Skip to content Skip to footer

MC lança “Perdão total na Igreja”, novo livro de Maurício Zágari

Confira nossa entrevista exclusiva com o autor e saiba mais sobre a novidade!

Em abril, a Mundo Cristão lança Perdão total na Igrejanovo livro de Maurício Zágari, teólogo, escritor, editor e jornalista, autor de vários títulos da MC, entre eles Confiança inabalável, ganhador do Prêmio Areté de “Melhor Livro de Meditação, Oração e Comunhão”, O fim do sofrimentoPerdão total e Perdão total no casamento.

Em sua mais nova obra, Maurício aborda com profunda honestidade e gentileza a questão do sofrimento que é causado dentro da igreja e pela igreja.

Com talento criativo e faro jornalístico, o autor traz à tona uma série de histórias reais que exemplificam os dramas vividos por muitos cristãos no interior dos ambientes eclesiásticos.

Ao elucidar essa triste realidade, Zágari aponta um caminho de cura, restauração e paz, oferecendo o bálsamo que as Escrituras apresentam para quem deseja superar a mágoa, o ressentimento e a decepção: o perdão que não só é possível mas acessível para um coração sincero diante de Deus.

Para trazer a você mais informações sobre a novidade, conversamos com Maurício Zágari.

Em entrevista, ele compartilha detalhes do que há na publicação, fala sobre a importância da obra no contexto da igreja brasileira e deixa uma mensagem edificante aos leitores, especialmente aos que se sentem machucados em seu relacionamento com a comunidade de fé.

Um conteúdo imperdível. Confira! 

Mundo Cristão: Perdão total na Igreja. Por que é importante falar sobre esse assunto?

Maurício Zágari: Existe em nosso meio uma legião de cristãos que foram feridos por outros cristãos, sejam as vítimas e os algozes membros de igrejas, pastores ou líderes.

É uma massa de gente preciosa, amada por Deus, e que foi machucada no ambiente onde deveria encontrar acolhimento, fraternidade e cura.

O resultado é que muitos se afastam do evangelho, outros se tornam desigrejados e outros tantos permanecem congregando, porém traumatizados e cheios de ressentimento, rancor e dor.

Não podemos nos conformar com isso. Perdão total na Igreja é a minha contribuição para tentar sanar esse mal.

O problema é grave e urgente e, se amamos o próximo, precisamos debater de peito aberto esse assunto, sem melindres e de forma piedosa e transparente, para que nossas igrejas sejam sempre locais de paz, restauração e saúde emocional e espiritual, e não promotoras de dor e sofrimento.

Qual é o objetivo do livro?

O livro tem dois objetivos.

Primeiro, apresentar o caminho bíblico da cura para pessoas que foram machucadas por irmãos em Cristo, sejam membros de igrejas, sejam pastores.

Muitas carregam há anos feridas profundas que ainda não cicatrizaram. Meu objetivo foi mostrar o que a Bíblia aponta ser o caminho para que esses machucados sarem e a pessoa possa viver em paz.

Segundo, lançar um alerta sobre o problema, para que ele seja discutido, aprofundado e tratado por lideranças, pastores e irmãos em Cristo, a fim de reduzir ao máximo a ocorrência desse mal em suas comunidades locais e na Igreja como um todo.

A quem ele é indicado?  

A todo cristão. É um problema que envolve a todos, tenhamos nós sido feridos na igreja ou queiramos nós fazer parte da prevenção e da solução.

Quem ama Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo não pode dar as costas a essa questão.

Quais métodos e recursos permearam o processo de elaboração da obra? Qual foi o resultado obtido a partir disso?

O trabalho se deu em três etapas.

Primeiro, como jornalista, comecei entrevistando mais de 50 pessoas que se disseram feridas na igreja ou pela Igreja, o que me permitiu fazer um amplo diagnóstico qualitativo do problema.

Depois, como teólogo, debrucei-me sobre a Bíblia, a história da Igreja e uma vasta bibliografia sobre a questão de gente ferida no ambiente eclesiástico, a fim de entender como esse fenômeno ocorre e qual é o caminho da cura.

Por fim, entrevistei teólogos, pastores, pesquisadores e psicólogos cristãos para ratificar minhas conclusões. E, felizmente, foram ratificadas por unanimidade.     

O resultado é um livro que apresenta o caminho bíblico e eficaz de prevenção de feridas sofridas em ambientes eclesiásticos e, principalmente, de cura de machucados infligidos nesses ambientes.

Quais tópicos são abordados ao longo da publicação?

A obra é dividida em três partes. Na Parte 1, apresento relatos de pessoas feridas na igreja e, a partir de análise qualitativa, trato das que acredito serem as 10 principais causas de machucados na igreja. É o diagnóstico do problema.

Na Parte 2, abordo verdades bíblicas, teológicas e históricas relacionadas ao problema das feridas causadas em cristãos por outros cristãos.

Creio que o conhecimento e o entendimento dessas verdades é fundamental para arar o campo onde será semeada a semente da cura da alma ferida.

Por fim, na Parte 3, falo especificamente sobre o caminho bíblico da cura para quem foi ferido, na esperança de que o leitor consiga passar por cima da dor e do ressentimento e alcançar a paz. Aqui é onde é aplicado o remédio.

O livro traz à tona uma realidade que chama a atenção: o potencial de pessoas serem feridas dentro do próprio contexto da igreja. O que precisamos ter em mente diante dessa verdade? O que dizer às pessoas que idealizam a igreja como um ambiente perfeito?

