Skip to content Skip to footer

5 razões pelas quais você deve ler ‘Discipulado’

Saiba mais sobre esse clássico da literatura cristã escrito por Dietrich Bonhoeffer

1// Porque é um clássico moderno

Desde o momento da sua publicação, Discipulado foi um clássico espiritual instantâneo, celebrado pelos cristãos de todas as tradições. Ele foi o livro mais longo e mais influente publicado durante a vida de Bonhoeffer e continua a desfrutar de imenso sucesso em todo o mundo desde então.

O que o torna um clássico é o seu retorno aos fundamentos da fé cristã de uma maneira desafiadora e poderosa. Quem é Jesus Cristo? O que significa ser cristão? Como ler a Bíblia? O que é a igreja? Bonhoeffer responde a essas perguntas com uma linguagem simples, que transmite sua sabedoria e profundidade espiritual.

2// Para participar da conversa

Ao ler Discipulado você está convidado para uma discussão com algumas das mentes mais brilhantes da teologia. Martin Luther é a principal autoridade de Bonhoeffer, sentado à cabeceira da mesa, por assim dizer.

O texto da obra é uma luta intensa com a compreensão de Lutero acerca da justificação e da santificação, tentando recuperar essas doutrinas seminais das mãos de “pseudo-luteranos”, uma referência velada aos simpatizantes do nazismo.

O filósofo dinamarquês Søren Kierkegaard pesa bastante em seu pano de fundo, também, por causa de seus insights sobre fé e suas críticas à cristandade europeia do século 19.

Finalmente, o teólogo suíço Karl Barth, a quem Bonhoeffer leu em uma idade precoce e com quem sentiu-se em diálogo pelo resto da vida. Quando estava quase terminado de escrever DiscipuladoBonhoeffer escreveu para Barth, “Todo o período era basicamente uma discussão em curso, em silêncio, com você …” Mais tarde, quando Barth falou sobre discipulado na Igreja Dogmatics, o seu opus magnum, escreveu “o melhor que tem sido escrito sobre o assunto pode ser encontrado em Discipulado, de Dietrich Bonhoeffer.”

3// Para seguir o Cristo vivo

Literalmente, Nachfolge, o título original da obra em alemão, significa “seguir depois de”. Em sua essência, Discipulado fala sobre buscar e seguir a Jesus Cristo, a mesma pessoa que viveu entre os discípulos.

A convicção de Bonhoeffer expressa ao longo da obra é que o próprio Jesus nos chama a segui-lo nas realidades mundanas e complexas de nossa vida diária.

Ao chamar-nos, no entanto, ele não garante segurança, vida estática ou previsível, mas vem com toda a força de seus mandamentos e nos conduz por caminhos desconhecidos. Bonhoeffer vai tão longe a ponto de dizer, como proferido na icônica tradução de R.H. Fuller, “Quando Cristo chama um homem, ele o manda vir e morrer.|

No entanto, como Bonhoeffer coloca, “O discipulado é alegria.” O enigma e paradoxo de seguir após o Cristo vivo é que o seu jugo é suave e seu fardo é leve (Mt 11.30). Somos levados a perguntar, com Bonhoeffer, o que Jesus quer de nós hoje?

4// Para aprender sobre graça e obediência

Bonhoeffer pode ser muito intimidante. Ao levarmos em consideração algumas de suas afirmações curtas e diretas, a fé cristã pode soar como uma tarefa impossível.

““Só o que crê é obediente, e Só o obediente é que crê”; “A fé é apenas fé se for traduzida em atos de obediência”; “Você não deve pedir; você deve agir “; “Graça barata é … a negação da encarnação da palavra de Deus”.

As pessoas podem facilmente tropeçar ao interpretar o famoso contraste de Bonhoeffer entre “graça barata” e “graça preciosa”. A graça é algo que temos de merecer? Isso seria não compreender completamente Bonhoeffer (e Cristianismo no que tange ao assunto)! Como Jonathan Sorum explica, “graça barata … não é graça”, enquanto graça cara “é simplesmente a graça.”

A graça é livremente dada por Cristo para aqueles que se arrependem e creem nele. A graça preciosa reconhece que “não pode ser barato para nós o que custou caro para Deus”.

A morte de Cristo na cruz pelos nossos pecados mostra como a graça é custosa para Deus. Somos, portanto, chamados para o arrependimento contínuo ao pé da cruz.

Quando assumimos a graça de Deus em relação a nós como um princípio geral, quando já não nos afastamos de nossos pecados, quando fazemos separação entre o perdão dos pecados e o chamado à obediência, é aí que nos tornamos vítimas de graça barata.

Graças a Deus que Jesus nos equipa a segui-lo pelo poder do Espírito Santo. Somente pela graça de Deus podemos dizer, “os Seus mandamentos não são pesados” (1 João 5.3).

5// Para encontrar a Palavra de Deus

Bonhoeffer viu Discipulado como uma prolongada “exposição sobre o Sermão da Monte e da doutrina paulina da justificação e santificação”.

Por meio da obra, os leitores podem mergulhar profundamente em passagens-chave no Novo Testamento, as quais elucidam sua compreensão acerca de Cristo, da cruz, e da vida de fé na igreja.

Como devemos interpretar as bem-aventuranças? O que é excepcional sobre o Cristianismo? O que significa para a Igreja ser visível e escondida ao mesmo tempo?

Bonhoeffer falou de uma época em que “algo aconteceu, algo que mudou a minha vida e transformou a minha vida até os dias atuais.

Pela primeira vez eu descobri a Bíblia”. O Sermão do Monte foi para ele o princípio e o fim desta descoberta transformadora.

Claro, há mais razões para ler esse livro, as quais você terá de encontrar por si mesmo. 

Traduzido de: Costly grace and a concentration camp, The Gospel Coalition. Javier Garcia, Ryan M. Reeves

Leia também:

Bonhoeffer X Hitler
Você é verdadeiramente um discípulo de Cristo? Deixe que Bonhoeffer o ajude a responder a essas perguntas

Conheça:

Bonhoeffer – Pastor, Mártir, Profeta, Espião

Deixe um comentário

Inscreva-se em nossa newsletter e receba informações sobre nossos lançamentos!