Skip to content Skip to footer

Histórias e informações surpreendentes que nos convidam a ter mais compaixão por quem vive nas ruas

Conheça “Invisíveis: Como o amor nos abre os olhos para pessoas marginalizadas” livro de Terence Lester, lançamento da MC

Quase 222 mil brasileiros vivem nas ruas. A aterradora estatística divulgada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) em junho de 2020, e que engloba apuração do mês março do mesmo ano, sinaliza crescimento de 140% no contingente de pessoas em situação de rua em comparação com 2012. Apenas na cidade de São Paulo, maior metrópole e polo econômico do país, as cifras ultrapassam os 500%, considerando os últimos 28 anos: de 4 mil a mais de 24.300 pessoas. Os dados são da prefeitura da capital paulista. Tal realidade tende a se agravar no contexto pós-pandemia.

Embora o número de moradores de rua seja vergonhosamente imenso no Brasil, a dura realidade é que esses homens, mulheres e crianças passam despercebidos por grande parte da população, seja pelo afã da correria diária ou pela insensibilidade muitas vezes fundamentada na falta de informação ou na concepção de estereótipos que massificam e despersonalizam.

Será que tais pessoas são realmente “preguiçosas e ignorantes”? Será que escolheram ser pobres? Estão nessa situação por própria culpa? Têm sérios problemas morais e espirituais? É com o intuito de gerar uma profunda reflexão acerca do assunto que Terence Lester, fundador e diretor executivo da Love Beyond Walls, organização dedicada ao cuidado de moradores de rua e marginalizados em geral, escreveu o livro Invisíveis: Como o amor nos abre os olhos para pessoas marginalizadas, lançamento da Mundo Cristão.

Um livro factual

Em Invisíveis, Terence compartilha sua própria experiência ao entender, em primeira mão, o que é morar nas ruas. Para isso, se propôs a vivenciar aquilo que os “invisíveis” passam no dia a dia. À medida que compartilha histórias de vida, expõe fatos e denuncia gravíssimos problemas sociais, apresenta maneiras efetivas e comprovadas de tratar da pobreza na prática. Longe de desafiar o leitor a fazer caridade, Terence o convida a amar sem condições, a ressignificar a própria existência, assumindo o serviço como um estilo de vida, e não um evento.

Ao longo dos capítulos, o autor combina seu conhecimento bíblico com as experiências que vivenciou no passado e vivencia no presente, criando um pano de fundo humanizado e factual, para que o leitor entenda a complexidade de temas como pobreza e situação de rua. A cada novo insight de sua ampla investigação, contribui de modo inovador para a desconstrução de crenças equivocadas em torno do assunto. “Faça uma pausa para se perguntar: Como vejo os pobres? Quais são minhas pressuposições a respeito de indivíduos que estão em situação de rua e pobreza?’. E, talvez algo ainda mais importante, avalie de onde vêm essas crenças”, propõe.

É necessário ouvir as histórias daqueles que vivenciam essas realidades: as crianças nascidas nas ruas, pessoas que perdem tudo por causa do falecimento de um ente querido ou em razão de problemas de saúde inesperados, jovens nas ruas em decorrência da instabilidade de suas famílias ou porque se identificam com a comunidade LGBTQ+, mulheres que tentam escapar de violência doméstica e pessoas que perderam um emprego com bom salário.

Terence Lester

Temas importantes da atualidade

No livro, Terence também denuncia a endêmica ganância que afeta a sociedade pós-moderna, o sistema capitalista como divisor social — que valoriza as pessoas pelo que elas adquirem —, e o crescente abismo econômico entre ricos e pobres. Além disso, escancara o longevo racismo e seu impacto. Dessa forma, elucida responsabilidades e soluções e desperta a atenção do leitor para o processo de gentrificação, sistema de valorização imobiliária de zonas urbanas, geralmente acompanhado pelo deslocamento de pessoas mais pobres para outras regiões, não raras vezes sem infraestrutura e acesso a serviços básicos.

Ao passo da leitura, Terence também descreve a organização na qual exerce seu ministério, a Love Beyond Walls [Amor Além dos Muros], e sua luta em prol das pessoas indefesas, com o objetivo de levá-las a alcançar uma vida menos sofrida. Invisíveis é um livro transformador, ideal para toda a qualquer pessoa que deseja romper com a bolha da indiferença, enxergar a realidade em tons concretos e encontrar um novo sentido para a vida por meio do amor e do serviço.

Leia este livro com avidez e permita que Terence lhe comunique gentilmente o que está na alma dele. Terence o ajudará a ver a pobreza com outros olhos. Não deixará que você caia em desespero, mas o conduzirá à terra prometida de esperança, em que soluções reais e amor o aguardam. Prepare-se para reflexões profundas que o levarão a amar além dos muros e participar das mudanças. Acompanhemos o autor a lugares que outros não ousam visitar. Rompamos a escuridão e descubramos mais sementes prontas para ver a luz do dia.

Dave Gibbons
Conselheiro, palestrante a autor

Invisíveis: Como o amor nos abre os olhos para pessoas marginalizadas já está à venda no e-commerce da Mundo Cristão, nas livrarias e nas principais lojas virtuais.  

Para adquirir o seu exemplar, clique aqui.

2 Comments

Deixe um comentário