Skip to content Skip to footer

O que fazer quando o medo de errar atrapalha?

Se você sente que esse estado de apreensão tem tirado a sua praticidade no dia a dia, clique aqui e leia alguns conselhos de Maurício Zágari, autor de Confiança Inabalável

Quem nunca sentiu medo na vida? Ninguém, né?! Será que o medo é algo bom ou ruim? O que fazer quando esse estado de apreensão é tão elevado a ponto de nos escravizar e limitar a nossa capacidade? É para falar sobre o assunto que a equipe MC conversou com Maurício Zágari, autor de Confiança Inabalável – Um livro para quem quer vencer o medo e a ansiedade. 

No bate-papo, Maurício compartilha informações breves e úteis sobre a superação do medo tóxico, mais especificamente quando sentido no ambiente de trabalho. Confira!

Mundo Cristão: O medo é algo sempre ruim?

Maurício Zágari: Não, o medo é um instinto que Deus nos deu para nossa segurança. É o medo que evita que você caminhe pelo parapeito de um edifício, que entre na jaula dos leões e que limpe uma arma carregada — todas, situações potencialmente perigosas.

O medo pode nos ajudar no dia a dia do trabalho, por exemplo, fazendo que tomemos decisões cautelosas por medo de errar ou seguindo procedimentos seguros de gestão e operação, para que obtenhamos sucessos com menor risco.

De que forma podemos perceber que o medo está agindo negativamente em nós?

Quando ele nos escraviza. Se suas decisões são ditadas pelo medo, ele tornou-se um inimigo. É o colaborador que não dá uma sugestão ousada em uma reunião com medo do que os colegas vão pensar, é o profissional que deixa de arriscar ideias novas por medo de não darem certo, é o subordinado que não aponta respeitosamente erros do chefe com medo de “se queimar”. Em situações como essas, o medo deixou de ser um aliado e tornou-se um entrave ao melhor desempenho do colaborador, da equipe e da empresa.

Como superá-lo?

A proposta do Confiança inabalável é vencer o medo mediante a fé em Deus e naquilo que ele diz. Se você crê que aquilo que lhe dá medo no ambiente de trabalho pode ser superado a partir de uma atitude de fé e, obviamente, tal atitude está de acordo com a vontade de Deus, vá em frente e faça o que tem de ser feito!

Muitas pessoas possuem tanto receio de cometer erros que jamais avançam, seja na vida pessoal, profissional ou espiritual. Outros, por sentirem um contínuo estado de apreensão, desenvolvem transtornos obsessivos compulsivos, como checar de forma repetitiva e debilitante uma informação várias vezes. Qual conselho daria a quem está sofrendo com problemas do tipo?

Procurar um psiquiatra para receber um diagnóstico preciso e se submeter a um tratamento psicoanalítico e medicamentoso adequado.

É possível fortalecer a mente e coração com o intuito de prepará-los para os momentos em que o medo debilitante os assaltar? Como?

Sim. Você só confia em quem conhece. Por isso, a única maneira de superar os medos mediante a confiança inabalável é conhecendo Deus. É preciso ter intimidade com ele, que só é obtida mediante a prática das disciplinas espirituais, como estudo da Bíblia e oração. Conheça Deus e você confiará nele. Confie em Deus e seus medos serão vencidos.

Uma mensagem aos leitores…

Não temam, creiam somente. Entreguem seu caminho ao Senhor, confiem nele e o mais ele fará. Não se preocupem com sua própria vida, quanto ao que comer ou beber; nem com seu próprio corpo, quanto ao que vestir. Não é a vida mais importante que a comida, e o corpo mais importante que a roupa? Observem as aves do céu: não semeiam nem colhem nem armazenam em celeiros; contudo, o Pai celestial as alimenta. Não têm vocês muito mais valor do que elas? 

Maurício Zágari é escritor, editor, jornalista e teólogo. Pela Editora Mundo Cristão, publicou as obras Perdão TotalO fim do sofrimentoConfiança inabalável e Na jornada com Cristo. Escreve regularmente em seu blog Apenas <apenas1.wordpress.com>. Membro da Igreja Cristã Nova Vida em Copacabana (Rio de Janeiro, RJ), é casado com Alessandra e pai de Laura.

Que tal ler um trecho de Confiança Inabalável?
Clique aqui e confira um fragmento que disponibilizamos gratuitamente para você!

Leia também:
Um antídoto contra o medo e a ansiedade
A maravilhosa revelação de Deus como Pai
É por isso que você não pode desistir

Conheça:
Não aguento meu emprego
Escolha a alegria
Temperamentos transformados

Deixe um comentário

Inscreva-se em nossa newsletter e receba informações sobre nossos lançamentos!