Skip to content Skip to footer

Jesus conhece a sua dor

E é por isso que você poder ter esperança ao passar por momentos difíceis

Por Max Lucado em Deus está com você

No mesmo instante em que sua divindade se tornava inalcançável, bem na hora em que sua santidade se tornava intocável e assim que sua perfeição se tornava inimitável, o telefone toca e uma voz sussurra: “Ele era humano. Não se esqueça. Ele tinha carne”.

Na hora certa somos lembrados de que aquele a quem oramos entende nossos sentimentos. Ele conhece a tentação. Ele se sentiu desanimado. Ele teve fome, sentiu sono e se cansou.

Ele sabe como nos sentimos quando o despertador toca. Ele sabe como nos sentimos quando nossos filhos querem coisas diferentes ao mesmo tempo. Ele balança a cabeça, compreensivo, quando oramos irados. Ele se compadece quando lhe dizemos que há mais coisas para fazer do que jamais poderá ser feito. Ele sorri quando confessamos nosso cansaço.

Mas somos gratos a João por optar incluir o versículo 28 no capítulo 19 de seu evangelho. Lemos simplesmente isto: “Tenho sede”.

Não era o Cristo que estava com sede. Era o carpinteiro. E aquelas são palavras de humanidade no meio da divindade.

Essa frase bagunça o esboço do seu sermão. As outras seis declarações estão mais “de acordo”. São clamores pelos quais poderíamos esperar: o perdão aos pecadores, a promessa do paraíso, o cuidado de sua mãe, até mesmo apelar a Deus dizendo: “Meu Deus! Meu Deus! Por que me abandonaste?” é uma coisa poderosa (Mt 27.46).

Mas “tenho sede”?

Bem na hora em que havíamos entendido tudo. Bem na hora em que a cruz estava embalada e definida. Bem na hora em que o manuscrito estava concluído. Bem na hora em que havíamos inventado todas aquelas bonitas e claras palavras terminadas em “ação”, como santificação, justificação, propiciação e purificação.

Bem na hora em que colocamos nossa grande cruz dourada sobre nossa grande torre dourada, ele nos lembra que “a Palavra tornou-se carne” ( Jo 1.14).

Ele quer que nos lembremos de que ele também era humano. Ele quer que saibamos que ele também conheceu o zumbido do enfado e o cansaço que surge com os dias longos. Ele quer que nos lembremos de que nosso desbravador não usava colete à prova de balas, nem luvas de borracha, nem uma armadura impenetrável. Não, ele abriu o caminho da nossa salvação por entre o mundo que você e eu enfrentamos diariamente.

Ele é o Rei dos reis, o Senhor dos senhores, e a Palavra da vida. Mais do que nunca, ele é a Estrela da manhã, a poderosa salvação e o Príncipe da paz.

Mas há momentos em que somos restaurados ao nos lembrar de que Deus se fez carne e habitou entre nós. Nosso Mestre soube o que significava ser um carpinteiro crucificado que teve sede.•

Saiba mais!

Essa e outras belas mensagens escritas por Max Lucado estão no livro Deus está com você – Esperança e encorajamento para o seu dia a dia. Para ler sinopse da obra, clique aqui.

Leia também:

10 conselhos para quem está pensando em desistir

Você já se sentiu derrotado na fé?

Assuma o controle de seu estilo de vida

Livros que recomendamos para você!

No olho do furacão

Deus está aqui

Sinais da graça

Surpreendida pela glória

Deixe um comentário

Inscreva-se em nossa newsletter e receba informações sobre nossos lançamentos!