da educação cristã

Deixe um comentário

Inscreva-se em nossa newsletter e receba informações sobre nossos lançamentos!