Skip to content Skip to footer

Meu ambiente de trabalho é um verdadeiro campo de batalha. O que eu faço?

Mantenha a calma e leia 6 dicas eficazes para lidar com essa situação

Por Gary ChapmanPaul White e Harold Myra em Não aguento meu emprego

Reconheça a regra das emoções
Os psicólogos destacam que somos mais emocionais que racionais. Embora possamos pensar que somos guiados pela lógica e pelo bom senso, na maioria das vezes agimos e reagimos com base nos sentimentos. Quando as emoções agitarem as águas, respire fundo e deixe a gratidão pelas coisas boas e seu bom senso prevalecerem. Isso acalmará você.

Resista à retaliação
Florence Nightingale aconselhou muito tempo atrás: “Não entre em guerras de papel”. Hoje em dia, tome cuidado com as guerras por e-mail; elas podem multiplicar seus problemas. Como declara um provérbio chinês, o caminho da vingança significa que você cava duas sepulturas, e a sua é uma delas.

Tenha os próprios planos
Não permita que os outros determinem suas reações. Se seus colegas de trabalho estiverem infectando o ambiente com fofocas ou disputas destrutivas, ou ainda diminuindo você ou espalhando veneno, cuspa-o para fora antes que ele consiga invadir seu corpo. Desenvolva formas positivas de reagir.

Supere os ataques
Oswald Chambers declarou aquilo que chamou de ponto pacífico: “A vida sem guerra é impossível”. Ele descreveu a saúde como “ter vitalidade suficiente do lado de dentro para combater as coisas de fora”. Assim como nosso corpo combate germes, ao longo da vida precisamos lidar com todo tipo de “fatores letais”. Chambers afirma que precisamos reunir força espiritual para “superar as coisas que vêm contra nós”, uma maneira interessante de reagir com vitalidade aos ataques ou reveses inesperados.

Ajude os feridos
Se facas verbais estão perfurando você, é possível que outros também estejam sangrando. Estender a mão a eles com um raio de esperança ou um bom conselho pode ajudá-los e, ao mesmo tempo, animar seu próprio espírito.

Apague a fogueira
Atitudes são contagiosas, mas o espírito positivo também o é. O sarcasmo e o assassinato do caráter são comuns? Responda com gratidão e reconhecimento, da maneira que puder. Pode ser que você encontre outras pessoas com mente e espírito semelhantes que possam ajudá-lo a neutralizar os explosivos letais. •

Saiba mais!

O artigo que você acaba de ler é um trecho do livro Não aguento meu emprego – Como viver bem num ambiente de trabalho que faz mal. Fruto de uma vasta pesquisa e experiências de coaching, o livro conjuga sábios conselhos com histórias reais de trabalhadores que tiveram de adquirir resiliência ao lidar com pessoas tóxicas e organizações doentes. Tais relatos permitem que o leitor analise diferentes cenários, atitudes, conflitos e resoluções e crie estratégias de sobrevivência em meio a contextos profissionais desfavoráveis. Para ler a resenha da obra, clique aqui.

Leia também:
É por isso que você não pode desistir

Conheça:
Temperamentos transformados
A arte de influenciar pessoas
Formigas – Lições da sociedade mais bem-sucedida da terra

Deixe um comentário

Inscreva-se em nossa newsletter e receba informações sobre nossos lançamentos!