Skip to content Skip to footer

Para ser salvo não basta apenas estar arrependido

É preciso que o arrependimento seja acompanhado pela fé em Jesus Cristo

Por Charles C. Ryrie em Teologia Básica – Um guia sistemático popular para entender a verdade bíblica Arrependimento significa mudança verdadeira de ideia que afeta a vida de alguma maneira.  Assim como outros termos teológicos importantes, deve ser definido de maneira específica ao se fazer outra pergunta.

Ou seja,

mudar de ideia em relação a quê? As pessoas não salvas podem arrepender-se verdadeiramente, mas não ser salvas. Isso acontece, por exemplo, quando alguém muda de ideia em relação a um mau hábito e resolve acabar com ele.

Os cristãos podem arrepender-se de pecados específicos e parar de cometê-los (Ap 2.5; 2Co 7.9 — observe, nesse versículo, que a tristeza leva ao arrependimento, mas não é necessariamente igual a arrependimento). As pessoas não salvas podem arrepender-se e ser salvas. Contudo, esse arrependimento precisa envolver mudança do que se pensa em relação a Jesus Cristo.

Então,

não importa o que a pessoa achava dele antes, desde que mude de ideia e passe a confiar nele como seu Salvador. Esse é o único tipo ou aspecto de arrependimento que pode salvar (At 2.38; 17.30; 2Pe 3.9). No entanto, o arrependimento para a salvação pode ser precedido do arrependimento em relação ao pecado (o que ativa o senso individual da necessidade de perdão) ou de um arrependimento em relação a Deus (o que alerta para o fato de que ofendeu um Deus santo e, portanto, precisa de perdão).

Esse aspecto do arrependimento (como Jo 16.8-11) não é suficiente para salvar, a menos que seja acompanhado pela fé em Cristo (At 20.21).•  Gostou deste artigo? Ele é um fragmento de Teologia Básica – Um guia sistemático popular para entender a verdade bíblica. Um guia indispensável para aqueles que desejam usufruir os conhecimentos de um dos maiores teólogos do nosso tempo.

Nele, o Dr. Ryrie nos conduz numa viagem fascinante pela teologia cristã e visita os principais temas que nos permitem entender melhor porque cremos no que cremos, tais como: – Deus – O Homem – A Bíblia – Os Anjos – O Diabo – Demônios – O Pecado – Jesus Cristo – A Salvação – O Espírito Santo – A Igreja – O Porvir. Clique no hiperlink e conheça a obra! 

Conheça também:

Comentário Bíblico Popular – Antigo Testamento

Comentário Bíblico Popular – Novo Testamento

Série Fundamentos da Teologia


CONVULSÃO PROTESTANTE – QUANDO A TEOLOGIA FOGE DO TEMPLO E ABRAÇA A RUA

Deixe um comentário

Inscreva-se em nossa newsletter e receba informações sobre nossos lançamentos!