Skip to content Skip to footer

O significado e a importância da escatologia

Saiba mais sobre o assunto ao ler um trecho de “Teologia Básica”, escrito por Charles C. Ryrie

Por Charles C. Ryrie em Teologia Básica

O significado de escatologia

Escatologia significa a teologia das últimas coisas. Esse estudo pode abranger todas as coisas que eram futuras em relação ao momento em que foram escritas.

Ou, então, podem incluir apenas as que ainda são futuras em relação a nosso ponto de vista presente.

Trata da consumação de todas as coisas, que se relacionam tanto com os indivíduos quanto com o mundo.

Todos possuem algum tipo de escatologia. Para muitos teóricos modernos, a escatologia é um estudo feito em desespero, pois tudo acabará em morte — a morte do indivíduo e a morte do universo.

Nem mesmo a evolução promete a imortalidade. Para outros, o desespero é modificado por uma vaga esperança em algum tipo de vida após a morte.

Para o cristão, a Bíblia apresenta um ensino claro e detalhado sobre o futuro, assim ele pode saber, com certeza, o que está a sua frente.

Abrangência da escatologia

O estudo das últimas coisas (aquelas que, do nosso ponto de vista, ainda são futuras) abrange o ensinamento bíblico a respeito do estado intermediário, as ressurreições, o arrebatamento da Igreja, a Segunda Vinda de Cristo e o milênio.

O desenvolvimento da escatologia

O estudo pode ser feito de diversas maneiras. Uma delas seria separar o futuro do indivíduo do futuro do mundo.

Outra seria catalogar o futuro para a Igreja, o futuro para Israel, o futuro para os gentios e o futuro para o mundo.

Outra ainda seria estudar os vários ensinamentos em sua ordem cronológica. A abordagem da teologia bíblica estuda a escatologia do Antigo Testamento, a escatologia de Jesus, a escatologia de Paulo, a escatologia de João etc.

Nenhum método é necessariamente superior a outro. Os autores, na maioria absoluta, parecem combinar várias perspectivas […].

As três interpretações básicas da escatologia — pré-milenismo, pós-milenismo e amilenismo — precisam ter um tratamento mais sistemático para que possamos entender sua maneira distinta de compreender essa questão. […].

A importância da escatologia

Como existem divergências nessa área doutrinária, e porque algumas coisas não estão muito claras, alguns supõem que a escatologia deveria ter uma importância menor que outras áreas da verdade bíblica.

Existe alguma área da doutrina ainda não debatida? Pense sobre a Trindade, a natureza da Pessoa de Cristo, o governo da Igreja, a predestinação, a segurança eterna ou, ainda, os efeitos do pecado de Adão.

Pense sobre alguns conceitos difíceis de interpretar nessas áreas, como a triunidade de Deus, Deidade e humanidade unidas em uma única Pessoa, o significado de “Filho unigênito”, o conceito de pecado imputado etc.

Embora não possamos nem devamos esquivar-nos de fazer um estudo detalhado desses ensinamentos, tampouco devemos ignorar o que a Bíblia diz a respeito do futuro.

Para o cristão, o conhecimento da profecia:

a) oferece alegria em meio à aflição (2Co 4.17);

b) limpa e encoraja a vida em santidade (1Jo 3.3);

c) é útil, como todas as Escrituras, para muitas necessidades importantes da vida cristã (2Tm 3.16-17);

d) apresenta fatos sobre a vida após a morte (2Co 5.8);

e) mostra a verdade sobre o fim da história;

f) dá provas da confiabilidade de todas as Escrituras — pois o número de profecias que veio a cumprir-se precisamente como foi profetizado não pode ser considerado obra do acaso, mas obra de Deus; e

g) eleva nosso coração em louvor a Deus, que está no controle total e que cumprirá sua vontade na história. Ignorar a profecia é perder esses benefícios.

Gostou desse artigo?

Ele é um fragmento de Teologia Básica. Um guia indispensável para aqueles que desejam usufruir os conhecimentos de um dos maiores teólogos do nosso tempo. Nele, o Dr. Ryrie conduz os leitores numa viagem fascinante pela teologia cristã e visita, visitando temas como: Deus – O Homem – A Bíblia – Os Anjos – O Diabo – Demônios – O Pecado – Jesus Cristo – A Salvação – O Espírito Santo – A Igreja – O Porvir.

Conheça também:

Comentário Bíblico Popular – Antigo Testamento

Comentário Bíblico Popular – Novo Testamento

Série Fundamentos da Teologia

Convulsão protestante – Quando a teologia foge do templo e abraça a rua

Deixe um comentário

Inscreva-se em nossa newsletter e receba informações sobre nossos lançamentos!