Skip to content Skip to footer

Leitura devocional da Bíblia e transformação de vida

Adicione a leitura diária da Palavra de Deus a seu cronograma de atividades saudáveis

Hábitos saudáveis geram qualidade de vida, fazem bem e colaboram com o desenvolvimento. Exercitar-se consistentemente, por exemplo, com disciplina e assiduidade, viabiliza a manutenção da saúde física e mental e produz reflexos positivos na otimização de processos cerebrais, como o fortalecimento da memória e a produção de neurotransmissores que geram bem-estar, como a endorfina e a serotonina. Assim também a administração de uma alimentação balanceada se torna poderosa aliada na prevenção de doenças de todo tipo. Bons hábitos alimentares protegem, fortalecem e proporcionam melhor desempenho do organismo. É realmente um dom e uma responsabilidade cuidar de nossa vida com sabedoria, para desfrutarmos do melhor que ela tem a nos oferecer.

A este ponto você pode estar se perguntando: “E o que isso tem a ver com leitura devocional e vida cristã?” “De que forma tais verdades se relacionam com minha espiritualidade?” Prossiga a leitura e pensemos juntos.

Antes de mais nada, tenha em mente que não falaremos sobre dieta ou exercício físico. Esses exemplos foram dados como pano de fundo para chamar sua atenção para a importância dos hábitos salutares como comportamento que promove resultados promissores e como determinação que depende de cada um de nós. Dentre tantos bons hábitos, queremos incentivá-lo a juntar mais um a seu cronograma de atividades benéficas, uma prática que pode transformar sua vida: a leitura da Bíblia.

Leitura diária da Bíblia: Um hábito saudável

“Feliz é aquele que não segue o conselho dos perversos, não se detém no caminho dos pecadores, nem se junta à roda dos zombadores. Pelo contrário, tem prazer na lei do Senhor e nela medita dia e noite” (SL 1.1-2, NVT).

Por meio da leitura da Bíblia, o cristão alimenta coração e mente com a verdade relevada do Criador, nutrindo a vida espiritual com pensamentos do alto. Assim como o sustento do corpo e o fortalecimento dos músculos exigem regularidade, da mesma forma acontece com o crescimento espiritual. Cristãos fortes e maduros são aqueles que reconhecem a necessidade de permanência com a Bíblia, meditando em seus ensinamentos e extraindo dela o alimento que os manterão vigorosos na jornada.

“Como bebês recém-nascidos, desejem intensamente o puro leite espiritual, para que, por meio dele, cresçam e experimentem plenamente a salvação, agora que provaram da bondade do Senhor” (1Pe 2.2-3).

Um ponto curioso — e preocupante — é que, infelizmente, nem sempre desejamos intensamente o contato com a Palavra de Deus, e isso pode ser evidenciado ao contrastarmos o tempo dedicado ao estudo da Bíblia com o período investido em outras atividades. Não é raro que muitos de nós passemos muitíssimas horas a mais navegando pelas redes sociais ou assistindo à TV do que alimentando-nos e exercitando-nos na fé por meio do contato com as Escrituras. Se assim acontece, não é à toa depararmos com indícios de fé vacilante.

A leitura diária da Bíblia traz benefícios que reverberam na vida como um todo. Reparemos a pessoa retratada no Salmo 1: “ela tem prazer na lei do Senhor e nela medita dia e de noite”. O conhecimento advindo do contato com a vontade revelada de Deus influenciou seu proceder: “ela não segue o comportamento dos perversos, nem se junta à roda dos zombadores”. Tal pessoa, diz o salmista, “feliz é”. Por meio do Salmo 1 inferimos que conhecer e praticar a Palavra de Deus tem implicações na vida diária, permeando aspectos como conduta e relacionamento interpessoal. A Bíblia nos dá sabedoria para viver.

