Skip to content Skip to footer

O significado e a importância da Quaresma no contexto da igreja evangélica

Afinal, evangélicos podem ou não podem considerar esse período do calendário cristão?

Pode ser que você desconheça o real significado da “Quaresma” e pense que é uma prática essencialmente Católica Romana, sem relevância no contexto da igreja cristã evangélica. Se for esse o caso, saiba que diferentes denominações protestantes, algumas delas históricas, como a Igreja Luterana e a Igreja Metodista, consideram esse período do ano ocasião especial para a reflexão, a leitura da Palavra, a oração, a introspecção e a conversão.

O que é Quaresma?

É o período do calendário litúrgico cristão que começa na Quarta-Feira de Cinzas e estende-se até o Domingo de Páscoa. Ou seja, é um período de 40 dias, sem contar os domingos, em que a comunidade cristã é convidada a refletir sobre o sacrifício de Jesus, culminando, ao final do período, nas celebrações em que se rememoram a morte e a ressurreição do Salvador.

A Quaresma, por assim dizer, prepara o coração do cristão para vivenciar, ainda mais profundamente, o significado do Domingo da Ressurreição, em que irmãos e irmãs na fé também agradecem a Deus pelo mais importante evento histórico para os cristãos: a vinda de Jesus à terra e seu sacrifício em prol da humanidade.  

Sem exageros e conexões desnecessárias

Um dos grandes problemas em meio a determinados grupos e/ou pessoas que defendem uma pretensa apologética é a criação de conexões desnecessárias da Quaresma com o Carnaval e/ou práticas internas a determinadas denominações. Neste caso, erram ao fugir do real significado que o período propõe. Tais pessoas deixam o que é factível e simples, para digressões fantasiosas e complicações que nada tem a ver com a realidade

A Quaresma, em sua essência e simplicidade, é uma ocasião em que todo cristão pode e deve ponderar seus caminhos e examinar de forma intencional seu modo de viver, testemunhar e nutrir a fé. É um tempo para a autorreflexão.

“De todo o meu coração te busquei; não permitas que eu me desvie de teus mandamentos. Guardei tua palavra em meu coração, para não pecar contra ti.”

Sl 119.10-11, NVT

Como você pode aproveitar esse período do ano?

Separe um tempo todos os dias para a oração, a leitura da Palavra e o louvor. Caso deseje jejuar, verifique como essa prática da vida cristã se adequaria à sua rotina, de acordo com seu estilo de vida e sua saúde. Leituras devocionais são excelentes recursos nesse sentido.

Conheça: Bíblia 365: A Bíblia toda em 1 ano!

Mantenha contato com irmãos e irmãs na fé que também estão buscando profundidade e maturidade em sua jornada com Cristo. Crie formas para orarem e refletirem sobre as verdades bíblicas e para trocarem experiências.

Dedique atenção à leitura dos Evangelhos; anote os pontos que mais chamam a sua atenção e peça a Deus ajuda para aplicá-los em sua vida.

Todo tempo é tempo de viver para Cristo!

Naturalmente, todo dia do ano é ocasião para se consagrar a Jesus, para viver sua Palavra e obedecer-lhe. O que se busca na Quaresma é intencionalidade, um convite para unir-se à comunidade de crentes em Jesus que estão espalhados em toda a terra e que aproveitarão a oportunidade para fortalecer as raízes de sua fé e viver a Páscoa de forma ainda mais significativa.

Ouça também!

Você também vai gostar de ler!

Como desenvolver a espiritualidade?

O rasgar-se da cortina do templo: um convite à celebração

Salvo!

Amado do Pai

Deixe um comentário

Inscreva-se em nossa newsletter e receba informações sobre nossos lançamentos!