Skip to content Skip to footer

MC lança “Cultura Jovem Global”, livro de Luke Greenwood, diretor europeu da Steiger International

Por meio de uma instigante combinação de análise social com ensino apologético e bíblico, Luke compartilha experiências e traz uma abordagem detalhada e sincera sobre o desafio de reconectar os jovens à fé em Jesus

Leia com atenção as seguintes informações compartilhadas por Luke Greenwood, diretor europeu da Steiger International, organização missionária dedicada à evangelização e ao discipulado de jovens por todo o mundo. Luke é autor do livro Cultura Jovem Global: Como suprir a fome espiritual de uma geração, lançamento da MC:

“A atual geração urbana, conectada pelo consumismo, pelas mídias sociais e pela indústria do entretenimento, forma a maior cultura global que já existiu. Ela se estende da Europa à América do Sul, da Ásia ao Oriente Médio, apegando-se aos mesmos valores, ouvindo as mesmas músicas, assistindo aos mesmos filmes e compartilhando as mesmas postagens.

Esta cultura global é amplamente influenciada por uma cosmovisão predominante: o humanismo secular. Deus está morto, e nós estamos no centro de tudo. Nesta cultura relativista, nós somos Deus, e o consumismo é nossa religião. Esta é uma geração que não busca respostas na igreja, pois acredita que ela é uma tradição morta e vazia do passado. Ou Deus não existe ou, caso exista, não interfere de verdade em nossa vida.”

Com esse pano de fundo, Luke Greenwood — que inclusive morou no Brasil durante muitos anos — sinaliza que, como igreja de Jesus, precisamos entender a necessidade de uma mudança de paradigma nas missões, com vistas a alcançar a juventude e as gerações emergentes. “Eles não vêm até nós, então temos de ir até eles”, sugere.

Assim, ao elucidar uma série de dados que denotam a enorme desconexão dos jovens com a igreja e a fé cristã — como o marco de 63% a 66% de jovens do Reino Unido, França, Bélgica, Espanha e Holanda que afirmaram nunca ter feito uma oração (pesquisa Jovens adultos europeus e religião, Stephen Bullivant) — Luke Greenwood chama a atenção para o fato de que identidades religiosas culturais não estão sendo transmitidas de pais para filhos. Elas são simplesmente removidas.

“Esta cultura jovem globalizada e secularizada precisa de um novo movimento missionário liderado por seguidores corajosos e autênticos de Jesus, seguidores apaixonados por sua fé e dispostos a correr riscos para exercê-la em sua vida hoje.”

Luke Greenwood em Cultura Jovem Global

Amor pelos jovens

Em Cultura Jovem Global, Luke Greenwood mostra como é possível apresentar Cristo para uma juventude que, apesar de faminta por significado, não percebe a fé como essencial. Na obra, o missionário, músico e diretor da Steiger International descreve a necessidade espiritual dessa geração e os decorrentes desafios para as missões na atualidade.

Por meio de uma instigante combinação de análise social com ensino apologético e bíblico, Luke traz exemplos de iniciativas missionárias eficazes e compartilha dicas, sugestões de estudos bíblicos e conteúdo para discipulado que visam alcançar jovens que dificilmente vão a uma igreja.

Em experiências vividas em clubes na Rússia e ao lidar com uma multidão hostil na Suíça, do contato com muçulmanos nominais na Turquia à ajuda a prostitutas e viciados em drogas no Brasil, as vivências do autor nos mais diversos países sustentam uma abordagem detalhada e sincera sobre o desafio de reconectar os jovens à fé em Jesus.

Coração entregue ao chamado

Dentre as diversas histórias que tornam Cultura Jovem Global um daqueles livros que dá vontade de ler de capa a capa, Luke relembra o início de um trabalho de evangelismo em Londres. Hostilizado num primeiro momento, formando uma equipe não tão “afiada e dinâmica” — como brinca ao rememorar seus companheiros de missão —, ele testemunhou o anseio de jovens outrora avessos ao evangelho que se renderam a Jesus e ao conhecimento da Palavra:

“De repente, nossa equipe tímida se viu cercada de garotos e garotas fazendo perguntas com curiosidade. Tentamos responder o melhor que pudemos e descobrimos que, por trás de toda aquela agressão, havia interesse sincero e sede pela verdade. Eles nunca haviam tido a chance de sentar e conversar com alguém sobre Jesus, e estavam fascinados com isso”.

