Skip to content Skip to footer

Pelo que você será lembrado?

Você já parou para pensar sobre a mensagem que transmite com a sua vida? Reflita sobre o assunto!

Por Stephen Arterburn em Bíblia de estudo: desafios de todo homem

Já ouviu falar de Maria Gomes de Oliveira? Não? E de Arthur Antunes Coimbra? Ou talvez de Abelardo Barbosa?

Existem grandes chances de que nenhum desses nomes lhe seja familiar. Mas se alguém mencionar Maria Bonita, Zico ou Chacrinha, você provavelmente assentiria com a cabeça em reconhecimento. Alguns apelidos “pegam” porque descrevem mais intensamente a pessoa do que seu nome verdadeiro.

Foi isso que aconteceu com Barnabé.

A maioria de nós sabe alguma coisa sobre Barnabé. Sabemos que ele participou de uma viagem missionária com Paulo nos anos iniciais da igreja. Sabemos que ele era um cara legal. Lucas o chama de “homem bom, cheio do Espírito Santo e de fé” (At 11.24).

Mas quem se lembra de que seu verdadeiro nome é José? Muito provavelmente também nos esquecemos de que ele era “levita, natural de Chipre” (4.36). Só conseguimos nos lembrar dele como um homem bom que sempre procurava um modo de incentivar os outros. Os apóstolos também pensavam assim — tanto que o apelidaram de Barnabé, que significa “filho de exortação”.

Em praticamente todas as vezes que Barnabé aparece nas Escrituras, está ajudando ou incentivando alguém. Em sua primeira aparição, está vendendo uma propriedade e entregando o valor arrecadado à igreja, para que os carentes fossem ajudados (4.37). Na segunda menção, está apresentando Saulo aos apóstolos — o mesmo Saulo que perseguira a igreja (9.27). Em Atos 11, os apóstolos enviaram Barnabé para encorajar a igreja nascente em Antioquia, o que ele de fato fez (11.22).

Mas, quando percebeu a magnitude do trabalho,

partiu para Tarso em busca de Paulo (anteriormente chamado Saulo), incentivando-o a se envolver na obra (11.25). No final do capítulo, Barnabé e Paulo retornam a Jerusalém com um presente em dinheiro enviado pelos cristãos de Antioquia, mais uma vez incentivando seus irmãos na fé (11.30). Mais tarde, quando os dois saem para uma viagem missionária, ambos encorajam cristãos recém-convertidos em várias cidades e vilas.

Em praticamente todas as vezes que Barnabé aparece nas Escrituras, ele está ajudando ou incentivando alguém.

Certa vez, Barnabé e Paulo tiveram uma discussão acalorada sobre as tentativas de Barnabé de exortar seu jovem primo, João Marcos. Barnabé queria que Marcos fizesse parte da equipe da segunda viagem missionária, muito embora o jovem os tivesse abandonado na primeira jornada.

Paulo discordou,

e os dois terminaram decidindo se separar, formando duas novas equipes missionárias (15.39). Barnabé não suportava a ideia de abandonar João Marcos, independentemente do que ele havia feito.

Os apelidos podem valer muito. Poderíamos ter conhecido este homem como José, o levita, ou

José de Chipre. Contudo, a Bíblia optou por registrá-lo como Barnabé, o filho de exortação. Você

pode se perguntar: “Pelo que serei lembrado?”.

Moral da história: As pessoas são mais lembradas por aquilo que são do que pelas coisas que realizam. 

Gostou do artigo?

Ele é um trecho da Bíblia de estudo: desafios de todo homem. A obra homem combina uma série de conteúdos criados para atender de maneira efetiva as demandas que atingem o público masculino. Temas como: responsabilidade e caráter, casamento e família, carreira e trabalho, vida sexual, criação de filhos, entre outros, são abordados de forma curiosa e sob medida por meio de estudos, devocionais, resumos e explicações diversas. Um verdadeiro arsenal de informações para quem quer vencer os desafios da masculinidade. Conheça também:Teleios: O homem completoA batalha de todo homem

Deixe um comentário

Inscreva-se em nossa newsletter e receba informações sobre nossos lançamentos!