Abordo essa questão em detalhes no livro. Essencialmente, temos de entender que, desde a época dos apóstolos, passando pela igreja primitiva e pela igreja reformada, a Igreja (o Corpo de Cristo) nunca foi idealizável.

Em outras palavras, a Igreja não é perfeita, só Cristo é. É a idealização que faz tanta gente se decepcionar quando é machucada por pastores, líderes ou outros irmãos e, por isso, se “desigreja” ou se “desvia”.

Muitos, permanecem congregando, mas com profundos traumas emocionais e espirituais.

A grande questão é que, apesar de sua imperfeição, a Igreja é a noiva amada do Cordeiro. Jesus não a despreza, tampouco devemos nós fazê-lo.

Como lidar com os paradoxos que essa realidade gera? É um dos pontos que trato no livro.

Há esperança para quem se desiludiu com a igreja e sente que o fervor esfriou e o coração endureceu? O que diria a quem se sente assim?

Sem dúvida alguma há esperança! Eu diria: há cura para você e peço a Deus que Perdão total na Igreja lhe aponte o caminho bíblico para que vivencie essa cura e, com isso, seja restaurado e consiga viver em plena paz.

Na obra, você faz um importante alerta sobre a importância de diferenciarmos o que de fato é um ferimento imposto a uma vítima inocente do que é uma reação despropositada acerca de algo natural que aconteceu na igreja. Por que ter isso em mente é importante? Como agir e estender a mão aos irmãos na fé em ambos os casos

As muitas entrevistas que fiz deixaram claro que nem toda pessoa que se diz machucada na igreja ou pela Igreja de fato foi machucada.

Há muitos indivíduos emocionalmente instáveis, ou que criam expectativas irreais, ou, ainda, que são francamente rebeldes.

Tais pessoas sentem-se feridas por questões normais e naturais e temos de saber discernir isso.

Se não sabemos diferenciar as coisas, poderemos pôr no banco dos réus muita gente inocente, piedosa e que está fazendo a coisa certa.

De que forma o perdão total, conforme ensinado nas Escrituras, se torna o remédio eficaz para a cura de quem foi ferido ao se relacionar com irmãos na fé?

Isso é abordado detalhadamente no livro, mas, em poucas palavras, posso dizer que o entendimento do que é graça e sua vivência na prática é o único caminho possível para a cura de feridas na igreja.

Só vive o perdão total quem vive a graça e, sem essa vivência, a cura jamais virá. Por isso é tão essencial conhecer as verdades sagradas que o livro apresenta.

O que diria a quem deseja empreender a jornada de cura e restauração por meio do perdão?

Vá em frente! É possível! Está ao seu alcance!

Perdão total na Igreja tem importância especial para este momento da vida da Igreja no Brasil?

Sem dúvida! Além da importância atemporal do problema, que existe desde a época dos apóstolos, vivemos recentemente momento de grande polarização entre irmãos em Cristo no Brasil.

Durante o processo eleitoral de 2018, houve muita inimizade, ofensas, raiva e ódio entre cristãos. Vimos amigos que romperam laços e irmãos em Cristo que pararam de se falar, em meio a ataques e agressões.

Isso é sério e o livro chega na hora certa para tratar do tema de cristãos feridos por cristãos.

Além disso, temos visto muitos casos de pastores em depressão, o que levou ao que tem sido chamado de “epidemia de suicídios” de ministros do evangelho.

Trato disso no livro, pois esse problema tem suas raízes na solidão ministerial; na opressão ou no abandono de pastores por líderes, conselhos e presbitérios; na imposição de expectativas inalcançáveis da parte de membros; e em uma série de questões que machucam os pastores nas igrejas e nas denominações em que se encontram.             

Enfim, é um tema universal, extremamente atual e que precisa ser urgentemente debatido.

Uma mensagem final.

Se você foi ferido na igreja, saiba que Deus está ciente da sua dor e deseja ver a cura de sua alma e sua plena restauração.

Tome cuidado para não escolher o caminho do ressentimento, do rancor e do ódio, males que só envenenam a alma e pioram o problema.

Antes, opte por seguir o caminho do perdão, da misericórdia e da graça, que leva à paz.

A grande questão é: que rumo você tomará? O que pretende fazer com a experiência negativa que viveu? A boa notícia é: existe cura, e ela está à sua disposição.

Se você é um pastor ou líder, peço a Deus que Perdão total na Igreja sirva de alerta, para que você se antecipe ao tipo de situação que potencialmente machuca pessoas.

Com isso, minha oração é que a sua comunidade de fé seja um local de cura e paz, e não um antro de choro e destruição emocional.

Se muitas pessoas deixam a sua convivência ou a sua igreja dizendo estar feridas, é hora de se perguntar a razão de isso acontecer.

E, a todos os leitores, desejo que Deus use Perdão total na Igreja para somar à sua vida e fazer de vocês pessoas cada vez mais parecidas com Jesus, que, mesmo machucado no corpo e nas emoções, não permaneceu na sepultura, mas foi plenamente restaurado.

Se você foi ferido, saiba que, após a dor e o luto, podem vir a ressurreição e a paz — basta saber os passos que precisa dar e o caminho a seguir. •

Perdão total na Igreja já está disponível nas livrarias.

Você também vai gostar de ler!

Como se perdoa na prática

Conheça também:

Bíblia Sagrada – Na Jornada com Cristo

Deixe um comentário

Inscreva-se em nossa newsletter e receba informações sobre nossos lançamentos!