Sabedoria para viver

O cristão que estuda a Bíblia diariamente traz Deus para o cotidiano, para o vaivém das atividades corriqueiras, para os dilemas que o assaltam, para os desafios que se colocam diante dele. Quando o cristão conhece os maravilhosos feitos de Deus, revive relatos que demonstram sua grandeza e submete-se à sua onipotência, tem convicção de que não está sozinho no drama da existência. Ele conta com um Deus e Pai Todo-poderoso que tem zelo por seus filhos.

E é por relacionar-se com um Deus de amor, que é Pai, que o cristão tem consciência de que os preceitos da Palavra foram escritos visando ao seu bem, para que viva em paz, frutificando em toda boa obra. Ao invés de enxergar a Bíblia como um livro de regras, a valoriza como um manancial de sabedoria prática para as diversas esferas da atividade humana: família, trabalho, casamento, criação de filhos, vida social e espiritual.

“Feliz é a pessoa que encontra sabedoria, aquela que adquire entendimento. Pois a sabedoria dá mais lucro que a prata e rende mais que o ouro. A sabedoria vale muito mais que rubis; nada do que você deseja se compara a ela. Com a mão direita, ela oferece vida longa; com a esquerda, riqueza e honra. Ela o guiará por estradas agradáveis; todos os seus caminhos levam a uma vida de paz. A sabedoria é árvore de vida para quem dela toma posse; felizes os que se apegam a ela com firmeza” (PV 3.13-18, NVT).

Se você deseja implementar a leitura da Bíblia à sua rotina de hábitos saudáveis, confira as dicas a seguir:

3 dicas para desenvolver o hábito diário da leitura devocional da Bíblia
  • Priorize seu momento com Deus: Se você tivesse a oportunidade de consultar o mais sábio e prestigiado CEO do planeta diariamente, com quem poderia obter conselhos eficazes todos os dias, como avaliaria a possibilidade de encontrar-se com ele? Você viveria postergando a reunião ou reconheceria que tem um privilégio? (Calma… calma… não queremos comparar Deus com um CEO). Por meio desse exemplo simples, queremos que traga à sua mente o fato de que você pode não ter acesso a um requisitado CEO, mas tem acesso ao Deus Criador de todo o universo, que o escuta com interesse e quer ajudá-lo a lidar com as circunstâncias da vida. Saber os pensamentos de Deus — revelados nas Escrituras — deve ser algo inadiável, extremamente importante em sua agenda.   
  • Separe um horário fixo para o seu devocional e considere-o um compromisso impreterível. São muitos os especialistas que afirmam que a constância gera o hábito e que, depois de um determinado tempo, uma atividade inicialmente difícil se torna algo desejável, uma fonte de prazer. Com a prática devocional não é diferente. Com o passar dos dias e com a colheita de bons frutos, você passará a anelar pelos momentos a sós com o Senhor.
  •   Use recursos que possam auxiliá-lo a estabelecer um cronograma ou uma ordem em seus estudos. Neste caso, a Bíblia 365 pode ser uma ferramenta eficaz. A Bíblia 365 foi desenvolvida para facilitar a leitura completa da Palavra de Deus em um, dois ou três anos. O diferencial está no formato como os textos bíblicos estão organizados: Para cada dia, há uma porção do AT, do NT, de Salmos e de Provérbios. Essas passagens são agrupadas em páginas consecutivas, o que confere praticidade ao tempo de estudo e reflexão, sem precisar folhear continuamente para encontrar as leituras indicadas.

Comece hoje!

Por último, não espere o momento ideal para começar a ler a Bíblia diariamente. Valorize os benefícios da prática devocional. Assim como aquela pessoa relatada no Salmo 1, medite na Palavra dia e noite e saiba como agradar ao coração do Pai. Aproxime-se dele com confiança e obedeça-lhe, você se surpreenderá com os resultados!

Você também vai gostar de ler:

Dicas para quem deseja ler a Bíblia inteira

A direção de Deus: Como a graça nos ajuda a lidar com importantes decisões

5 verdades edificantes para quem está com o coração angustiado

Deixe um comentário

Inscreva-se em nossa newsletter e receba informações sobre nossos lançamentos!