Skip to content Skip to footer

MC lança “Discipulado” – Um clássico escrito por Dietrich Bonhoeffer

Você é verdadeiramente um discípulo de Cristo? Deixe que Bonhoeffer o ajude a responder a essas perguntas

Em 2010, a Mundo Cristão lançou com exclusividade no Brasil o livro Bonhoeffer – Pastor, Mártir, Profeta, Espião, escrito por Eric Metaxas, sucesso internacional que conta a trajetória desse que foi considerado um dos teólogos alemães mais importantes desde Lutero e uma das principais figuras da resistência contra o regime nazista.

Referencial para a igreja ocidentalDietrich Bonhoeffer (1.906 -1.945) foi um cristão que viveu a fé de forma consistente e se opôs até a morte para salvar conterrâneos e judeus da cólera ariana.

Ele foi enforcado em abril de 1.945 por ordem direta de Adolf Hitler.

Homem talentoso e portador de uma prodigiosa capacidade intelectual, enquanto viveu, Bonhoeffer produziu alguns textos que até hoje inspiram cristãos em todo o mundo.

Um deles trata-se do famoso livro Nachfolge [em alemão], obra clássica que a Mundo Cristão tem o prazer de lançar em língua portuguesa, sob o título Discipulado.

No livro, o autor faz uma exposição do Sermão do Monte e do texto bíblico de Mateus 9.35—10.42 e revela de forma contundente o que significa ser, de fato, um discípulo de Cristo.

Para ele, o chamado ao discipulado é o compromisso exclusivo e incondicional com a pessoa de Jesus.

Tal postura exige do discípulo seriedade e comprometimento com a mensagem do Evangelho.

A obediência aos preceitos divinos, conforme aponta, é resultado direto da fé: “Só o que crê é obediente, e Só o obediente é que crê”, diz.

Ponto alto de sua narrativa, o contraste entre o que chamou de “graça barata” e “graça preciosa” é um convite para os cristãos do século 21 avaliar sua prática de fé e estilo de vida.

A “graça barata”, de acordo comBonhoeffer, é aquela que não gera mudanças no pecador, a do cristianismo relaxado que não obedece as Escrituras.

Conforme afirmou, ela é a inimiga mortal da Igreja e a negação da Palavra viva de Deus. “A graça barata é a pregação do perdão sem arrependimento do pecador, é o batismo sem disciplina eclesiástica, é a comunhão sem confissão de pecados, é a absolvição sem confissão pessoal. A graça barata é a graça sem discipulado, é a graça sem cruz, é a graça sem Jesus Cristo vivo e encarnado.”

Já a graça preciosa é vivida por todos aqueles que se submetem aos preceitos de Jesus, renunciam ao pecado e, se necessário for, suportam o sofrimento por fidelidade a Cristo.

Ela é expressa numa atitude de doação, amor, obediência e sacrifício, aquela que carrega a cruz.

“A cruz é a compaixão com Cristo, é o sofrer com Cristo. Somente aquele que está unido com Cristo, tal como se dá no discipulado, está de fato sob a cruz”.


“A graça preciosa é o evangelho que sempre se deve procurar, a dádiva que se deve pedir, a porta à qual se tem de bater. ” Dietrich Bonhoeffer


Você é, de fato, um discípulo de Cristo? Você tem vivido a “graça barata” ou a “graça preciosa?” O que poderia significar o chamado ao discipulado de Jesus para o trabalhador, para o comerciante, para o agricultor, para o soldado?… Para você?

Conheça as respostas com Bonhoeffer!

Ler Discipulado é uma oportunidade para aprender com uma das personalidades cristãs mais marcantes e intensas que já existiu.

A fé em Jesus e o senso de humanidade do autor fazem dele um excelente professor que carregou em seu próprio corpo as marcas de seu chamado.

Um livro confrontador que lhe despertará para uma fé sólida, ativa e coerente com o próprio convite de Jesus: “Vinde após mim”.

A novidade já está disponível nas livrarias de todo o Brasil.

Leia também:

Os Pais Apostólicos, Agostinho de Hipona e Tomás de Kempis reunidos em uma obra

Deixe um comentário

Inscreva-se em nossa newsletter e receba informações sobre nossos lançamentos!