Skip to content Skip to footer

O que você prioriza mais: sua família ou seu status social?

Uma reflexão de Kevin Leman para este 8 de dezembro, Dia da Família

Por Kevin Leman em Transforme sua família em cinco dias

Prioridades

Vou lhe contar um segredo: se seus filhos ou seu cônjuge pudessem escolher uma pessoa com quem passar tempo, seria você. Isso mesmo, você. Você é quem mais importa. Você é o centro do mundo de seu filho, seja qual for a idade dele. Você e sua presença podem fornecer um ambiente amoroso, estável e seguro, bem como o senso de pertencimento de que toda criança precisa para amadurecer como um adulto saudável e equilibrado. Mas, se você estiver ocupado demais com a correria, então não terá tempo para prover esse tipo de ambiente.

O que é mais importante para você? O lar e a família são suas maiores prioridades? Se a resposta é sim, você deve estabelecer as demais prioridades de acordo com isso.

Dê uma olhada em sua agenda. Será que ela está lotada de atividades que afastam você de sua família e de seu lar? As agendas sempre revelam nossas verdadeiras prioridades. Elas nunca mentem. Sua agenda está tão cheia que você não tem tempo para sonhar com seus filhos — para construir aquele aeromodelo de papel, para ler um livro juntos, para deitar de costas na grama e imaginar formas nas nuvens?

Não aumente o preço que você mesmo terá de pagar — não corra de um lugar para outro para cumprir a agenda. Em vez disso, considere as horas nas quais você estaria dirigindo e use-as para brincar e interagir com seu filho. Você sabia que, se não colocar seu filho no maternal, não será um pai ruim? Lá atrás, quando eu era criança, nem mesmo existia essa coisa de maternal, e a maioria de nós, que não o frequentou, parece se socializar muito bem. Quem disse que você precisa fazer o que é “normal”? Por que você gostaria de ser “normal”? […]

O que é mais importante para você? Que valores você quer que seu filho leve quando sair de casa? Faça da transmissão desses valores a sua prioridade. Manter o tempo e as prioridades de seu filho concentradas em seu lar e em seus valores constrói aquele alicerce de amor incondicional e o senso de pertencimento que toda criança deseja, assim como um caráter firme que lhe será muito útil quando sair do ninho.

“O que é mais importante para você? Que valores você quer que seu filho leve quando sair de casa? Faça da transmissão desses valores a sua prioridade”.

Kevin Leman

Mas tudo começa com você. O lar é o lugar onde está seu coração? Ou você permite que uma quantidade excessiva de tarefas e atividades o levem para longe? Em O Mágico de Oz, quando Dorothy saiu de casa para uma longa jornada, o que ela diz várias e várias vezes? “Não há lugar como nosso lar. Não há lugar como nosso lar.”

Trabalho e finanças

[…]

Se atualmente você trabalha fora de casa, saiba que não estou dizendo isso para fazê-lo sentir-se culpado. Estou pedindo, no entanto, que você avalie cuidadosamente o tempo que passa longe de casa. Seria possível trabalhar menos tempo? Ou, mais horas por dia, mas apenas três dias por semana? Seu cônjuge poderia fazer a mesma coisa dois dias por semana, para que um de vocês estivesse sempre em casa com as crianças nos dias úteis? Haveria jeito de revezar com outra mãe ou outro pai? Diminuir as despesas? A que distância do trabalho você mora? É preciso fazer um longo trajeto até o trabalho ou você trabalha a quinze minutos de casa?

Talvez a empresa tenha subido a oferta diante de sua decisão. Você recebeu a proposta de assumir a posição de gerente regional, e isso parece ótimo. Significa um acréscimo de quase 50% em seu salário. Mas talvez você queira, primeiro, fazer as seguintes perguntas: “Até que ponto eu realmente gosto de viajar (algo que é pré-requisito para o cargo)? Será que vou gostar de sair de casa na segunda e só voltar na sexta, exausto? Ainda valerá a pena? E se meus filhos tiverem dois jogos na semana que vem e eu sentir vontade de estar lá?”

Pais solteiros, sei que talvez vocês não tenham escolha em relação ao trabalho. Muitos de vocês estão em dois ou mais empregos para conseguir pagar as contas. Contudo, lembre-se de que as coisas importantes para você e para seus filhos são comida, abrigo e tempo juntos. Tudo o mais é extra. Algumas empresas dispõem de creches no próprio prédio — um grande benefício para você poder dar uma espiada, ver seus filhos durante os intervalos e conseguir fazer um lanche com eles. Seja criativo em relação às maneiras de encarar os desafios. Peça aos filhos mais velhos que participem de uma conversa com você para discutir ideias, e você os ajudará a desenvolver a capacidade deles de resolver problemas.

“Lembre-se de que as coisas importantes para você e para seus filhos são comida, abrigo e tempo juntos. Tudo o mais é extra.”

Kevin Leman

Sempre que você sai de casa e entrega seu filho aos cuidados de outra pessoa, está perdendo milhares de oportunidades de deixar nele marcas indeléveis. Sande e eu vivemos muitos anos com um orçamento reduzido para que ela pudesse ficar em casa com nossos cinco filhos, e nunca nos arrependemos dessa decisão. Conheço outras famílias em que o pai consegue fazer escalas, de modo que possa ficar com as crianças enquanto a esposa trabalha. Em algumas famílias, o pai trabalha o tempo todo em casa e, com isso, está disponível à esposa e aos filhos quando necessário.

Seus filhos não estão assim tão interessados em sua promoção a diretor de vendas daquela loja de sapatos, ou em como sua palestra em outra cidade foi boa a ponto de lhe proporcionar um aumento considerável no salário. Eles não estão assim tão desejosos de ter aquele novo iPod como você acha que eles querem. Eles estão interessados em sua presença na primeira vez em que fizerem um solo de trompete no concerto da banda, e que você esteja presente quando eles marcarem o gol do título no campeonato de futebol da escola.

Não importa tanto se a refeição é um prato que equilibra perfeitamente todos os grupos alimentares, servido em porcelana, ou uma pizza de micro-ondas comida com a mão. O que realmente importa é que você ensine seu filho a andar de bicicleta… e que tenha um Band-aid à mão quando ele cair. Seus filhos não precisam da coisa mais moderna ou mais bacana. Eles precisam de você.

Leman, Kevin. Transforme sua família em cinco dias: Uma proposta surpreendente que você precisa testar. 1. ed. São Paulo: Mundo Cristão, 2019. Págs 35-42 .

Gostou da leitura?

O trecho que você acaba de ler foi extraído do livro Transforme sua família em cinco dias, escrito por Kevin Leman. Repleto de testemunhos inspiradores, informações curiosas e abordagens divertidas, o livro traz um apanhado de conteúdos importantes para todo leitor que deseja ser um agente participativo na restauração de seu lar. Nele, Kevin Leman, psicólogo clínico de fama internacional, aborda diversos temas preciosos para a saúde da família e mostra soluções possíveis para os problemas do dia a dia, tudo por meio de uma proposta fácil e altamente prática. Para adquirir seu exemplar, clique aqui!

Conheça:

As 5 linguagens do amor das crianças

As 5 linguagens do amor dos adolescentes

Família Indestrutível

Deixe um comentário

Inscreva-se em nossa newsletter e receba informações sobre nossos lançamentos!