Skip to content Skip to footer

O que fazer nos momentos de desespero?

Uma mensagem de esperança para quem está aflito

Talvez você olhe ao redor e não veja saída para o seu problema. Seu coração, desanimado, já não acredita em um amanhã melhor e as circunstâncias o levam a pensar que você vai perecer. Angústia e medo invadem seu ser, deixando-o com uma terrível sensação de aflição. Assim, sente-se triste e impotente diante do gigante que parece estar cada vez maior. A dor já fez suas forças se esvaírem e o receio de que o amanhã seja ainda pior cria um torpor de apatia e desânimo que tomam conta de seu corpo, deixando-o sem energia. Se isso está acontecendo com você, saiba que Deus pode ajudá-lo a lidar com essa situação e fazê-lo vencedor ao término dessa fase.

As lutas fazem parte da vida

Lembre-se de que lutas fazem parte da vida e que, vez ou outra, todos nós passamos por períodos turbulentos. Nesses momentos, o importante é não deixar de acreditar que o melhor ainda está por vir, que o Deus do impossível não está alheio aos seus problemas e que, por mais difícil que pareça, há uma saída sim.

Algumas atitudes podem fortalecê-lo ao enfrentar momentos de desespero. Uma delas é orar. Orar coloca você em contato com os céus, sintoniza seu coração ao do Criador e abre as portas para o milagre acontecer. Conversar com Deus e expor-lhe as suas circunstâncias fará com que se sinta mais aliviado, simplesmente pelo fato de verbalizar o que aflige a sua alma. Jesus disse: “Venham a mim todos vocês que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso” (Mt 11.28). Vá a Jesus pela fé e conte a ele tudo o que oprime você.

Leia a Bíblia

Ler a Bíblia é outra atitude positiva. Por meio dela, você pode ser edificado com histórias de pessoas que passaram por tormentas dificílimas e que foram ajudadas pela poderosa mão do Pai Celestial. Ao aprender mais sobre os poderosos feitos do Criador, sua fé será fortalecida e você passará a enxergar que não está sozinho, mas, sim, que há um Deus Todo-poderoso disposto a derrotar cada um dos seus inimigos.

Compartilhe suas dores

Estabeleça contato com outras pessoas, não fique sozinho. Nessas horas, o pior que você pode fazer é se isolar. Não faça isso! Busque irmãos na fé e pessoas que o estimulem a superar o problema. Tais pessoas podem ajudá-lo a ver a tribulação pela qual está passando com outros olhos. Geralmente, quem está do lado de fora consegue enxergar a situação mais claramente e contribuir com conselhos eficazes.

Dê tempo ao tempo

Mantenha a calma e respire fundo. Relaxe um pouco e dê tempo ao tempo. Saiba que essa luta está fazendo você mais perseverante, experiente, sábio, forte, maduro e paciente. Observe atentamente as lições escondidas nas circunstâncias e aprenda com elas, não desperdice a oportunidade de crescimento que as batalhas da vida oferecem a você. Quando a tormenta passar, seus músculos emocionais estarão mais robustos e firmes.

E não perca a esperança!

Não perca a esperança, olhe para o amanhã com expectativa. Grandes vitórias demandam grandes batalhas, portanto acredite, você pode se tornar um campeão. Conte com Deus nesse momento conturbado e caminhe lado a lado com ele. Você poderá se surpreender ao perceber as nuvens cinzentas da tempestade cederem lugar a um belo e contagiante céu azul. Tenha fé. Seu futuro pode ser muito melhor do que imagina. Apenas continue caminhando. Deus não vai abandoná-lo um minuto sequer. •

Leia também:

Reflexões para animar o coração entristecido

Conheça:

Maior que a tempestade

O fim do sofrimento

Avante! Guia Bíblico para vencer os problemas da vida

4 Comments

Deixe um comentário

Inscreva-se em nossa newsletter e receba informações sobre nossos lançamentos!