Luke assevera que para fazer a diferença ao influenciar esta geração não é preciso ser grande aos olhos humanos, ser descolado ou ter um diploma de teologia. Só é preciso um coração entregue ao chamado de Deus.

“A primeira coisa que precisamos fazer para ver o chamado de Deus acontecer em nossa vida é a rendição. Isso significa muito em nossa cultura autocentrada. Significa tomar uma posição radical contra o fluxo da cultura. E isso é exatamente o que é necessário se queremos alcançar esta geração para Jesus. Não há estratégia perfeita nem fórmula mágica. Precisamos do poder de Deus. E, para ver o poder de Deus, temos de nos render”, declara.

Um chamado à coragem

Cultura Jovem Global é um chamado à coragem de se engajar com real compromisso na tarefa de comunicar a mensagem do evangelho a uma juventude confusa e carente de referenciais sólidos. Um convite a sair da zona de conforto, repensar a indiferença e implementar meios criativos para alcançar pessoas sedentas pelo amor de Cristo, mas que estão em locais improváveis, desconhecem as boas-novas do evangelho ou se mostram totalmente contrárias à fé e à religião.

Acompanhar a jornada de Greenwood por meio da leitura de Cultura Jovem Global traz um frescor renovado para quem se interessa em descobrir como apresentar Jesus de maneira culturalmente compreensível e impactante, influenciar vidas e promover transformação por meio do amor demonstrado em ações práticas. 

Líderes da igreja brasileira comentam sobre o lançamento da obra no país:

“Quando soube do projeto deste livro, vibrei. Considerei que estávamos diante da possibilidade de sermos conduzidos, por um guia experiente, a uma nova e desafiante realidade de missão. Minha intuição se confirmou. Luke Greenwood, por meio de um relato cuidadoso e apaixonado, nos conecta com a Cultura Jovem Global, um universo de possibilidades para a missão a qual a igreja foi comissionada. Muito agradecido a Deus por ver este livro acessível à igreja brasileira.”

Ziel J. O. Machado, pastor metodista, vice-reitor do Seminário Teológico Servo de Cristo, e presidente de honra da IFES

“Combinando experiência missionária em três continentes com uma vasta compreensão cultural e compromisso com a verdade bíblica, Luke nos convida a enxergar as novas gerações sob a luz do evangelho e a nos engajar na tarefa de transmitir-lhes a razão de nossa esperança. Recomendo fervorosamente a leitura!”

Sandro Baggio, pastor na igreja Projeto 242, em São Paulo

“Cada geração requer novos profetas que anunciem a mensagem de Deus onde as pessoas estão, que nos desafiem a encarnar essa Palavra que traz vida em cada contexto e cultura. Luke é um desses servos íntegros que Deus levantou em nossa época.”

Ricardo Borges, secretário para o Engajamento com as Escrituras na IFES

“Um livro extremamente encorajador. Luke Greenwood é uma voz que clama nos festivais, bares e shows de rock pelo mundo afora. Não conheço ninguém que esteja pregando o evangelho em lugares tão escuros de nossa cultura quanto ele tem feito. Deus o tem usado para derrubar os muros que impediam a mensagem de alcançar uma geração tida para muitos como a pior que já existiu. Se deseja aprender a levar Jesus ao mundo secular, este é o livro que você precisa ler. As histórias aqui reunidas despertarão a fé em seu coração e o farão ver que existe esperança para este mundo, que o evangelho é real e que jovens de todo o globo estão respondendo ao chamado de Cristo. Responda você também.”

Luca Martini, missionário e influenciador digital

Nas palavras de Luke Greenwood:

“Este é nosso manifesto. Desafiar o status quo da cosmovisão humanista secular e desmascarar sua natureza opressiva. Levantar a cruz fora da igreja e ver infundida nesta cultura globalizada a mensagem de um Deus amoroso revelado em Jesus. Ver esta geração encontrar esperança e propósito ao encontrar o Criador. E, com isso, mudar radical e eternamente o mundo.

Minha esperança ao escrever este livro é conscientizar os leitores acerca da fome espiritual desta Cultura Jovem Global e despertar um movimento missionário que pregue o evangelho nos centros urbanos de todo o mundo”.

Adquira já o seu exemplar!

Cultura Jovem Global já está à venda nas livrarias, nas principais plataformas virtuais e em nosso site. Para fazer o seu pedido, clique aqui. 

Conheça também:

Igrejas que transformam o Brasil

JesusCopy: A revolução das cópias de Jesus

Missão urbana

Deixe um comentário

Inscreva-se em nossa newsletter e receba informações sobre nossos lançamentos!